NadaFrágil.com.br

Como escolher o pet que mais combine com você


Milena Costa

Você quer ter um bichinho, mas não sabe escolher o pet que combine com você? Até um tempo atrás a maior parte das pessoas, principalmente nas cidades grandes achavam que era cão ou gato e só isso. Mas hoje em dia, embora estes ainda sejam os mais populares, existem muitas opções.

Aqui te ajudamos a escolher o pet que combine com você e com seu estilo de vida. Afinal, é muito importante escolher de uma forma que você possa proporcionar uma vida feliz e saudável ao bichinho.

escolher o pet

Cães

Os cães no geral são muito companheiros, brincalhões e deixam a casa muito animada. Levando a alegria que uma pessoa sozinha pode estar sentindo falta. Se você gosta de animais muito carinhosos e que gostam de estar junto e brincando, essa é uma boa escolha.

É importante escolher a raça de acordo com o tempo que você tem disponível e com a sua disposição para leva-lo para se exercitar. Por isso fique atento ao nível de energia da raça, quanto mais alto, mais ele precisa de atividades físicas, companhia e brincadeiras.

Os cães maiores também representam um custo mais alto financeiro. Então só escolha um cão grande ou de muita energia se você tiver tempo, dinheiro e disposição para proporcionar uma vida feliz e saudável a ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como evitar que a negatividade estrague seu dia

Gatos

escolher o pet

Gatos são mais independentes emocionalmente, mas ainda são muito carinhosos e divertidos. Eles também requerem certos cuidados, inclusive proteção na casa para evitar que ele pule janelas e fuja ou se machuque.

No entanto, gatos custam menos do que cães. Eles dormem boa parte do dia e não vão sofrer tanto quanto um cão se você passar o dia no trabalho. Ainda assim eles sentem a necessidade de interação e não aguentam tanto tempo sozinhos.

Peixes

escolher o pet

Peixes são os mais fáceis de cuidar da lista. A maioria só requer que seja dado comida diária, além de um aquário com filtro para manter a água limpa. Então você não vai ter grandes preocupações nesse caso.

São ótimos para quem realmente não tem tempo e costuma sair muito cedo e chegar muito tarde. Mas não quer se sentir totalmente sozinho e quer ter outro ser vivo na casa.

Furão

escolher o pet

O furão é um mamífero e não um roedor como muita gente pensa. Eles são carnívoros e precisam de cuidados como uma gaiola, mas precisam sair diariamente dela para brincar. Eles vivem entre 6 a 9 anos e precisam de muita atenção, pois entram facilmente em pequenos buracos e podem se machucar brincando pela casa.

Por não serem animais originários do nosso país e sim dos Estados Unidos acabam custando mais caro. Precisam comer uma ração especial pra eles rica em proteínas e uma ida ao veterinário que aceite atender esse bichinho pode ter um custo maior. É bom você saber que poderá proporcionar essas coisas a ele.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como tirar cheiro forte de animais da casa

Roedores

Os roedores em geral são ótimos para quem não tem muito tempo, mas quer escolher o pet que seja fofinho e não custe tão caro.

  • Porquinho-da-Índia

escolher o pet

São fofos e encantadores, vivem em gaiolas ou viveiros e não demandam muito tempo. Mas é preciso criar um laço de afeto com eles, ou podem acabar fugindo de você. Adoram carinho e podem passar horas no colo recebendo uns afagos.

O preço deles vai depender de acordo com a raça. É preciso tomar cuidados com alimentos proibidos, ter um lugar com brinquedos e consultar um veterinário para cuidar da saúde do bichinho.

  • Hamster

escolher o pet

Eles precisam de cuidados parecidos com os do porquinho-da-Índia, a diferença é que são menores e mais fáceis de perder pela casa. Também são animais que criam vínculos com os donos, mas são muito mais ativos e não costumam ficar parados.

Além de bem menores eles também vivem menos, dependendo da raça podem chegar até 3 anos de vida. Então pode ser difícil ter que lidar com a perda do bichinho em tão pouco tempo.

Tanto o hamster (dependendo da raça) quanto o Porquinho-da-Índia preferem não ficar sozinho, pode ser legal dar um companheiro a ele se você precisar passar muito tempo fora.

  • Chinchila

escolher o pet

Chinchilas são fofíssimas, parecem uma mistura entre rato e coelho e precisam que você faça companhia ou podem ficar muito introvertidas. Por isso não é uma boa ideia para quem precisa passar muito tempo fora de casa.

Elas também odeiam barulho e quanto mais tranquilo for o ambiente, melhor vão se sentir. Precisam de idas ao veterinário e rações específicas para elas. A gaiola precisa ser alta e espaçosa para que ela se exercite escalando.

Aves

escolher o pet

Na hora de escolher o pet que combine com você as aves podem ser uma boa opção. Vai depender da ave, claro, e é importante estar atento a lei. Algumas aves não podem ser criadas em casa e a maioria requer um registro no IBAMA, além da liberação do órgão e que você compre em um local autorizado.

Os cuidados vão depender de acordo com a ave, sendo que a maioria pode viver em uma gaiola aberta ou poleiro e soltas pela casa. Precisam de companhia e gostam de atenção. Podem comer rações e frutas e também precisam de idas ao veterinário. Não são indicadas para quem tem pouco tempo em casa.

Exóticos

escolher o pet

Também existem os animais exóticos. Vai depender de cada uma, mas é preciso se informar sobre a legalidade de manter certos animais em casa. Se você quer ter um animal exótico busque se informar com o IBAMA.

Dica

Escolher o pet que combine com você não depende só de te agradar. Não importa qual você escolher, ele vai requerer um tempo do seu dia. Mesmo que pouco em alguns casos.

Também é importante poder bancar as necessidades do bichinho e dar muito amor. Idas ao veterinário são importantes em todos os casos dessa lista com exceção dos peixes. Se você não quer ou não pode fazer essas coisas é melhor repensar essa ideia.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.