Quer saber como cuidar dos dentes amarelados com dicas simples e que já prometem grandes resultados? Então não deixe de acompanhar o nosso guia completo de hoje!

Nele apresentamos algumas considerações importantes que podem ajudar você na hora de minimizar aquela aparência de dente amarelado. Acompanhe para saber mais!

Veja também: 5 formas de clarear os dentes em casa de forma natural

Como cuidar dos dentes amarelados? Dentes amarelos o que fazer?

como cuidar dos dentes amarelados
Dentista arrancando o dente. Foto: Freepik

É importante aprender a como cuidar dos dentes amarelados para evitar que o amarelamento se torne um problema estético e de autoestima. Além disso, é necessário ficar atento ao sorriso, visando a qualidade dos dentes e a saúde bucal de uma forma geral.

Por isso, pegue lápis e papel e comece a anotar as considerações de hoje:

1. Atente-se para a escovação

Sim, pode parecer algo um tanto quanto óbvio, mas a verdade é que muitas pessoas não sabem, de fato, como fazer uma boa escovação. Acabam apenas passando a escova sobre os dentes, de leve, sem critério e sem prestar atenção se está atingindo todos os dentes.

Sendo assim, comece a exercitar mais a sua paciência e torne a sua escovação mais qualificada. Lembre-se de passar a escova em todos os dentes, um por um, massageando-a suavemente. Faça como se estivesse “varrendo” os seus dentes, e não se esqueça de passar a escova na frente, em cima e atrás de cada dente.

Veja mais: Como ser mais resiliente? Veja como aprender a ser resiliente!

2. Use fio dental antes de dormir – como cuidar dos dentes amarelados

como cuidar dos dentes amarelados
Passando fio dental no dente. Foto: Freepik

Apesar de nem todo mundo aderir ao uso do fio dental, ele é indispensável quando o assunto é como cuidar dos dentes amarelados. Além disso, o fio dental garante a saúde da gengiva e impede diversas doenças bucais.

Isso porque, infelizmente, a nossa escova de dente não tem uma ergonomia capaz de alcançar os resíduos de alimentos que vão parar entre os dentes. Como consequência, há um acúmulo de resíduos nessa região. Caso esse acúmulo não seja eliminado, as bactérias começarão a se reproduzir ali.

Consequentemente, problemas como o tártaro podem aparecer, deixando os dentes com aspecto de sujo e mais amarelados. Por isso, nada de preguiça: o fio dental deve ser usado todos os dias, uma vez ao dia.

Opte por passá-lo na sua última escovação, antes de dormir, a fim de ter uma noite de sono com o sorriso plenamente limpo – e com menos chance de proliferação de bactérias.

3. Invista em cremes dentais para clareamento – como cuidar dos dentes amarelados

Atualmente, podemos encontrar diversos cremes dentais com foco em clareamento. Eles possuem ingredientes específicos que prometem diminuir as manchas no sorriso, deixando os dentes mais brancos e bonitos.

Contudo, cuidado para não usar produtos que não são aprovados pela ANVISA. Use apenas aqueles que têm todos os testes de qualidade e que realmente farão bem para a saúde da sua boca.

Além disso, se você tem alguma doença bucal ou sensibilidade extrema, o mais recomendado é que converse com o seu dentista antes de alterar a escolha da sua pasta de dente.

4. Fuja de métodos caseiros e sem comprovação científica

como cuidar dos dentes amarelados
Dentista atendendo a paciente. Foto: Freepik

Aqui vai um alerta: na hora de pesquisar como cuidar dos dentes amarelados, fuja de qualquer método caseiro sem embasamento científico!

Ficar aplicando produtos abrasivos, como carvão, diretamente nos dentes, é algo extremamente prejudicial. Você pode desgastar o seu esmalte e fazer com que o seu dente fique cada vez mais sensível.

Como consequência, você pode sofrer com dores nos momentos mais inoportunos, como quando você, simplesmente, deseja beber um copo de água. Portanto, nada de automedicação ou auto clareamento sem métodos adequados.

Leia mais: Hábitos prejudiciais a concentração no trabalho: Conheça 10 deles!

Na dúvida, sempre converse com o seu dentista.

5. Evite consumir alimentos e bebidas muito pigmentados

Alimentos com muita pigmentação também podem provocar efeitos nocivos nos dentes. Se você quer um sorriso sem manchas, branquinho e bem bonito, então evite beber muito café, vinho tinto, etc.

Quanto mais você consome esses alimentos com muita pigmentação, mais as partículas presentes neles ficarão presas ao esmalte do dente. Em decorrência disso, mais manchas aparecerão e o seu sorriso ficará cada vez mais amarelado.

6. Consuma maçã, pêra e cenoura – como cuidar dos dentes amarelados

como cuidar dos dentes amarelados
Dentista atendendo a paciente no consultorio. Foto: Freepik

Ao mesmo tempo em que existem alimentos que podem manchar o seu sorriso, também há aqueles que podem minimizar esses efeitos. Além disso, eles provocam uma limpeza na camada externa do dente, auxiliando na manutenção do sorriso.

Dentre eles, podemos citar a clássica maçã. Afinal, quem nunca ouviu falar que maçã limpa os dentes, não é mesmo?

Veja mais: Existe emprego perfeito? Como conquistar um emprego dos sonhos?

Só que além dela, existem outras possibilidades igualmente saborosas, como a cenoura ou a pêra. Ambas limpam o sorriso, são saudáveis, fazem bem para o corpo, não engordam e são saborosas. Inclua-as, cruas, na sua dieta.

7. Consuma alimentos ricos em cálcio

Os alimentos ricos em cálcio são responsáveis por manter os nossos dentes sempre fortes e saudáveis. Sendo assim, comece a incluí-los na sua dieta se realmente quer aprender a como cuidar dos dentes amarelados.

Afinal, dentes fracos, quebradiços e frágeis tendem a desenvolver mais doenças bucais. Ao mesmo tempo, podem ficar mais manchados e amarelados, e sabemos que não é isso que você deseja, não é mesmo?

8. Não fume – como cuidar dos dentes amarelados

como cuidar dos dentes amarelados
Dentista ensinando a paciente. Foto: Freepik

O cigarro é um grande vilão dos dentes. Isso porque as substâncias químicas presentes nele podem causar o amarelamento e as manchas na superfície dentária. Além de, claro, causar diversos problemas de saúde (inclusive bucais) que não vêm ao caso.

Por isso, se você realmente quer ter um sorriso mais forte e bonito, comece a lidar melhor com o consumo de cigarro e tente evitá-lo ao máximo. Se conseguir parar de fumar por conta própria, melhor ainda! Desse modo você protege a sua saúde, os seus dentes, o seu sorriso (estética) e a sua autoestima.

Consulte o dentista regularmente – como cuidar dos dentes amarelados

como cuidar dos dentes amarelados
Dentista posando para a foto. Foto: Freepik

Por fim, lembre-se de que apesar de termos apresentado diversas dicas de como cuidar dos dentes amarelados, nunca hesite na hora de buscar uma opinião profissional. Somente um dentista poderá avaliar o seu caso e prescrever o melhor tratamento possível.

Considere isso e visite o seu dentista a cada 6 meses. Assim você cuida da sua saúde de uma forma muito mais qualificada. 😉

Leia mais: Dor de dente na gravidez: Conheças as causas e com aliviar

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui