Como cuidar do cabelo colorido – Dicas

Saber como cuidar do cabelo colorido é crucial para manter as madeixas sempre bonitas e hidratadas. Afinal, a química em excesso pode comprometer – e muito – a saúde dos fios. Por isso seguir um cronograma de cuidados é tão importante.

E para te ajudar quanto a isso, elaboramos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir e fique por dentro:

como cuidar do cabelo colorido
Mulher cabelo roxo – Foto: Freepik

Como cuidar do cabelo colorido?

Abaixo listamos todos os cuidados que você precisa ter para manter o seu cabelo super saudável. Vale lembrar que você não precisa seguir a ordem estipulada abaixo, mas sim, você deve intercalar cada um destes cuidados regularmente, para assim garantir bons resultados.

1- Cronograma capilar

Você já deve ter ouvido falar com certa frequência sobre a importância do cronograma capilar, não é mesmo? Pois bem, ele é extremamente importante para manter os fios sempre fortes, saudáveis e macios.

Para isso, crie uma rotina regrada com reconstrução, hidratação e nutrição dos fios. Você pode, inclusive, intercalar o uso de produtos comprados com receitinhas caseiras que também são poderosas.

2- Alimentação

Outro ponto igualmente importante que você deve levar em consideração é a sua alimentação. Sim, isso mesmo! É claro que o que você comer hoje não irá refletir no cabelo já crescido. Mas sim, irá refletir no que ainda crescerá, é claro.

Por isso você deve sempre manter uma alimentação balanceada. Caso contrário, poderá se deparar com fios fracos que, ao receberem a química da tinta, acabem quebrando e caindo.

como cuidar do cabelo colorido
Mulher Mexas Azuis – Foto: Freepik

3- Evite aparelhos quentes

Nós sabemos que quando as madeixas estão renovadas, com uma cor diferente e bonita, queremos deixá-las ainda mais impecáveis, não é mesmo? Porém, o uso de secador e chapinha pode ser muito prejudicial para os fios.

  Penteados Para Madrinhas Cabelo Solto

Desse modo, procure evitar este tipo de aparelho enquanto os fios estiverem com química. Além disso, você deve sempre usar o protetor térmico enquanto não houver a possibilidade de deixar os aparelhos de lado.

4- Corte as pontas regularmente

Outra medida muito importante é o corte regular. Visto que, com o passar do tempo, as pontas tendem a ficar mais ressecadas que o comprimento em si. Por isso o corte regular é tão requisitado. Você pode, inclusive, apostar no conhecido corte bordado, para diminuir as pontas duplas e manter a maciez em todo o comprimento.

5- Como cuidar do cabelo colorido com óleos hidratantes

Óleos hidratantes, como reparadores de pontas, também são bem vindos. Você pode aplicar tanto no cabelo molhado, quanto ao longo do dia. Porém, cuidado para não exagerar na quantidade, ok? Pois o excesso pode acabar deixando os fios oleosos e pesados.

Mulher cabelo colorido – Foto: Freepik

É interessante que você vá usando aos poucos, durante alguns dias, até reconhecer a quantidade adequada para o seu tipo de fio.

6- Penteie com cuidado

Pode parecer um pouco óbvio, mas você sabia que a forma como você penteia o teu cabelo impacta expressivamente na beleza e na saúde do mesmo? Pois é!

O ideal é que você comece sempre pelas pontas, tirando os nós com calma e sem forçar o pente nos fios. Assim você vai desatando os nós com cuidado e paciência, mantendo a saúde das madeixas.

Além disso, procure sempre escovar os cabelos molhados. Quando eles estão secos, você pode usar a ponta dos dedos para tirar os nós mais expressivos. Faça o teste e perceba como os fios ficarão mais bonitos.

7- Lave com água gelada

Outra medida muito importante é a temperatura da água na hora de lavar os cabelos. É imprescindível que você utilize água morna ou fria, e, se conseguir, gelada. Isso porque a baixa temperatura faz com que as cutículas dos fios se fechem, diminuindo a desidratação.

  Maquiagem para o carnaval

Enquanto que a água quente pode ressecar um pouco o cabelo, fazendo as cutículas abrirem, perdendo assim nutrientes importantes e até mesmo água. Uma boa opção é, se você não consegue tomar banho de água fria, você pode lavar o cabelo separadamente. É claro que o couro cabeludo sentirá o frio, mas, é mais suportável que a água no corpo todo, não é mesmo?

mulher cabelo azul – Foto: Freepik

Leia também: Cortes de Cabelo para rosto Redondo

8- Como cuidar do cabelo colorido: Use produtos específicos

Por fim, lembre-se sempre de apostar em produtos com hidratantes, condicionador e shampoo que sejam feitos para o seu tipo de cabelo. Afinal, além de manter a hidratação, você quer aumentar a durabilidade da cor, não é mesmo?

E para isso você deverá usar produtos que selem a cutícula dos fios, mantendo a cor por mais tempo. Outro cuidado para não perder a coloração é você lavar menos vezes por semana os fios. Quanto menos lavar, mais a cor durará no comprimento.

Cuide das suas madeixas coloridas!

Agora você já sabe como cuidar do cabelo colorido e poderá apostar naquela cor que você sempre sonhou. Lembre-se também de preparar o fio antes de receber a nova cor, ok? Pois assim você diminui as chances de ele não aceitar tão bem a química.

Para isso, comece um cronograma capilar com antecedência, evitando deixar apenas para o momento em que o cabelo já recebeu a agressão. O ideal é que você inicie a preparação pelo menos 30 dias antes da coloração.

Você precisa, principalmente, focar na reconstrução dos fios, além da hidratação. Pois assim você mantém a força dos mesmos e os preparar para a descoloração. E depois é só aproveitar do seu novo visual!

  Reduza as Estrias com STRIAT

Leia mais: Cortes de Cabelo para rosto Redondo

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui