O piso de porcelanato está sendo cada vez mais utilizado nas construções de casas e prédios comerciais não apenas pela sua estética como também, e principalmente, pela alta durabilidade que apresenta em relação aos materiais mais comumente usados. Ele absorve pouca água, dá mais uniformidade à cor e possui elevado resistência aos produtos químicos e agressões físicas.

Os tipos mais comuns de porcelanatos são:
- os polidos, que possuem uma superfície um pouco espelhada e é mais indicado para os ambientes internos;
- os estruturados apresentando uma superfície um pouco abrasiva e assim ficam melhor em áreas mais úmidas;
- e, por fim, os esmaltados, que recebem uma camada de brilho e também são mais requisitados para ambientes internos;
Veja como você pode limpar diferentes tipos de piso.
Como fazer a limpeza do porcelanato
É comum que as dúvidas quando a higienização desse piso comecem a surgir. A intenção não é apenas fazer uma boa limpeza, mas principalmente manter o piso num bom estado de conservação. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a realizar uma boa limpeza do porcelanato.
Dia a dia
Para a limpeza diária deve ser utilizado sempre o detergente diluído e água e aplicado com o uso de um pano macio. Essa dica é válida para qualquer tipo de porcelanato que você tenha em casa. Existem um passo a passo que é interessante ser seguido para manter a qualidade do piso por mais tempo:
- Utilize uma vassoura de pelos ou um aspirador com escova para remover todo o pó;
- Num balde ponha 5 litros de água e apenas 1 colher de detergente neutro e aplique com a ajuda de um pano macio;
- Para não formar manchas, finalize passando um pano seco com um pouco de álcool;
Limpeza depois da obra
Infelizmente qualquer obra dentro de casa deixa muita sujeira e é preciso limpar tudo com todo o cuidado e da maneira correta, principalmente para evitar manchas. Você pode esperar até 14 dias depois da aplicação do rejunte para realizar a limpeza, mas é importante que esse prazo não seja ultrapassado. Isso evita que alguma sujeira grude no rejunte dando um aspecto de “encardido”.
Para fazer uma limpeza eficaz o ideal é comprar produtos de limpeza pesada em lojas especializadas para piso. Você pode seguir esse passo a passo mostrado aqui embaixo:
- A primeira coisa a se fazer é enxaguar o piso para tirar o excesso de sujeira;
- Agora, aplique o produto seguindo fielmente as instruções que vem gravadas na embalagem;
- Não deixe que o produto seque sobre o piso e providencie de imediato a remoção dele completamente com água;
- Se ainda assim você perceber que não ficou bom, pode repetir o processo;
O que não pode ser feito na hora de limpar o porcelanato
Mesmo sendo um produto altamente resistente, o esmalte e o rejunte podem ser danificados pela ação química e abrasiva de vários produtos de limpeza. Os que não podem ser utilizados são: ceras, escovas, acetona, amoníaco, sabão em pó, saponáceo em pó, ácidos, água sanitária e soda cáustica. Como você pode ver todos eles, com exceção do sabão em pó, são produtos que precisam de certos cuidados para serem manuseados.

Alguns cuidados extras com o porcelanato
Quem tem porcelanato morre de medo do piso ficar arranhado. É possível evitar isso colocando feltro nos pés do móveis e ter muito cuidado na hora de mudar o móvel de um lugar para o outro. Algumas substâncias são fáceis de provocar manchas como óleo, vinhos, graxa, giz de cera, lápis ou café. Para elas o ideal é limpar imediatamente utilizando detergente alcalino com saponáceo líquido ou álcool. Já as manchas de tinta podem ser removidas com solvente orgânico ou detergente.
Veja como você pode limpar o sofá da forma correta.
Dicas finais para quem usa porcelanato
E para caprichar 100% na limpeza e manter o seu porcelanato impecável por muito tempo você pode usufruir de alguns hábitos. Por exemplo, sempre que cair algum produto ou você ver o chão com alguma mancha, limpe imediatamente. Na hora de usar o produto de limpeza nunca despreze as instruções do fabricante.