Você já parou para pensar em como se comportar nas reuniões online de um modo que seja possível passar uma impressão profissional? Ou você simplesmente participa da reunião e nem se dá conta da imagem que está transparecendo para o seu chefe e colegas?

Pensar sobre isso é fundamental para garantir que a sua marca pessoal se mantenha sempre desenvolvida e em crescimento. Por isso, neste texto nós unimos uma série de fatores importantes que você deve levar em conta durante nas reuniões online. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: 7 dicas para você investir na sua marca pessoal

Como se comportar nas reuniões online?

como se comportar nas reuniões online
Mulher participando de reunião por vídeo chamada. Foto: Freepik

Antes de qualquer coisa, queremos que você compreenda que as nossas dicas de como se comportar nas reuniões online não dizem respeito a um passo a passo engessado. É claro que você pode ser autêntica e espontânea durante as reuniões. Não é esse tipo de limitação que queremos criar.

Porém, o nosso conteúdo foi desenvolvido com foco em um checklist de etiqueta. Ou seja, além de você ser autêntica nas reuniões, também queremos que você saiba agir de forma cordial e que impulsione a sua imagem profissional.

Para isso, sugerimos que você acompanhe a nossa lista de considerações abaixo:

1. Prepare o espaço com antecedência – isso impacta no seu conforto e comportamento

como se comportar nas reuniões online
Mulher fazendo anotações sobre a reunião online. Foto: Freepik

Preparar o ambiente é tão importante quanto cuidar da sua imagem. Sabe por quê? Porque a forma como o “fundo” está organizado pode provar o quanto você é atenta aos detalhes – ou não.

Ou ainda, um ambiente bagunçado pode passar uma imagem de desleixo, preguiça e falta de foco e concentração. Por isso, arrume o seu cenário antes de a reunião começar. Você não precisa ficar “enfeitando” tudo. Às vezes, sentar-se em frente a uma cortina já está de bom tamanho.

Além disso, lembre-se de deixar o ambiente bem confortável. Isso é fundamental para impedir que você fique sentindo alguma angústia que atrapalhe a sua concentração durante as reuniões online.

Quer um exemplo? Imagine uma cadeira mal ajustada ou uma mesa bagunçada a ponto de você não conseguir apoiar o seu caderno de anotações. Ambos os cenários poderiam atrapalhar você na hora de prestar atenção no outro ou tomar nota.

Leia mais: 7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

2. Vista-se como se fosse sair de casa para trabalhar – e foque no conforto

como se comportar nas reuniões online
Mulher cumprimentando na reunião online. Foto: Freepik

Não caia no erro de se vestir de qualquer forma só porque está em casa. Mesmo quando você crê que não vai abrir a câmera, cuidado para não ir completamente “despreparada” para essa demanda.

Se você for de pijama para a reunião, poderá mandar uma mensagem para o seu cérebro dizendo que é hora de relaxar e descansar. E isso pode fazer com que a sua capacidade de atenção e raciocínio também seja reduzida. Portanto, cuidado!

E ainda: se o seu chefe pedir a câmera ligada? E se o cliente solicitar isso? Pense sobre isso. Portanto, vista-se como se fosse trabalhar, a fim de evitar esses contratempos.

Mas não exagere no tipo de vestimenta: não precisa ser algo totalmente social a ponto de ser desconfortável. Afinal, você precisa se sentir bem em frente à câmera. Caso contrário, sua concentração poderá sofrer por isso.

Leia mais: Como escolher um curso online? 5 passos importantes

3. Como se comportar nas reuniões online: Posicione bem a sua câmera

como se comportar nas reuniões online
Mulher fazendo anotações na chamada online. Foto: Freepik

A posição da sua câmera também é muito importante. Você deve colocá-la em um ângulo que mostre o seu rosto com clareza, mas sem um zoom exagerado. Ao mesmo tempo, permitir que haja espaço para você gesticular é muito interessante, pois dessa forma você mostra um pouco mais de “humanização” no campo online.

Sendo assim, nada de usar a câmera muito acima do seu colo, ou muito baixa a ponto de cortar uma parte do seu cabelo/cabeça.

Além disso, cuidado com a posição do equipamento com relação à iluminação do ambiente. Procure não ficar com a câmera contra a luz, pois a sua imagem poderá ficar destorcida e as outras pessoas talvez nem enxerguem você.

Veja mais: Como ser mais resiliente? Veja como aprender a ser resiliente!

4. Mantenha o microfone desligado quando não for o seu momento de falar

Se tem uma coisa que pode ser muito problemática durante uma reunião online é o uso inadequado do microfone.

Por isso, se você realmente quer saber como se comportar nas reuniões online, lembre-se dessa regra universal: enquanto você não fala, o microfone fica desligado.

Isso evita que ruídos do ambiente da sua casa “vazem” para a reunião e isso acabe prejudicando a fala do seu chefe ou colega de trabalho. Assim sendo, só ligue o microfone quando for o seu momento de se pronunciar. Caso contrário, o mudo deve ficar ativo.

Leia também: Como ser uma boa líder – 10 práticas que podem te ajudar

5. Como se comportar nas reuniões online: Nunca interrompa a outra pessoa

como se comportar nas reuniões online
Mulher participando de reunião por vídeo chamada. Foto: Freepik

Se você quer realmente aprender a como se comportar nas reuniões online, deve considerar outra situação que deve ser frisada nesta lista de como se comportar nas reuniões online é com relação à interrupção do outro que está falando.

Além de ser algo extremamente deselegante, essa interrupção pode complicar o entendimento do que a pessoa estava falando. Afinal, o áudio ficará cortado e todas as pessoas sairão prejudicadas nessa experiência.

Por isso, só fale quando for convidado ou peça licença “levantando a mão” pela plataforma (algumas disponibilizam isso). Caso essa ferramenta não esteja disponível, escreva pelo chat que você quer contribuir com algo.

Leia também: Existe emprego perfeito? Como conquistar um emprego dos sonhos?

6. Como se comportar nas reuniões online: Cuidado para não achar que você está “em casa” durante a reunião

Cuidado com aquela ideia de ficar muito à vontade durante a reunião. Lembre-se disso se quiser aprender a como como se comportar nas reuniões online!

Ficar comendo, bebendo, ou se distraindo com cabelo, unha, roupa, caderno, livro ou qualquer outra coisa pode “pegar mal” durante o momento em que outra pessoa fala.

Você precisa considerar a reunião online como a offline. Ou seja, durante a reunião presencial você não leva o seu lanche, refrigerante ou até mesmo um vinho, certo? Muito menos resolve fazer as unhas ou qualquer outra atividade que não esteja relacionada ao trabalho, não é? Então por que fazer isso no online?

Leia mais: Síndrome de Impostora nas mulheres: Por que acontece? Como lidar?

7. Como se comportar nas reuniões online: No momento da sua fala, respire fundo e articule com calma

como se comportar nas reuniões online
Mulher fazendo reunião online pelo notebook. Foto: Freepik

Outro erro muito recorrente e que devemos considerar na hora de aprender como se comportar nas reuniões online é com relação à forma como falamos. Devido à ansiedade de estar em frente à câmera, muitas pessoas começam a “atropelar” as ideias, falando rápido demais, quase “sem respirar”.

Só que o problema é que falar dessa forma no online é um pouco complicado. Afinal, a captação do microfone é diferente do que acontece na hora que conversamos cara a cara.

Por isso, fale pausadamente, com calma e articulando bem as palavras. Dessa forma você consegue pôr em frases o que precisa transparecer para os demais.

Um bom teste que você pode fazer, antes das reuniões em si, é o de falar em áudio para si mesma e ouvir. Assim você vai avaliando a sua maneira de explicar algo e pode ir melhorando a sua articulação e dicção.

Veja também: Como ser uma boa líder – 10 práticas que podem te ajudar

8. Como se comportar nas reuniões online: Avise os familiares sobre a reunião online

Se possível, escreva uma plaquinha de “ocupado” e coloque na porta do escritório/quarto para que os seus familiares não interrompam você durante a reunião. Afinal, é você quem deve propor os limites dentro dos relacionamentos em casa, e não o seu chefe ou colega.

Por isso, seja bem direto na hora de comunicar que estará em reunião e que não pode ser interrompido por nada. Vá educando a sua família para esse tipo de comportamento.

9. Não fique se distraindo com outras abas ou acontecimentos offline

como se comportar nas reuniões online
Mulher fazendo reunião online por tablet. Foto: Freepik

Nada de deixar mil abas abertas no computador, hein? E tampouco fique se distraindo com o seu cachorro ou com a fofoca que a família está contando no outro cômodo. Para saber como se comportar nas reuniões online, lembre-se do pressuposto de estar presente.

Mesmo quando não estamos presentes presencialmente, nós precisamos estar focados naquilo que nos propomos fazer. E se a proposta é a reunião, então trate de voltar seus olhos para tela e seus ouvidos para o que está sendo dito.

Dessa forma você conseguirá absorver melhor as informações e passará uma imagem mais profissional e, acima de tudo, respeitosa. Sendo que o respeito é essencial na hora de saber como se comportar nas reuniões online. Afinal, essa atenção é, antes de qualquer coisa, a demonstração de que você respeita a fala da outra pessoa.

Gostou do conteúdo? Então já compartilhe com os seus colegas para que eles também aprenda a como se comportar nas reuniões online da melhor forma.

Leia mais: Como ser influenciadora digital? 6 passos simples!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui