Como escolher minha carreira profissional? O que levar em consideração na hora de escolher a profissão? Independente da idade, muitas pessoas vivem estes questionamentos, todos os dias.

Seja por conta do desejo de mudar de carreira, ou pelo simples fato de estar iniciando os primeiros passos no mercado de trabalho, essa dúvida pode gerar muita angústia em muita gente. Pensando nisso, consideramos alguns apontamentos que podem lhe ajudar a tomar uma decisão mais coerente. Veja a seguir.

como escolher minha carreira profissional
Como escolher minha carreira profissional: Mulher trabalhando em sua mesa de escritório. Foto: Freepik

Como escolher minha carreira profissional?

Mas, como escolher minha carreira profissional? O que deve ser levado em conta?

Primeiramente, a nossa sugestão é que você exercite a sua paciência. Sim, isso é muito importante e, até mesmo, indispensável. Querer correr contra o tempo na hora de tomar uma decisão tão importante é muito perigoso, pois pode fazer com que você se afobe e decida algo incoerente que, mais tarde, gerará mais prejuízos psicológicos e até de tempo.

Afinal, imagina ter que escolher a profissão da noite para o dia? As chances de tomar uma decisão errada são grandes. Por isso, respeite o seu tempo de descoberta, antes de qualquer coisa, pois apenas dessa forma você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva.

Dito isso, vamos agora a todas as nossas dicas:

Pratique o autoconhecimento e faça terapia

O autoconhecimento deverá ser o seu aliado durante todo o processo de descoberta. Apenas olhando para dentro de si mesma que você será capaz de analisar, mais profundamente, quais são os seus pontos fortes e fracos.

como escolher minha carreira profissional
Como escolher minha carreira profissional: Trabalhando com cálculos. Foto: Freepik

Mas, o autoconhecimento não se resume a isso. Você também estará analisando quais são as áreas da sua vida que despertam uma verdadeira “paixão” em você. Isto é, o que você mais gosta de fazer em sua vida? Vale, inclusive, ponderar sobre os seus hobbies: até que ponto eles poderiam ser um caminho promissor para trabalhar?

Essa prática de autoconhecimento pode acontecer no dia a dia, em sua casa, no seu trabalho atual e em diversos contextos; mas também pode acontecer através da psicoterapia, onde você se conhece mais profundamente, explora lados seus que, até hoje, são desconhecidos, e expande os seus horizontes.

Conheça as suas habilidades e faça um teste vocacional

Conhecer as suas habilidades também é importante. Isto é, não basta focar apenas no que você faz ou deixa de fazer nos dias atuais, mas sim, deve reconhecer quais habilidades – inclusive adormecidas – você tem.

Leia mais: A importância do inglês na carreira

Você sabe cozinhar? Sabe fazer trabalhos manuais? É boa de cálculos? Analise quais são as facilidades que você possui e anote-as. Isso poderá dar pistas de quais áreas de atuação você poderá seguir, no que tange os caminhos de humanas, exatas ou biológicas, por exemplo.

Além disso, o teste vocacional deve vir em paralelo a esse processo de autoconhecimento. Nesse teste o profissional irá lhe auxiliar nessa sua busca por conhecimento de si, aumentando as chances de você ter uma visão mais aprofundada das suas habilidades e aptidões.

como escolher minha carreira profissional
Como escolher minha carreira profissional: Mulher empreendedora feliz. Foto: Freepik

Selecione algumas carreiras que chamam a sua atenção

Mas, como escolher minha carreira profissional depois do teste vocacional e das descobertas que são feitas ao longo do processo? 

Bom, aqui você deverá analisar quais são as áreas e carreiras que mais chamaram a sua atenção. Querendo ou não, sempre haverá aquelas possibilidades que despertam algo a mais em nós. Basta escolhermos e estudarmos sobre cada uma delas.

A tendência é que você tenha preferência por pelo menos três áreas das quais você já vinha listando anteriormente. Assim, você poderá selecioná-las e partir para o próximo passo.

Analise o mercado de trabalho de cada uma dessas carreiras

Com a sua lista atualizada e as carreiras selecionadas em mãos, chegamos a um ponto ainda mais minucioso: a hora de analisar o mercado de trabalho de cada uma dessas carreiras.

como escolher minha carreira profissional
Como escolher minha carreira profissional: Mulher feliz trabalhando. Foto: Freepik

Apenas um adendo importante aqui: cuidado para não se deixar levar apenas pelo financeiro, ok? Lembre-se de que as carreiras também precisam gerar uma sensação de satisfação pessoal, pois, caso contrário, você poderá se frustrar mais tarde.

Em outras palavras, nada de querer se iludir apenas buscando algo que vai lhe deixar mais “rica”, sem agregar o salário emocional no seu dia a dia.

Com isso em mente, comece a pesquisar sobre a as áreas selecionadas. Veja como funciona o cotidiano do profissional, busque conhecer pessoas das áreas, converse com profissionais experientes, saiba mais sobre o salário e a concorrência, e até mesmo dê uma olhada na demanda de mercado, isto é, quantidade de vagas em aberto.

Veja também: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher

Todas essas informações vão lhe ajudar a pôr em prática o próximo passo. Atente-se.

Avalie os prós e contras de cada área de atuação

Após fazer um mapeamento profundo das áreas de atuação, comece a focar nos prós e contras de cada uma dessas áreas. Isso irá lhe ajudar a ter uma visão mais aprofundada do que é mais interessante e menos qualificado para você.

Lembre-se de usar mais a racionalidade nessa etapa, ok? Deixar-se levar apenas pelo emocional poderá atrapalhar a sua decisão e, mais tarde, poderá provocar o que chamamos de esgotamento emocional no trabalho.

É por isso que quando alguém pergunta “como escolher minha carreira profissional”, nós aconselhamos que a escolha seja feita com cuidado e paciência.

como escolher minha carreira profissional
Como escolher minha carreira profissional: Mulher trabalhando. Foto: Freepik

Como escolher minha carreira profissional? Escolher a profissão não precisa ser rápido

Como vimos até aqui, na hora que você se questionar “como escolher minha carreira profissional” é preciso ter paciência. Escolher a profissão é algo muito importante, e que irá impactar o seu bem-estar, a realização dos seus sonhos e a sua saúde mental no futuro.

Portanto, nada de querer tomar a decisão para ontem! E o mesmo vale para quem quer mudar de carreira: respeite o seu próprio processo, analise e estude as possibilidades.

Por fim, outra dica igualmente importante: não encare a sua escolha como algo imutável. Está tudo bem mudar de ideia no meio do caminho! Afinal, estamos sempre crescendo, se desenvolvendo e conhecendo algo novo.

Sendo assim, nada mais coerente do que desejar iniciar uma carreira nova, não é? Mudar faz bem, desde que você respeite o seu momento e tempo de mudança.

Boa sorte!

Leia agora:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui