Natal é época de decorar a casa com luzes, espalhar Papai Noel por todos os lados, enfeitar a porta com guirlanda e também de montar a tão aguardada árvore de natal. Pela praticidade, no Brasil, as árvores artificiais são muito requisitadas e elas chegam a durar anos e anos. Por isso, vamos te ensinar como limpar árvore de natal para que no próximo ano você possa reutilizá-la!

Hoje trazemos 3 dicas simples e práticas para higienizar a sua árvore e os enfeites natalinos, que provavelmente estarão sujos e empoeirados por ficarem completamente expostos nestes meses festivos.

Estas recomendações de como limpar árvore de natal também servem para quando você for montá-la no próximo ano, pois até lá, mesmo que ela seja embalada com todo cuidado, é muito provável que ela tenha acumulado pó e cheiro de mofo novamente.

como limpar árvore de natal e os enfeites
Foto: Pexels

Você vai precisar de:

– Aspirador de pó com acessório para tecido/tapete de escova

– Espanador

– Balde

– Vinagre branco ou vinagre de álcool

– Água

– Panos de limpeza (sem felpa de algodão)

– Lençol ou qualquer pano grande

– Máscara contra poeira

Realize os procedimentos a seguir com calma e delicadeza para garantir um resultado satisfatório. E se você tiver alguma alergia respiratória, vale usar uma máscara contra poeira. Vamos lá aprender como limpar árvore de natal?

1º passo de como limpar árvore de natal

Antes de mais nada, estique um lençol ou qualquer pano grande no chão para não fazer sujeira. Afaste tapetes, móveis e decorações que possam vir a ser danificadas devido aos movimentos.

Remova os enfeites, as luzes, festões ou qualquer outra decoração da árvore e reserve-os em um local seguro. Daqui a pouco você vai saber como higienizá-los, mas antes disso, vamos continuar a primeira parte de como limpar árvore de natal.

Verifique se a árvore está firme o suficiente para limpá-la montada e se o tubo do aspirador alcança o topo da árvore. Desmonte se necessário e siga os próximos passos com ela desmontada sob o lençol.

Com o aspirador de pó ou uma escova macia comece a limpar de cima para baixo. Aspire os galhos, o tronco e cada canto retirando todo pó acumulado ou resíduos que possam existir no pinheiro. Não aspire nada que possa danificar o aspirador ou perfurar o saco.

Você também pode retirar o excesso de sujeira com o espanador ou soprador de folhas mantendo uma distância segura, se estiver ao ar livre.

como limpar árvore de natal desmontar árvore
Foto: Freepik

2º passo de como limpar árvore de natal

Agora que você já sabe como limpar árvore de natal, para revitalizar a cor da árvore misture em um balde um copo de vinagre branco ou vinagre de álcool, com um copo de água e aplique em todos os galhos e ramos com um pano. Troque a mistura conforme a necessidade.

Essa misturinha além de reavivar o verde da árvore elimina o odor de mofo e bolor, caso você esteja retirando ela da embalagem para montar.

Você também pode colocar a mistura em um borrifador e retirar o excesso com um pano, sem felpa de algodão.

como limpar árvore de natal galhos e troncos
Foto: Freepik

3º passo de como limpar árvore de natal

Chegou a hora dos enfeites!

Como eles costumam ser mais delicados, e fabricados em materiais diferentes, analise um a um para higienizá-los sem serem danificados.

Os enfeites mais frágeis de papel, madeira e tecidos, por exemplo, podem ser higienizados com o espanador ou um pano seco.

Já os enfeites mais resistentes, como o pisca-pisca, de vidro ou plástico, podem ser limpos com um pano macio sem fiapos de algodão, levemente umedecido com água e vinagre, como mencionado no passo anterior.

Uma dica importante para não danificar os enfeites é ir testando a limpeza em pequenas partes, assim você já vai analisando se está funcionando ou não.

As pelúcias podem ser lavadas na máquina ou na lavanderia, e os itens decorativos que não puderem ser limpos é sinal que já é hora de serem descartados.

como limpar árvore de natal e os enfeites
Foto: Pexels

Viu como limpar árvore de natal é simples?!

Espere a árvore e os enfeites secarem antes de guardá-los até o próximo natal. Enquanto isso, aspire toda sujeira depositada no lençol.

Você pode enrolar a árvore de natal no lençol quando ela estiver completamente seca e guardar em um saco plástico ou uma caixa organizadora. Coloque duas folhinhas de louro dentro da embalagem para evitar pragas e o mau cheiro, sele com fita adesiva e guarde em um local seco e fresco.

O mesmo vale para os enfeites, separe-os por tipos, identifique as embalagens para saber o que está guardado em cada caixa, coloque a folha de louro e feche com uma fita adesiva.

Assista o vídeo abaixo, em que a Nathalia Coelho mostra como guardar de forma organizada os enfeites de natal.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui