Entenda como elevar a autoestima no trabalho para atingir mais autoconfiança e melhores resultados no seu dia a dia. Afinal, garantir um autoconhecimento, munido de uma autoestima equilibrada, é importante para que possamos tomar decisões e atitudes essenciais para o desenvolvimento de qualquer trabalho.

Mas como fazer isso? Quais são os pontos cruciais que podem impactar diretamente nesse fator em nossas vidas? A autoestima pode ser trabalhada? Como melhorá-la? Veja todas as respostas para estes questionamentos em nosso guia de hoje, de como elevar a autoestima no trabalho?

Para ler mais tarde: Como aumentar a autoestima? Dicas para te ajudar

Como elevar a autoestima no trabalho: Dicas essenciais

Entenda como você pode elevar a autoestima no trabalho com dicas simples e práticas que você poderá usar hoje mesmo. Lembre-se que a autoestima é uma descoberta, que deve ser trabalhada dia após dia, com cuidados imprescindíveis. Veja como:

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher feliz fazendo um sinal de positivo com a mão. Foto: Freepik

Como elevar a autoestima no trabalho: Entenda as suas forças e fraquezas – Autoconhecimento é fundamental

O autoconhecimento é fundamental para que possamos nos desenvolver em qualquer área de nossas vidas. Sem ele, não sabemos ao certo qual passo dar e tampouco que atitude podemos tomar.

Isso porque apenas dessa forma é que entendemos as nossas forças e fraquezas, e podemos usá-las ao nosso favor. Por exemplo, se você reconhece a organização como uma força sua, poderá usá-la para criar mecanismos e ferramentas que otimizem o seu trabalho.

Ao mesmo tempo, se a sua fraqueza for a timidez e você estiver ciente disso, poderá desenvolver uma melhor comunicação através de cursos e mentorias online, de como elevar a autoestima no trabalho

Em suma, use os seus pontos fortes para se destacar e criar uma autoconfiança, e saiba os pontos fracos para manejá-los de maneira mais equilibrada e consciente. E ainda, lembre-se que todo mundo tem ponto fraco, e nem por isso você será menos preparada para o seu cargo, ok?

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher empreendedora apoiada em sua mesa de trabalho. Foto: Freepik

Veja mais: Como mudar de carreira sem grande estresse

Como elevar a autoestima no trabalho: Não caia no erro de se comparar

Um grande erro que impede você de elevar a sua autoestima no trabalho é o de se comparar com colegas. Lembre-se que cada pessoa que está ao seu lado possui uma história de vida única, com uma trajetória que não se compara a ninguém. Assim, não seria nada justo você simplesmente desmerecer o outro ao dizer que você poderia ser tão bom quanto.

Mas como assim desmerecer o outro? Bom, se alguém está indo “super bem” em algo, é porque a pessoa tem posto esforço naquilo, ou até mesmo tenha tido privilégios. Esses dois fatores automaticamente cortam a possibilidade de compararmos pessoas.

Cada um é cada um! E o máximo que você pode “usar” ao seu favor é o exemplo. Se determinada pessoa desperta a sua admiração, use-a como inspiração e não como comparativo. Se você quer chegar em determinado nível no seu trabalho, batalhe desenvolvendo você, e não se compare com o desenvolvimento do outro.

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher em campo aberto cheirando uma florzinha. Foto: Freepik

Não é justo com você, e tampouco com a outra pessoa. Saiba explorar os seus pontos fortes para crescer e entenda que cada um pode ser bom em algo, e até mesmo ruim em outro. Afinal, se todos fôssemos iguais e igualmente bons em tudo, não haveria espaço, não é mesmo? 

Leia também: Inglês ou espanhol: Qual idioma é mais importante para o currículo?

Como elevar a autoestima no trabalho: Tire o foco do que está errado

Uma das formas de como elevar a autoestima no trabalho é justamente tirando o foco do que está errado. É claro que você não deve ignorar os seus erros, mas sim, deve pensar sobre eles nos momentos adequados.

Assim, é importante que na mesma proporção (e até mais) você saiba focar no que está certo. O que você tem feito de bom? Como tem sido o seu desempenho em outras áreas do seu trabalho? O quanto você tem se desenvolvido e melhorado os seus resultados em alguns pontos? Pense sobre isso, sempre que a dúvida bater graças ao aparecimento de um problema.

Depois disso, também procure refletir sobre os erros. Compreenda onde foi o tropeço e o que poderá mudar de agora em diante. Uma das coisas que diminui a autoestima de uma pessoa é pensar no que ela poderia ter feito de diferente, e não o que ela poderá fazer.

É como diz o velho ditado… Não adianta chorar pelo leite derramado. Mas sim, é preciso colher os frutos e os ensinamentos que este leite no chão nos promove, impedindo que o copo caia na próxima vez. E tudo isso de maneira equilibrada.

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher em praça sentada em um banco. Foto: Freepik

Como elevar a autoestima no trabalho: Existem momentos específicos para pensar no erro e refletir sobre eles, assim como é preciso saber pensar nos acertos e munir a autoestima com isso.

Como elevar a autoestima no trabalho: Observe as suas conquistas – por menores que pareçam

Seguindo o raciocínio acima, uma das maneiras de como elevar a autoestima no trabalho é justamente observando as suas conquistas.

Você sabia que tendemos diminuir os nossos acertos e ganhos, e aumentar os nossos erros? Isso é bastante comum! E cabe a nós sabermos nos policiar quanto a isso.

É claro que um erro pode realmente abalar a nossa estrutura, mas sempre que isso acontecer, respire fundo e comece a pensar nas suas conquistas. Lembre-se das pequenas vitórias cotidianas e veja o quanto elas podem ser grandiosas em um longo prazo.

Saiba comemorar! Você não precisa descobrir a roda para ter um mérito. Mas sim, qualquer crescimento, mudança positiva e vitória merece sim ser comemorada. Lembre-se sempre disso!

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher sorridente em seu escritório de trabalho. Foto: Freepik

Veja também: Mulher forte: 30 frases para mulheres fortes repetir todo dia

Como elevar a autoestima no trabalho: Tente! Todos nós podemos errar

Estamos pincelando, ao longo dessas dicas de como elevar a autoestima no trabalho, o fato de que o erro fará parte de nossas vidas. São eles que nos trazem valiosos ensinamentos e nos guiam rumo ao sucesso.

Mas e o medo de errar, onde fica? Bom, deveria ficar de escanteio em muitos casos. É claro que isso não quer dizer que você deve sair apenas “tentando loucamente”, sem pensar nas consequências. Mas sim, que se você está diante de uma ideia positiva, mas que tem chances de dar errado, você pode tentar sim.

Afinal, qualquer pessoa pode errar. Todos erramos, e todos podemos errar. Apenas assim poderemos crescer, descartar hipóteses e construir fundamentos sólidos para aquilo que fazemos.

Você poderá gostar também de: Cursos de inglês: Tabela de preço dos principais cursos

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher linda em ambiente externo posando para a foto. Foto: Freepik

Como elevar a autoestima no trabalho: Entenda que ninguém é perfeito – e está tudo bem!

Você precisa compreender que ninguém jamais será perfeito. Afinal, somos todos seres humanos, passíveis de erros e falhas. E como mencionamos diversas vezes ao longo deste texto, são nossos erros que nos ensinam coisas valiosas, além de ser por conta deles que crescemos e nos desenvolvemos.

Assim, quando compreendemos que ser imperfeito faz parte de uma perfeição, notamos que é muito mais valioso sermos autênticos e descobrirmos coisas a partir de erros, do que vivermos “escondidos” com medo de errar.

Ninguém descobre algo novo e bom na zona de conforto. É preciso enfrentar nossos medos e compreender que em muitas trajetórias os tropeços irão aparecer. Isso é mais do que natural, e costuma acontecer com toda e qualquer pessoa!

Ter essa percepção é tirar das nossas costas o peso de querer fazer tudo perfeito. Até porque se insistirmos na perfeição, nunca sairemos do lugar e jamais vamos concluir algo de verdade, uma vez que jamais essa perfeição será atingida.

Veja também: 3 passos para ter mais autoconfiança

como elevar a autoestima no trabalho
Mulher feliz e sorridente fazendo um sinal de coração com as mãos. Foto: Freepik

Como elevar a autoestima no trabalho: Saiba dizer “não” com clareza

Como elevar a autoestima no trabalho se você tem simplesmente aceito tudo que demandam para você? É impossível, não é mesmo?

É preciso que você comece a valorizar o seu tempo e o seu trabalho. E uma forma de fazer isso é justamente aprendendo a dizer “não” para as outras pessoas. Quando dissemos “não”, nos privamos de assumir compromissos que talvez não vamos conseguir cumprir.

E não há nada pior para a autoestima no trabalho do que a sensação de dever não cumprido, não é mesmo? Por isso, entenda os seus limites e aceite-os. Não aceite qualquer coisa apenas para agradar aos outros. Afinal, esse agrado poderá muito bem se transformar em um desagrado mais tarde, não é mesmo? Pense sempre nisso!

Até porque o não pode ser uma demonstração de autoconfiança e, acima de tudo, respeito pelo próximo. Pois se você nega algo que não poderá fazer, está respeitando a necessidade da outra pessoa, ao invés de dizer “sim” e não ter um bom desempenho depois. Portanto, cuidado com o excesso de “sim”, ok? Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui