Como se comportar em entrevistas de emprego

Quem está procurando emprego sabe das muitas dificuldades dos processos de seleção em grandes empresas. Além de provas e testes psicológicos, é preciso se sair bem na entrevista e, geralmente, essa é a parte que mais preocupa os candidatos.

Nem sempre conseguimos passar a imagem que queremos e nos frustramos por isso. É natural ficar ansiosa durante esse processo, mas precisamos saber dominar nossos anseios para tirar de letra um processo de seleção.

Aperto de mãos

São muitas as perguntas que cercam nossa cabeça antes de uma entrevista. Como fugir dos clichês? Como ser sincera sem se prejudicar? Como vencer a timidez e o nervosismo? Veja dicas que podem te ajudar em sua próxima entrevista de emprego.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

A primeira impressão é a que fica. Você não terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Capriche no look, pois sua aparência será a primeira coisa que o entrevistador irá notar. Evite roupas de cores muito fortes, estampadas, curtas ou decotadas, não exagere na maquiagem nem no perfume.

Informe-se sobre a empresa. Antes da entrevista, pesquise sobre informações da empresa, o que ela faz, quantos funcionários possui, há quanto tempo está no mercado. Isso vai demonstrar interesse pela vaga e pode ser um diferencial importante dos outros candidatos.

Cuidado com as redes sociais. Se você está procurando emprego, tenha cuidado com as informações que você coloca em suas páginas pessoais na internet. Muitas empresas pesquisam sobre a vida online do candidato.

Planejamento é essencial. Organize bem seu horário e saiba o caminho que irá fazer até a empresa. Chegar 10 minutos mais cedo demonstrará respeito e interesse. Tente não chegar com uma antecedência muito grande, pois isso pode passar a impressão de ansiedade.

  Como iniciar um negócio próprio: Dicas e o que Evitar

Homem apontando relógio

Imprevistos acontecem. Caso ocorra um atraso, ligue para a empresa, comunique o responsável e pergunte se há algum problema em chegar atrasada ou se isso vai atrapalhar a agenda do selecionador.

Como agir durante a entrevista

Espere instruções. Não entre nem se sente antes de ser convidada a isso. Na sala de entrevistas, não coloque seus pertences na mesa do selecionador. Caso haja uma cadeira ao seu lado, coloque-os ali, senão deixe-os no chão ou em seu colo. Cuidado para não usar sua bolsa ou pasta como um escudo. Isso vai demonstrar insegurança e você pode perder pontos.

Tente se acalmar. Em uma entrevista, a maior concorrência pode vir de você mesma. Prepare-se para responder perguntas sobre seu antigo emprego e sobre sua formação.

Drible o nervosismo. Reflita em casa sobre sua experiência profissional, pense nos seus pontos fracos, em suas qualidades e tente ver os pontos positivos de todos os seus empregos anteriores. Assim, você não será pega de surpresa com as perguntas do entrevistador e saberá como responder de maneira sincera e sem nervosismo.

Prepare-se para ser avaliada. Esteja ciente de que todas as suas atitudes – ou falta delas – serão analisadas. Portanto, seja simpática e educada, cumprimente os demais candidatos e agradeça os funcionários que te atenderem.

Seja sincera. Não adianta você vender um produto que não funciona da forma prometida. A empresa precisa conhecer o seu perfil para saber se ele combina com a vaga ou não. Caso você se camufle e passe na entrevista, você pode não se adaptar à empresa e a parceria pode não dar certo.

Seja objetiva. Tente ser sucinta em suas respostas, não há necessidade de contar uma longa história para chegar a algum ponto. Por outro lado, não dê respostas curtas demais, isso fará com que o entrevistador não te conheça tanto e você perderá pontos.

  Cinco Hábitos Financeiros Para Incorporar no Seu Dia a Dia

Seja discreta. Não ria nem fale alto demais, tente não gesticular muito, nem mexer no cabelo e não mude de posição na cadeira a todo o momento. Essas atitudes podem demonstrar impaciência, desinteresse, nervosismo e ansiedade.

Evite clichês. O entrevistador sabe quando você está mentindo ou falando alguma coisa apenas para impressionar. Ao ser perguntado sobre seu ponto fraco, seja sincera e responda a pergunta com algo verdadeiro. Perfeccionismo geralmente não é visto como um defeito e você perderá pontos tentando evitar mencionar um ponto negativo seu. Saiba seu ponto fraco e tente dizer o que você faz para evitar que esse defeito atrapalhe sua vida profissional.

Respeito em primeiro lugar. Não faça piadas forçadas, nem use gírias. Muitas pessoas quando ficam nervosas fazem gracinhas para se sentirem mais a vontade e isso pode ser um tiro no pé. Mantenha uma postura séria e profissional. O bom humor é bastante valorizado, mas o bom senso é essencial.

Pessoas calmas

Depois da entrevista

Tenha paciência. Geralmente as empresas dão um parecer para todos os candidatos, independente de terem sido aprovados ou não. Mas isso não é uma regra.

Lembre-se que o processo seletivo nem sempre é rápido. Se a empresa se comprometeu a dar uma posição e depois de 15 dias você não ter recebido um feedback, mande um e-mail ou telefone para o responsável. Tente não parecer impaciente ou decepcionada se a resposta for negativa ou se ainda não houver alguma resposta.

Não se deixe abater. Não passar em uma entrevista não quer dizer que você não seja uma boa profissional. Em um processo de seleção pode haver dezenas de candidatos para a mesma vaga. Tenha isso em mente e se prepare para a próxima entrevista.

  Ficar em casa ou voltar ao trabalho: o que é melhor para o bebê?

Quanto mais entrevistas você fizer, mais preparada e à vontade você vai ficar. Portanto, encare as entrevistas que você não passou como um teste e uma preparação para aquele emprego dos sonhos que logo logo você vai encontrar!

 

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui