Os pelos encravados pode ser uma pedra no sapato para muitas mulheres. Eles incomodam bastante e ainda deixa a pele marcada. Quanto à foliculite, existem alguns fatores como o uso de roupas apertadas, que favorecem esse problema. Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas de como você pode fazer para evitar que tanto os pelos encravados quanto a foliculite se formem.
Índice
Como ocorre a foliculite
A foliculite é uma inflamação que pode acontecer em qualquer parte do corpo que tenha pelos. Os folículos pilosos são as cavidades por onde nascem os pelos e podem ser danificados pelo atrito com roupas muito apertadas, especialmente a calça jeans, e também quando ao se depilar. A foliculite surge quando o folículo piloso é infectado por alguma bactéria, causando assim a inflamação. Os locais mais comuns de aparecer são braços, pernas e nádegas.
Como evitar a foliculite?
A primeira coisa é evitar o uso constante de roupas justas, principalmente as feitas de jeans e também aquelas de tecido sintético. Existem alguns produtos que podem te ajudar nisso:
- Cremes esfoliantes com ácido retinoico ou glicólico na fórmula;
- Peelings superficiais;
- Cremes com ação antibactericida e antifúngica;
Porém, não adianta passar apenas algumas vezes. É preciso seguir o tratamento por algum tempo até o problema ser resolvido. Se os cremes não resolverem, melhor voltar ao médico para ver tratamentos mais intensos.
Mas, e o pelo encravado?
Para falar dele era necessário falar sobre foliculite primeiro, já que esta é o primeiro estágio do tal pelo encravado. Ele pode ou não começar com o aparecimento de uma bolinha vermelha que, se não for tratada, pode formar uma substância amarelada e causar dor. O estágio mais avançado do pelo encravado é a formação de cisto que é rígido, maior e mais doloroso.
É possível evitar a foliculite e o pelo encravado?
Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não. O que pode ser feito é amenizar o quadro. O uso de cremes esfoliantes e de esponja vegetal na hora do banho ajudam a reduzir a incidência desses problemas e ainda removem o tecido morto.
Outra maneira de reduzir a foliculite e o pelo encravado e reduzindo a frequência da depilação com cera, já que o produto acaba por se depositar nos folículos pilosos o que dificulta a passagem dos pelos.
Qual a melhor opção de depilação dentre todas?
A depilação à laser é considerada a melhor opção de depilação. Ela evita a formação dos pelos encravados numa proporção muito maior quando comparada a outras formas. O calor utilizado no laser destrói a raiz completamente evitando que o pelo volte a crescer ou, pelo menos, a maioria deles.
O ponto negativo desse procedimento é o preço, já que podem ser necessárias várias sessões para a remoção completa e cada uma delas costuma variar de R$ 100 até R$ 250 dependendo do local da aplicação.
Para conseguir a melhor resolução para o seu problema consulte um bom profissional, que neste caso é o dermatologista. Ele é quem te encaminhará para o correto tratamento e receitará o creme adequado de acordo com o grau do problema.