Dicas de Como Cuidar do Cabelo Cacheado

Cabelo cacheado é muito lindo! Esqueça aquela concepção de que cabelo cacheado ou afro é ruim. Muitas mulheres se rendem a chapinha pela facilidade de domar as madeixas, mas esquecem os danos que as químicas ou a própria chapinha pode causar ao longo do tempo.

Com os cuidados e produtos certos é possível ter um cabelão de arrasar. E para alcançar os resultados desejados, algumas dicas são necessárias.

cachos
Foto: Freepik

Dicas Para Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados devem ser lavados mais ou menos três vezes por semana, com Shampoo, condicionador e máscara correta para cada tipo de fio.

Shampoo para cabelos cacheados

A primeira coisa a se fazer para ter o cabelo bonito é estar com ele sempre bem limpo. Os cabelos cacheados são mais oleosos na raiz e menos nas pontas. Então o ideal é que, na hora da lavagem, passe dois tipos de xampu: um xampu de tratamento e xampu de formação de fios.

O xampu de tratamento deve ser aplicado primeiro, pois é ele quem vai limpar todo o couro cabeludo. Se seu cabelo for muito oleoso ou tiver descamação no couro cabeludo, opte por um xampu especifico para esse fim.

Após lavar todo o couro cabeludo com o xampu de tratamento é hora de aplicar o xampu de formação de fios; é interessante optar por um xampu para cabelos ondulados, pois ele dará forma aos fios do cabelo cacheado, deixando-o mais bonito. Outra pedida é optar por produtos nutritivos, que enquanto lavam também ajudam a hidratar o cabelo.

Você pode optar ainda pelo famoso método no-poo, que já é uma verdadeira tendência nos Estados Unidos. O método consiste no fato de não usar xampu, ou usá-lo de forma restrita.

  Espinha Interna - O que fazer? Como tirar?

Condicionador para cabelo cacheado

Com os cabelos e couro cabeludo limpos é hora do condicionador. Se desapegue do mito que diz que cabelo muito oleoso não pode usar condicionador! Pois é ele quem vai fechar a escama dos fios e evitar o frizz.

O condicionador deve ser passado do meio do cabelo até as pontas. Nunca no couro cabeludo! Pois o couro já está limpo, e ao receber o condicionador, ele ficará oleoso novamente. Enxágue TODO o condicionador, se você deixar resíduos deixará o cabelo pesado e com aspecto de sujo.

Leia também nosso artigo sobre Penteados para Cabelos Cacheados.

Desembaraçar os Fios

Ao sair do banho, desembarace os cabelos com os dedos, tire o excesso de água com a toalha, agora sim aplique um leave-in (creme sem enxágue) amassando os fios e seque os cabelos com o secador em temperatura baixa, sempre com o difusor.

Hidratação nos cabelos cacheados

Para manter os cabelos cacheados com vida é importante fazer uma hidratação com intervalo máximo de 15 dias entre uma e outra.

cachos
Foto: Freepik

Você pode optar por produtos vendidos em lojas de cosméticos ou produtos caseiros, ou até mesmo, intercalar entre os dois a cada hidratação.

Ao comprar uma máscara de hidratação vendida em lojas ou farmácia é preciso entender que existem três tipos de hidratação: a seca, a molhada e a térmica. Veja abaixo como cuidar do cabelo cacheado com cada uma delas:

  • A hidratação seca

Problema: é ideal para cabelos com pontas duplas e cabelos sem brilho.

Causa: isso ocorre pelo fato do cabelo ter perdido umidade e alguns nutrientes.

Solução: Essa hidratação é feita por meio de produtos sem enxágue. Ao fazer uma hidratação desse tipo é possível fechar a película dos fios, impedindo, assim, a evaporação da água.

  Penteados para o Reveillon - Fotos e Dicas

Alerta: Cuidado aos exageros! Se aplicar muito produto sem enxágue seu cabelo pode ficar com aspecto seboso.

Quantidade: O ideal é meia colher de café para cabelo curto, uma colher de café para cabelos médios e uma colher e meia de café para cabelos compridos.

Periodicidade: Essa hidratação deve ser aplicada todos os dias, por dez dias.

  • A hidratação térmica

Problema: cabelos com pontas de aspecto de cabelo de milho, cabelos que embaraçam facilmente, fios arrepiados e cabelos sem brilho.

Causa: perda da elasticidade, falta de equilíbrio de água, perda da maciez e flexibilidade.

Solução: tratamento intensivo que traz de volta o brilho dos cabelos. Deve ser usado produto especifico para esse fim, e após envolver numa toalha quente ou touca térmica, ajudando a fibra capilar absorver os ingredientes da máscara.

Alerta: é preciso deixar o cabelo fazendo a hidratação pelo menos por 20 minutos, fora isso, a hidratação pode se tornar ineficaz.

Quantidade: na palma da mão, aplique o equivalente a uma moeda de um real para cabelos curtos, duas moedas de um real para cabelos médios e três moedas de um real para cabelos compridos.

Periodicidade: para cabelos sem química, uma vez por mês. Cabelos quimicamente tratados devem receber essa hidratação a cada 15 dias.

Abaixo segue uma dica caseira bem simples que vai te ajudar em como cuidar do cabelo cacheado:

  • Ingredientes para hidratação caseira

cachos
Foto: Freepik

Metade de um abacate

Duas colheres de mel

Gema de um ovo

250 ml de iogurte natural

  • Modo de preparo

No liquidificador bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo

  • Modo de usar

No banho, com os cabelos já lavados, passe o creme uniformemente com o cabelo divido em mechas, aplicando somente no cumprimento dos fios. Se quiser potencializar o efeito, use uma touca térmica por aproximadamente 40 minutos. Enxágüe.

  • A hidratação molhada

Problema: ideal para cabelos quebradiços, difíceis de domar e com muito frizz.

  Tatuagem de borboleta: Significado e inspirações

Causa: perda de nutrientes essenciais para manter um cabelo saudável.

Solução: no banho com a água morna, aplique o produto, pois o calor da água vai ajudar na penetração dos componentes da máscara. Aplique o produto adequado para o problema e o tipo de cabelo.

Alerta: cabelos com muita oleosidade podem ficar com aspecto pesado após essa hidratação.

Quantidade: na palma da mão, aplique o equivalente a uma moeda de um real para cabelos curtos, duas moedas de um real para cabelos médios e três moedas de um real para cabelos compridos.

Periodicidade: hidratar os fios dessa maneira uma vez por semana.

Corte para cabelo cacheado

Em relação ao corte, o ideal para os cabelos cacheados são os repicados e degradê. Fuja dos cortes retos! Pois eles darão ainda mais volume aos fios.

Confira nosso artigo que fala exclusivamente sobre Cortes de Cabelos para Cabelos Cacheados.

Essas dicas darão a você a chance de ter um cabelo mais saudável e bonito sempre.

Separei mais esses conteúdos para você:

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui