Todas nós gostamos de cuidar bem das nossas roupas. Temos muito cuidado na hora de lavar, separando as peças por cores e as mais delicadas são lavadas na mão. Para passar roupa, também adequamos a temperatura exata para evitar desastres.
Veja também qual é o modelo de lingerie para cada tipo de corpo.
Além de todos esses cuidados, a roupa íntima precisa de uma atenção a mais da nossa parte. Isso porque ela fica em contato direto com uma região muito sensível do nosso corpo e propensa a infecções e outros problemas.
Algo bem comum de desenvolver na região genital são fungos e bactérias e que podem levar a problemas como corrimento vaginal. Esses seres podem se acumular por meses nas peças íntimas que não foram lavadas da forma correta.
Cuidados na hora de lavar a roupa íntima
Para cuidar bem, não apenas da peça de roupa, como também da sua saúde, veja abaixo alguns pequenos cuidados diários que você deve praticar.
Lavagem separada
Não misture a roupa íntima com outras peças de roupa. Não importa se só foram usadas uma vez ou se estão completamente limpas. Uma não deve se misturar com a outra.
Cueca com calcinha
Isso também não pode! Não é porque vocês são marido e mulher que tudo deva ser feito em conjunto. Os micro-organismos podem se misturar na hora da lavagem e passar de uma peça para outra.
Lavar com o que?
Um sabonete neutro é a melhor opção, mas se você quer algo ainda melhor, o sabão líquido com pH neutro é o ideal. Enxágue com muita água e sem pena. Não deixe que a sua roupa íntima fique com nenhum resíduo do produto. Isso evita o aparecimento de alergias.
Lavar durante o banho
Esse é um hábito feminino extremamente comum. Não é errado lavar a calcinha enquanto toma banho, porém a peça deve ser bem enxaguada. Além disso, não pode deixar secando no banheiro. Esse é o tipo de ambiente em que há muitos agentes causadores de doenças, principalmente na região vaginal.
Olhe a etiqueta
Muita gente negligencia as informações que a etiqueta possui, mas elas podem ser extremamente valiosas. Fique atenta para o caso do fabricante indicar algum produto ou modo de lavagem inadequado.
Cuidados na hora de guardar a roupa íntima
Deixe uma gaveta separada para as suas calcinhas. Elas não devem ficar perto de nenhuma outra peça de roupa, nem mesmo meias e roupas de praia como cangas e biquínis não são permitidas.
Além disso, tenha a certeza de que o local onde elas ficam guardadas esteja sempre bem limpo. O ideal é que as calcinhas fiquem sempre num saco de TNT para evitar contato com poeira e outros agentes.
Passar o ferro bem quente nas calcinhas é muito importante. Muitas bactérias e fungos não resistem a altas temperaturas e acabam morrendo. Nunca tire a calcinha do varal e jogue direto na gaveta.
Usar produtos perfumadores nas gavetas das calcinhas não é apropriado. Isso porque esses produtos podem causar alergias e podem estragar as peças com o passar do tempo.
Na hora de viajar
Na mala, os saquinhos de TNT permanecem para deixar as calcinhas separadas das outras peças. Se houver um compartimento onde elas caibam, é ainda melhor. Os biquínis também devem estar em seu próprio saquinho.
Aproveite e confira nosso artigo sobre o traje esporte fino.
Quanto aos sutiãs é interessante que eles também estejam separados dentro da mala. Em algumas lojas é possível encontrar estojos para sutiãs. Além de organizar a sua bagagem, eles impedem que a peça fique amassada.
E se eu emprestar?
Essa é uma situação nada agradável e que deve ser evitada a qualquer custo. Como o próprio nome já diz, a roupa íntima é algo muito pessoal e não deve ser compartilhado. Se teve que emprestar para alguma amiga, é melhor não receber de volta. O mesmo vale para os sutiãs.
Uma boa maneira de evitar isso é ter sempre uma ou duas calcinhas novas na gaveta. Sempre pode surgir uma convidada inesperada e despreparada para passar a noite fora. Estar prevenida sempre é a melhor opção.