Como evitar o sono depois do almoço

Evitar o sono depois do almoço e encontrar disposição para trabalhar é uma batalha que muita gente enfrenta todos os dias. Muitos não entendem o motivo de sentir tanto sono depois da refeição, e ficam muito frustrados por sua produtividade no trabalho cair depois de almoçar.

Mas é possível evitar o sono e ter bastante disposição no trabalho na parte da tarde. Aqui você entende qual a razão de sentir tanto sono e confere ótimas dicas de como evitar o sono. Assim poderá ser muito mais produtivo no seu trabalho, seja na empresa ou home office.

Mulher com sono

O que causa o sono?

O sono depois do almoço se deve pela digestão, sim, o corpo está concentrando a energia dele em digerir o alimento que você acabou de ingerir. É por isso que você fica com tanto sono, menos produtivo e se sente cansado.

Fica mais fácil para o seu organismo digerir aquela refeição se você estiver dormindo. Por isso você fica com sono, quem come mais gorduras e não resiste a pratos mais pesados sofre mais. Isso por que o trabalho de digestão do organismo é ainda maior, então ele direciona mais energia para isso.

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Evite comidas pesadas

Comidas pesadas

O ideal é evitar alimentos pesados, gorduras e alimentos que pesem muito. Comer demais também é um problema. Invista em refeições com muitos vegetais, proteína e comidas leves. Também fuja de refrigerantes e bebidas com gases e açúcar.

Ingerir um suco com gengibre pode ajudar bastante na digestão. Invista em alimentos que ajudem na digestão. Algumas frutas como banana e abacaxi também ajudam o organismo. Pode ser uma opção bem melhor que uma torta de chocolate.

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Mastigue bem

Almoço

Mastigar bem todos os alimentos e evitar comer muito rápido ou falando também ajuda que sua digestão seja mais rápida. Afinal a nossa digestão começa na boca, se você não mastiga bem o resto do organismo terá mais trabalho.

Por isso use bem o seu horário de almoço. Não precisa comer correndo para voltar ao serviço, se o seu chefe exige isso de você, saiba que existem leis que asseguram um tempo mínimo de almoço.

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Faça uma caminhada

Caminhada
Multiethnic people walking in the office

Caminhar um pouco depois do almoço pode ajudar o corpo a parar de sentir sonolência. Por isso evitar correr para o computador onde você fica sentado, e dar uma caminhada pode ajudar bastante.

Vale a pena tentar, mas nem tudo funciona para todo mundo. Também vale lembrar que usar apenas uma das dicas e ignorar as outras não vai solucionar o problema. Caminhar um pouco depois de ter comido exageradamente não vai resolver seus problemas.

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Nada de cafezinho

O cafezinho pode na verdade ser um vilão, isso por que a cafeína dá apenas uma sensação momentânea de energia. Depois seu corpo volta rapidamente à sensação de sonolência, desviando energia para a digestão. Então relaxe em relação ao cafezinho, ele não vai salvar sua pele.

Cochilo

Evitar o sono

Cientistas já comprovaram que a chamada sesta, aquela soneca depois do almoço, pode ajudar a ter mais disposição. Mas é preciso cochilar por apenas uns 20 minutos ou meia hora. Então é legal tentar a sesta se você trabalha e casa ou se tem espaço para isso na empresa onde trabalha.

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Tirar esse cochilo ajuda o corpo a fazer a digestão mais rápido, principalmente se você se alimentou de forma leve. Depois vale a pena se alongar e dar uma caminhada para despertar. Isso pode ajudar bastante na sua produtividade.

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Tenha hábitos saudáveis

yoga

Quanto mais hábitos saudáveis você tiver, mais fácil será levar uma vida tranquila e com muita disposição. Então vá adaptando sua vida aos poucos, alimentação saudável, atividade física, seja um esporte, academia, corrida ou algo como yoga.

Tudo isso pode ajudar muito você a se sentir bem mais disposta ao longo do dia. E ter esses hábitos mais saudáveis, todos os seus acompanhamentos médicos em dia, uma vida com mente e corpo mais saudáveis vai ajudar você a se sentir bem menos cansada em vários momentos, como o de evitar o sono depois do almoço.

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