Leite condensado, chocolate em pó, margarina, biscoito maisena e açúcar é tudo que você precisa para fazer renda extra vendendo palha italiana. Você não precisa ser uma chefe de cozinha para empreender em um negócio de doces, basta dedicação para fazer e divulgar o seu empreendimento.
Você deve estar se perguntando agora, mas quanto eu preciso investir para montar o meu próprio negócio?
A boa notícia é que você não precisará investir muito dinheiro, com apenas R$20 você consegue começar a venda de palha italiana. Outra vantagem é que como é um doce que praticamente todo mundo gosta, a demanda é grande, o que garante um retorno lucrativo muito rápido de até 4 ou 5 vezes maior que o investimento inicial.
A palha italiana dura até 15 dias embrulhada em papel celofane, fora da geladeira, mas o segredo para conservá-la por mais tempo é guardar em um pote de rosca para ela ficar bem vedada e durinha.
Passo a passo para ganhar dinheiro vendendo palha italiana
1. Receita
Você vai precisar de:
– 1 lata de leite condensado;
– 8 colheres (sopa) de chocolate em pó;
– ½ colher (sopa) de margarina;
– 1 pacote de biscoito maisena;
– Açúcar refinado.
Modo de preparo:
- Pique o biscoito em pedacinhos pequenos e reserve;
- Coloque a margarina, o leite condensado e o chocolate em pó na panela para fazer um brigadeiro;
- Assim que o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, misture o biscoito picado até formar uma massa e retire do fogo;
- Unte uma superfície lisa com margarina e despeje a massa;
- Abra a massa, batendo com a palma das mãos;
- Deixe esfriar e corte em quadradinhos;
- Despeje o açúcar em uma vasilha e passe a palha italiana, uma por uma.
Confira outros três tipos de palha italiana no vídeo abaixo:
Lembre-se que trabalhar com ingredientes de qualidade faz toda a diferença no sabor do doce!
Produtos de qualidade nem sempre são os mais caros, procure testar diferentes marcas, e observe a textura e o sabor. Uma vez definida a marca dos seus ingredientes, utilize sempre as mesmas para não alterar o sabor da sua palha italiana e conquistar o seu cliente logo na primeira mordida.
2. Crie um diferencial para o seu produto
A receita pode até ser a mesma que a da concorrência, mas a sua apresentação precisa ser única para se destacar. Use a criatividade para se diferenciar pela forma, apresentação do produto, embalagem ou então na forma de vender.
A embalagem é o primeiro contato que seus clientes terão com seus doces, portanto capriche. Investir em embalagens bonitas agrega valor ao preço final, apenas tome cuidado para não afetar o seu lucro.
Busque formas de chamar a atenção do seu cliente, a inovação é um fator fundamental para o sucesso do negócio!
Uma excelente ideia é montar pequenos kits em caixinhas ou potes, para que a pessoa possa levar vários de uma vez ou até mesmo presentear alguém.
3. Divulgue a venda de palha italiana
Sabe o velho ditado popular que fala “A propaganda é a alma do negócio”, significa que quem não é visto não é lembrado. Para ter consumidores fieis, dedique-se a construir uma marca em torno do seu negócio. Torne-se a preferência do seu público.
Esta etapa não é a mais fácil, exige tempo e constância. No início, peça que pessoas de sua confiança, familiares, amigos ou colegas do trabalho ou faculdade, te ajudem a divulgar para conhecidos.
Divulgue em seus grupos no whatsapp e com o tempo crie uma lista de transmissão com o contato das pessoas interessadas para enviar as novidades. Use essa rede de contatos com bom senso para criar aliados que espalharão por ai o quanto seus doces são incríveis, a famosa divulgação boca a boca.
Faça um perfil comercial nas redes sociais, o Instagram e o Facebook, são as mais recomendadas para fazer isso. Isso vai fazer com que a sua palha italiana seja conhecida e as pessoas podem fazer encomendas usando esses canais.
Abuse das fotos e vídeos que geram engajamento e conexão com as pessoas nas redes sociais, mesclando conteúdos informativos sobre o processo, com curiosidades sobre o doce, vídeos do brigadeiro cremoso de dar água na boca para despertar o desejo das pessoas, com uma pegada empreendedora chamando para venda.
4. Venda na rua e nos comércios
Não tenha medo ou vergonha de vender palha italiana, apenas pense no quão importante é essa renda extra para você e vá!
Uma dica aqui é separar pequenos pedaços da sua palha italiana e oferecer de degustação nas ruas, assim a venda fica mais leve e natural. Muitas pessoas se sentem gratas pela pequena amostra e acabam comprando.
Ter parceiros também é uma excelente maneira de expandir seu negócio, tanto pessoa física, quanto em restaurantes, padarias e lanchonetes. Já pensou sua irmã, prima ou vizinha vendendo todos os dias sua palha italiana na faculdade ou no trabalho?
Quando você se torna parceiro de alguém ou algum estabelecimento, é comum fazer um preço especial para eles, com o objetivo de dar lucro para ambas as partes, assim todo mundo sai ganhando.
5. Invista em eventos grandes
Se é renda extra que você precisa, então vender em grandes quantidades será a melhor opção. Aniversários, casamentos, eventos e confraternizações costumam fazer encomendas generosas.
Neste caso, você pode bater um papo com o cliente para criar o formato com a cara do evento, por exemplo, em uma festa infantil com tema do Mickey a palha italiana pode ser redonda e a embalagem vermelha, preta e amarela para compor um visual harmônico com a decoração da festa.
Aproveite também para se preparar para aumentar as vendas em datas comemorativas como páscoa, dia dos namorados e natal.
Com todas essas dicas em breve você estará ganhando uma boa renda extra vendendo esses doces maravilhosos, uma das tendências de empreendedorismo para mulheres este ano.
O sucesso de um negócio está intimamente ligado ao tanto de dedicação que a empreendedora dedica a ele, mas certamente, ao encarar o negócio com seriedade, é possível se ganhar muito dinheiro vendendo palha italiana.