NadaFrágil.com.br

Como mudar de carreira sem grande estresse


Milena Costa

Pode parecer difícil mudar de carreira, e na verdade realmente pode ser um desafio assustador para algumas pessoas. Se você encontrou um motivo para mudar de carreira, seja antes dos 30 ou depois dos 40. As dicas são basicamente as mesmas, então muita calma, pois é possível fazer isso em qualquer idade.

Nesse artigo vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar bastante a mudar de carreira de uma forma mais segura. Assim você não vai passar por todos os problemas que poderia passar se simplesmente mudasse tudo de repente.

preocupada

O que você quer fazer?

Muita gente se descobre infeliz em seu trabalho e acredita que quer mudar de carreira. Mas não sabe o que quer fazer depois de largar esse emprego. Então antes de tudo pare, respire e pense um pouco. Seja bem sincera com você mesma para descobrir o que você quer fazer.

Você sonha em abrir um negócio? Você quer começar em uma nova carreira? Você só quer outro cargo? Você não sabe o que quer? Se você está perdida vale a pena procurar um coaching, atualmente um bom profissional pode ajudar você a encontrar o que você quer fazer. Workshops e até pesquisar um pouco mais sobre as profissões que você se interesse também podem ajudar.

Reserva de Emergência

trabalhando

Agora que você já sabe o que quer é hora de focar na reserva de emergência. Se você já tem uma reserva isso é muito bom. Mas como você deseja abrir mão do seu emprego e se aventurar em uma nova carreira é importante ter uma reserva para se manter financeiramente.

Essa reserva vai te ajudar a se manter até você conseguir lucrar nessa nova carreira. Assim não entra em pânico, não desiste e acaba voltando para a atividade que te deixava infeliz. Assim que você começar a pensar em mudar de carreira já vale a pena investir em aumentar essa reserva.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre reserva de emergência e como cuidar da sua

Apoio

Finanças em casal

É ótimo ter apoio ao decidir mudar de carreira. Seja de familiares, dos filhos, companheiro ou companheira e também de amigos. Mas nenhum deles vai entender completamente o que você está sentindo se nenhum deles passou por isso.

Muitas pessoas podem te dizer que isso é só cansaço e que você só precisa de umas férias. Eles só querem te ajudar, mas não enxergam a situação de verdade. Por isso não se frustre se não te apoiarem, busque apoio em si mesma.

Não tenha como motivação deixar alguém orgulhoso. Faça isso para ficar feliz, para se sentir bem com o que você faz. Por isso se alguém importante para você não te entender, fique tranquila, ele vai entender no futuro.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre finanças em casal e saiba como se organizar em conjunto

Busque capacitação

mudar de carreira

Não é só mudar de carreira, realmente não é tão simples. É importante buscar capacitação. Entender sobre o que você quer fazer e aprender sobre como prestar o serviço ou fazer a nova atividade que você quer desempenhar.

Se você trabalha como secretária e quer abrir uma pet shop, por exemplo. Busque fazer cursos de tosa e banho. Aprenda sobre cuidados com animais domésticos e comportamento. Faça cursos online ou mesmo em um dia que tenha livre do trabalho.

No caso de quem quer abrir um negócio é importante não entender apenas sobre o ramo. Mas aprender também sobre gerenciamento de negócios. Entenda qual capital inicial será necessário, quais os custos mensais do negócio, como você poderá lucrar nesse ramo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar organização pessoal no seu trabalho

Planejamento

trabalhando

Todas as dicas dadas levam a palavra planejamento. Quanto melhor você se planejar mais tranquilo será para você mudar de carreira. Planeje o que você fará a cada mês e separe tudo em pequenos passos antes da grande mudança.

Você pode planejar qual será o curso ou workshop que fará a cada mês. Quanto você irá poupar e investir para a sua reserva, ou mesmo para o capital para abrir um negócio. Quanto você irá gastar com capacitação para a nova carreira. Assim você vai descobrir qual caminho trilhar até realizar a sonhada mudança de carreira.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre dicas para ser mais produtivo no trabalho

Não tenha medo de pedir ajuda

mudar de carreira

Essa dica é uma das mais valiosas. Não tenha medo de pedir ajuda para alguém que entende mais de finanças para organizar o seu dinheiro. Ou de perguntar a alguém que já mudou de carreira como essa pessoa fez para realizar esse sonho.

Não tenha medo de pedir ajuda, de buscar alguém que possa te passar mais conhecimento e de ajudar a mudar de carreira. Sempre é preciso coragem para mudanças, principalmente grandes mudanças como essa. Saiba que você tem essa coragem.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.