Quer aprender a como fazer maquiagem simples para começar a se arrumar sozinha, criando looks incríveis sem sair de casa? Então não deixe de acompanhar este guia completo que preparamos para você. Nele vamos lhe ensinar tudo que você precisa entender para criar as suas primeiras maquiagens sem grandes complicações. Acompanhe a seguir e saiba mais.

como fazer maquiagem simples
Menina aplicando iluminador na ponta do nariz. Foto: Freepik

Como fazer maquiagem simples – Passo a passo

Abaixo dividimos diversos passos que você precisa ter em mente e considerar na hora de pôr em prática uma maquiagem mais simples e prática. Atente-se para cada detalhe e comece a treinar o quanto antes:

Limpeza e higienização da pele

Antes de qualquer coisa, é primordial que você entenda que a limpeza e higienização da pele é o primeiro passo. Sim, muita gente acredita que apenas partir para o uso da maquiagem é o adequado para ter bons resultados. O que não é verdade.

Afinal, se a pele não está bem cuidada, hidratada e tratada, automaticamente as “falhas” provocadas por isso irão aparecer no resultado da maquiagem. Portanto, vamos aprender a como higienizar a pele corretamente. Acompanhe.

Leia mais: Maquiagem para casamento a noite – Dicas e ideias

Produtos necessários

  • Sabonete específico para o seu tipo de pele (não pode ser sabonete para o corpo! É preciso ser específico para o rosto).
  • Água morna.
  • Esfoliante (para, pelo menos, uma vez por semana).
  • Hidratante para o seu tipo de pele.
como fazer maquiagem simples
Mulher aplicando base na pele. Foto: Freepik

Como fazer

  1. Primeiramente, umedeça a sua pele com água morna, deixando-a bem encharcada.
  2. Em seguida, utilize o sabonete específico para a sua pele. Espalhe o mesmo em quatro pontos do rosto: testa, bochechas e queixo.
  3. Faça movimentos circulares até formar a espuma. Lembre-se de sempre direcionar os movimentos de baixo para cima.
  4. Depois de massagear por 1 minuto, enxágue bem o seu rosto.
  5. Nos dias de esfoliação, deixe a pele ainda úmida e aplique o esfoliante do mesmo modo como aplicou o sabonete.
  6. Depois enxágue e seque com uma toalha macia, dando leves batidinhas.
  7. Finalize aplicando o seu creme hidratante favorito.

Preparação da pele

A preparação da pele, no entanto, é o passo seguinte à higienização. Aqui você irá aplicar a base e o corretivo, além de fechar os seus poros para que tudo fique ainda mais bonito. Assim, sua pele terá aquele aspecto de aveludada. Acompanhe.

Leia também: Hidratação com Babosa – Dicas e sugestões

Produtos necessários

  • Base do tom da sua pele (a base matte tende a deixar a pele mais aveludada e macia).
  • Primer (ou, caso não o tenha, um cubo de gelo vai bem!).
  • Corretivo no tom da sua pele.
  • Pó translúcido ou compacto, para selar a maquiagem.
  • Pincel de base, corretivo e pó.
Como Fazer Maquiagem Simples - Saiba Como Começar
Jovem aplicando blush nas bochechas. Foto: Freepik

Como fazer

  1. Primeiramente, utilize o primer, aplicando uma quantidade que cubra todo o rosto. Caso você não o tenha, dê leves batidinhas com o gelo. Ele causará o fechamento dos poros, por conta do gelado. E assim você terá a pele mais aveludada no fim do processo. Aguarde a secagem da pele.
  2. Com o pincel para corretivo, aplique uma pequena quantidade de corretivo abaixo dos seus olhos. Forme um “triângulo invertido”. Aqui, no entanto, o pincel deverá dar batidinhas na pele, espalhando o produto abaixo e acima dos olhos. Quando você perceber que a pele já absorveu uma quantidade razoável, significa que você já terá finalizado o processo.
  3. Depois da aplicação do corretivo, você aplicará uma pequena quantidade de base no dorso da sua mão. Com a ponta do pincel, pegará um pouquinho do produto e começará a aplicar na pele. Vá pincelado sempre com movimentos de cima para baixo. Caso contrário, você estará “enchendo” os seus poros com maquiagem. Apenas próximo à raiz do cabelo você deverá fazer o movimento contrário. Para assim, não deixar diferença de tons. Observação: É extremamente comum sujar um pouquinho o cabelo com maquiagem. Se isso não acontece, talvez você não esteja aplicando como deveria…
  4. Aplicada a base, você usará o pincel de pó (que pode ser com topo reto) para aplicar o mesmo na pele. Vá aplicando com movimentos circulares, assim, especialmente nas regiões onde a maquiagem pode craquelar mais, como no caso dos olhos, nariz e testa. Aplique uma quantidade razoável que irá selar a base, deixando a mesma bem sequinha.
  5. Pronto! A etapa de preparação já estará pronta. Vamos agora, dar continuidade ao passo a passo de como fazer maquiagem simples.

Veja também: O que fazer para não errar na maquiagem

Maquiagem simples

Com toda a preparação posta em prática, é hora de começar a maquiagem, de fato. Para isso, você deverá ter em mente um ponto muito importante: a prática será a sua melhor aliada. Isto é, não será na primeira aplicação que você terá um resultado incrível. Mas sim, é preciso treinar sempre que puder, a fim de atingir resultados mais interessantes. Veja a seguir.

Como Fazer Maquiagem Simples - Saiba Como Começar
Mulher maquiada com glitter no rosto e iluminador na pele. Foto: Freepik

Produtos necessários

  • Dois tons de sombra (um mais claro e outro mais escuro, que fiquem harmoniosos, é claro).
  • Pincel para aplicar sombra.
  • Pincel para esfumar.
  • Máscara para cílios.
  • Blush de sua preferência.
  • Pincel de blush.
  • Iluminador.
  • Lápis para sobrancelha.

Para ler mais tarde: Tudo sobre Alergia a Maquiagem

Como fazer

  1. Vamos começar pelos olhos. Primeiramente, você usará a maquiagem mais escura, utilizando o pincel para aplicar sombra, aplicando a mesma na parte externa da pálpebra e no côncavo. Aplique uma quantidade pequena para começar.
  2. Em seguida, utilize o pincel de esfumar para formar o degradê na pele. Faça um movimento de vai e vem, criando um aspecto gradativo para a cor. Observação: Essa etapa pode ser um pouco demorada, você deverá ter paciência. Além disso, a mão deve ser bem leve, fazendo os movimentos de vai e volta. Faça isso nas duas pálpebras.
  3. Feito isso, aplique uma pequena quantidade de maquiagem mais clara na parte interna da pálpebra. Lembre-se de aplicar sutilmente, com cuidado, sem esfregar e sem bater de um modo que espalhe produto pelo rosto.
  4. Depois volte com o pincel de esfumar para criar um degradê entre uma cor e outra.
  5. Por fim, utilize a maquiagem em tom mais escuro rente a raiz do cílio inferior. Aplique de fora para dentro, até a metade do olho. Esfume.
  6. Feito isso, aplique a sua máscara de cílios quantas vezes forem necessárias, para deixar o olhar bem marcante.
  7. Depois utilize o pincel de blush para limpar a pele, inicialmente, “varrendo” a sombra que possa ter caído na pele.
  8. Seguidamente, aplique uma pequena quantidade de blush, de fora para dentro, nas maçãs do rosto. Cuidado para não exagerar na quantidade e marcar muito a pele, ok?
  9. Com o mesmo pincel (limpo) aplique o iluminador no ossinho do nariz, acima das maçãs do rosto, no queixo e abaixo da sobrancelha.
  10. Desenhe a sua sobrancelha com o pincel específico, sem marcar muito o início e deixando mais definido da metade para o fim. É muito importante que você também crie um aspecto de esfumado na sobrancelha, não deixando a mesma tão marcada. Assim você terá um efeito mais satisfatório e não ficará com uma maquiagem muito artificial, que pode pesar o aspecto da mesma.
  11. Pronto!

Finalização

A sua maquiagem está praticamente pronta. Agora, no entanto, você terá que finalizá-la. Para isso você pode utilizar um bom fixador de maquiagem em spray, por exemplo. Vale também utilizar um batom de sua preferência, que pode ser apenas um hidratante transparente, ou algo mais intenso como os batons matte. Escolha a opção que mais combina com o seu estilo e aventure-se!

como fazer maquiagem simples
Finalização de maquiagem com esfumado em cores intensas e quentes. Foto: Freepik

Lembre-se de retirar a maquiagem depois

Contudo, agora que você já sabe como fazer maquiagem simples para o dia a dia, é hora de entender que também é importante limpar e retirar a maquiagem depois de um período. Isto é, nunca durma maquiada e quando notar a pele muito oleosa e com aspecto de “suja”, talvez seja o momento de retirar.

Lembre-se também que sempre que retirar, deverá aplicar o sabonete para a limpeza efetiva, além de hidratar no final. Em suma, siga o passo um de higienização da pele para ter bons resultados. Além disso, outra dica é que você pode usar diversas combinações de cores na hora de aprender o esfumado.

Assim você vai desenvolvendo prática e criando maquiagens lindíssimas! Aposte em nossas dicas e depois conte para nós os seus resultados.

Leia também: Batom Matte – Como usar

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui