Como fazer Hidratação para Cabelos Secos

Quando as glândulas sebáceas do couro cabeludo não produzem gordura suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação, temos um cabelo do tipo seco, caracterizado por fios não sedoso, com pouco brilho e geralmente quebradiço.

Leia também nosso artigo sobre Hidratação com Bepantol.

Normalmente, é um tipo de cabelo com pouca irrigação nas pontas e irrigação concentrada na raiz. Um fato que característica bem o cabelo seco é a tendência que tem as escamas da camada externa (chamadas cutículas) dos fios de se abrirem, deixando o interior do cabelo ainda mais vulnerável aos agentes externos.

Hidratação para Cabelos Secos

Quando o cabelo está saudável (regularidade em relação à sua oleosidade) ele é maleável, com brilho, forte e seus fios apresentam sua camada de escamas bem fechadas, podendo assim manter as moléculas de água e de proteína seladas dentro do fio.

Se um cabelo é cacheado, ele tende a ser mais secos que outros, já que seu formato em espiral dificulta a hidratação dos fios. É um tipo de cabelo que requer muita atenção, para que possam ficar mais brilhantes, sedosos e não muito volumosos (os cachos precisam de hidratação constante).

A escassa oleosidade do couro cabeludo pode ser uma condição natural de uma pessoa ou pode ser a consequência do uso inadequado de produtos de higiene e beleza, exposição excessiva aos raios UV, à poluição, vento, uso de secadores, escovação brusca e processos químicos de tratamentos estéticos, como as tinturas e os permanentes, além de possíveis medicamentos e tratamentos de saúde, que podem causar a ressequidão e danificar o cabelo.

Se você tem um cabelo seco você sabe que é super difícil de pentear, sempre aparecem nós e ele nunca fica tão brilhante como você desejaria, parecendo desidratado e opaco, sem vida, além de quebrar muito facilmente quando penteado.

  Como Lavar o Cabelo Corretamente

Siga estas dicas na hora de cuidar de seu cabelo seco ter um cabelo hidratado e com aparência saudável.

Leia também:
Idratação para cabelos com luzes.

Como cuidar de cabelos secos

hidratacao para cabelos

Nosso cabelo é danificado facilmente por corantes, sol, altas temperaturas, cloro ou sal presente na água do mar e em alguns produtos de higiene e cuidados que você usa cotidianamente. Todos estes agentes externos podem fazer seu cabelo mais ressecado e por isso é importante alguns cuidados especiais:

Shampoo Hidratante

Use um shampoo hidratante especial para cabelos secos e quebradiços.

Encontrar um shampoo que satisfaça é uma tarefa às vezes tão difícil como encontrar o batom perfeito para cada mulher. Muitas vezes o produto parece perfeito quando está na loja ou na publicidade, mas quando você usa pode descobrir que ainda assim não atende às necessidades do seu cabelo.

Todos os shampoos compartilham a mesma função básica de emulsificar (mistura) a sujeira e o óleo no seu cabelo, para que eles possam ser facilmente lavados.

Mas se você tem um cabelo seco, antes de qualquer coisa o shampoo deve ser suave, para não remover ainda mais a oleosidade natural dos fios. O shampoo também tem de condicionar o cabelo, especialmente ele foi submetido a tratamentos com produtos químicos, tais como tinturas, descoloração ou permanentes.

Se você não consegue identificar um shampoo hidratante eficaz, peça ajuda ao seu cabeleireiro, que ele saberá indicar de acordo com seu cabelo e suas necessidades.

Leia também: Como usar o Shampoo Desamarelador corretamente.

Condicionar e Máscara pra hidratar

Use sempre condicionador, preferencialmente em forma de creme, que são especiais para o seu cabelo seco, principalmente aqueles com óleos hidratantes, como oliva ou amêndoa, por exemplo.

  Lavar o cabelo todo dia estraga os fios?

Uma vez por semana, use uma máscara nutritiva e extra hidratação. Um bom truque é deixar o produto atuar por algumas horas, cubra com uma toquinha de banho ou um plástico comum, para que o calor ajude o produto penetrar nos fios.

Se tiver tingido, procure uma máscara hidratante especial para cabelos secos e tingidos.

Cuidados com os agentes externos

hidratacao para cabelos

Primeiramente, é preciso evite ao a exposição do cabelo, tanto quanto da pele, aos excessivos raios UV do sol, assim como ao contato com o cloro ou o sal da água do mar. Lembre-se que alguns produtos de cuidados trazem sal em sua fórmula, então você ficar sempre atenta às informações do rótulo.

Outro agente externo capaz de destruir a saúde do fio é o secador e a prancha, devido ao excesso de calor que aplicam sobre a estrutura capilar. Quando você for colocar seu cabelo ao secador, tenha paciência e aplique uma temperatura mais baixa, para evitar danificá-lo ao máximo.

Protetor solar nos cabelos

Um recurso preventivo muito importante é aplicar filtro solar e levar sempre com você na bolsa para a praia, piscina e caminhadas longas.

Muitos cosméticos de cuidados e embelezamento já vêm com protetor solar (Fator de Proteção Solar – FPS) integrado às suas fórmulas. Mas, lembre-se que o protetor para cabelo é diferente da fórmula para a pele, sendo que o protetor solar para cabelos não recebe classificação numérico. Basta conferir na embalagem a presença do fator FPS.

Leia também: Aprenda a usar corretamente o protetor solar.

Na hora de pentear

Por ter uma estrutura pouco maleável e pouco sedosa, tenha muito cuidado ao pentear para não quebrar.

Recomenda-se evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

  Truques para fazer a depilação com cera durar mais

Para evitar que você frise muito, use algumas gotas de serum (soro) para o cabelo nas pontas, isso irá ajudá-lo.

Preservar a saúde do seu cabelo

hidratacao para cabelos

Produtos de alta qualidade podem maximizar o potencial de seu cabelo toda vez que você for lavá-lo. Fabricantes produzem shampoo e condicionadores para uma variedade de tipos de cabelo.

Para revitalizar e hidratar um cabelo ressecado por coloração, tratamento químico, modelagem e frequente uso de secador de cabelo cuide deles com produtos projetados especialmente para eles. Não compre produtos por marca, moda ou preço, se eles não forem os indicados para cabelos secos, pois isso provavelmente irá agravar a condição dos fios.

Sempre que for submeter o cabelo a alisamento, descoloração, pinturas e permanente, recomenda-se hidratá-lo antes e só comprar o produto de tratamento que inclua condicionador.

Mantenha um estilo de vida saudável

O que comemos pode afetar a saúde do nosso cabelo e sua aparência. Portanto, deve-se certificar de que a dieta alimentar contenha proteínas, como também minerais como zinco, ferro e cobre.

O complexo de vitamina A e B também ajuda ter o couro cabeludo e cabelo saudável.

A idade, alterações hormonais, gravidez e clima também afetam seu cabelo. Reduzir o estresse pode ser uma maneira muio saudável de melhorar aparência de seu cabelo ao longo prazo.

Leia também: Veja como se prevenir da obesidade.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui