Não há uma mulher no mundo que não tenha nada para reclamar dos pobres cabelos. Ou é muito volumoso ou muito ralo, tem muito cacho ou é muito liso, é muito oleoso ou muito seco, tem pontas duplas, os fios estão opacos e ressecados, entre tantos outros defeitos e problemas que se pode imaginar. O que você não sabe é que são os cuidados em casa, melhor dizendo, a falta deles, que deixa o seu cabelo assim, de mal com a vida. Saiba quais os cuidados com os cabelos mais adequados e quais erros não se deve cometer.

Cuidar Dos Cabelos Em Casa
Menina cortando o próprio cabelo em casa. Foto: Freepik

Passar condicionador da raiz as pontas

O condicionador pode ser o melhor amigo dos cabelos ressecados, mas ele pode virar o pior inimigo dos oleosos, principalmente se você não souber como usá-lo adequadamente. O condicionador nunca deve ser passado na raiz dos cabelos, pois ele aumenta a oleosidade e tapa os poros do couro cabeludo o que ajuda na produção de caspa em casos mais avançados.

Não retirar todo o condicionador

Sabe aquela história que inventaram sobre deixar um pouco do condicionador no cabelo depois do banho. Conversa fiada! Deixar esse produto no cabelo pode não apenas aumentar a oleosidade, mas também, danificar a saúde dos fios. Quando o produto ainda fica nos fios isso danifica a estrutura do cabelo e o torna elástico e fácil de quebrar. Na hora de lavar o cabelo, não poupe água para retirar todo o condicionador.

  Penteados para o Reveillon - Fotos e Dicas

Nunca esqueça de hidratar os cabelos

Com a correria do dia a dia, tem muita mulher que esquece de hidratar os cabelos ou então, estão sem um pingo de paciência para aplicar o produto, colocar a touca térmica e esperar pelo menos 20 minutos para retirar o hidratante. Isso pode ser cansativo, mas os resultados são incríveis e vale a pena tirar alguns minutos do seu dia para isso. Está com preguiça? Já existem hidratações que não precisam ficar mais que 2 minutos no cabelo para levar os benefícios necessários até ele.

Leia também como hidratar os cabelos com bepantol.

Cuidar Dos Cabelos Em Casa
Mulher secando os cabelos em casa. Foto: Freepik

Usar água muito quente

A água muito quente, além de poder causar irritação no couro cabeludo, também aumenta a oleosidade nos fios e isso reduz a velocidade de crescimento dos cabelos. Uma boa dica é variar os produtos que usa como o xampu e condicionador (não se esquecendo de sempre usar um específico para o seu tipo de cabelo) e usar um xampu de limpeza profunda, pelo menos, uma vez a cada 15 dias.

Usar creme com filtro solar

Não é só a sua pele que precisa de proteção contra os raios ultravioletas, os cabelos também e para isso, antes de ir à praia, aplique um creme sem enxágue que possua protetor solar. Usar uma máscara não específica pode ajudar a queimar ainda mais os fios, pois esse tipo de produto não forma uma capa contra os raios do sol.

Prender o cabelo ainda molhado

Fazer isso uma vez ou outra, ou seja, bem raramente, não tem problema. O problema aparece quando você faz isso sempre que lava o cabelo, principalmente aquelas que possuem fios volumosos e que querem que o cabelo seque devidamente domado. Prender o cabelo ainda úmido deixa o ambiente propício para proliferação de fungos e caspa, além disso, provoca quedas e a raiz do cabelo fica muito frágil. Evitar o vento e usar um leave-in enquanto o cabelo seca já está de bom tamanho.

  Hidratação com Babosa - Dicas e sugestões

Aplicar a chapinha com o cabelo molhado

Quem faz isso merece ter o cabelo que tem. Isso é um pecado mortal! Usar a chapinha nos cabelos quando eles ainda estão molhados quebra toda a estrutura dos fios, além de queimá-los. E para reparar essa besteira não tem hidratação que dê jeito e o melhor que você pode fazer por si mesma é passar a tesoura. Antes de usar a prancha tenha a certeza que o cabelo esteja completamente seco.

Cuidar Dos Cabelos Em Casa
Mulher ruiva com cabelos lisos. Foto: Freepik

Confira também nosso passo a passo de cachos com chapinha.

Usando o secador da maneira errada

Tem mulher, que na hora da pressa, praticamente encosta o secador no couro cabeludo e ainda faz questão de colocar na temperatura máxima. Se você vai secar os cabelos, isso também deve ser feito da maneira correta. O secador deve estar a uma distância mínima de 30 cm dos fios, o jato de ar não pode estar direcionado para o couro cabeludo e a temperatura deve ser fria ou mediana.

Cortar de 3 em 3 meses

Infelizmente isso é necessário sim, não é apenas invenção de dono de salão. Depois de 3 meses as pontas duplas começa a aparecer e os fios que estão no final do comprimento começam a ficar mais ressecados e quebram com facilidade. Isso pode dar a impressão de um cabelo mal tratado e com o fio ruim. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, esse é o tempo certo de aparar as pontas.

Muito tratamento químico

Você quer aplicar escova progressiva, pintar o cabelo, aplicar relaxamento, dar luzes e etc. Vá com calma! O seu cabelo não é que nem cabelo de boneca que dá para fazer de tudo. Os produtos químicos enfraquecem os fios, os deixam mais fáceis de quebrar e com a aparência de estragado. Escolha, no máximo, duas opções e dê hidratação, pelo menos, uma vez por mês.

  A importância do Demaquilante

Cabelos cacheados e volumosos

Quem tem esse tipo de cabelo não pode abrir mão de usar um bom creme sem enxágue. Ele é essencial para ter cachos bonitos e sem aquele arrepiado, já que esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado porque a oleosidade demora para chegar até as pontas. E nada de tentar trocar o leave-in pelo condicionador, cada uma faz o seu trabalho. Retire todo o condicionador no banho e depois aplique o creme.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui