Aprender a como se preparar para uma gravidez é muito importante para que esse momento aconteça da melhor forma possível. Tendo em vista que muitos aspectos psicológicos e físicos podem mudar, a preparação é um passo imprescindível na vida da mulher e de toda a sua família. Para tanto, fizemos este guia com informações precisas para você. Acompanhe e saiba mais.

como se preparar para uma gravidez
Mãe sendo abraçada pelo filho pequeno. Foto: Freepik

Como se preparar para uma gravidez?

Existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração quando pensamos em uma gravidez. Aqui, vamos lhe apresentar os cuidados físicos e psicológicos que você precisa considerar. Mas, lembre-se que além deles, existem pontos práticos, relacionado com o cômodo e a sua casa, e também relacionado com as finanças da família.

Estes fatores são igualmente importantes e você deve estudar sobre eles para ter bons resultados, ok? Visto isso, vamos agora as nossas considerações.

Leia também: Tampão Mucoso – O que é? Como identificar?

Aspectos físicos

Primeiramente, vamos pensar em todos os aspectos físicos relacionados com o passo a passo de como se preparar para uma gravidez. São eles:

1- Interrompa a contracepção

Este cuidado é primordial e, de certo modo, pode parecer óbvio. Porém, é importante que você considere esta “parada” o quanto antes. É adequado, inclusive, que você interrompa o anticoncepcional, por exemplo, 3 meses antes de iniciar as tentativas de engravidar. Isso porque este é um tempo interessante para o corpo restabelecer os equilíbrios hormonais sem o uso de hormônio sintético.

Assim você também poderá conhecer um pouco mais sobre o seu ciclo menstrual e, consequentemente, poderá “estudar” os dias da sua fertilidade, investindo em mais tentativas neste período.

2- Tome ácido fólico

O segundo ponto que precisa ser considerado é com relação o consumo de ácido fólico. É interessante que você converse com o seu médico para que o mesmo esclareça a quantidade que deve ser consumida por você e, do mesmo modo, inclua este cuidado com antecedência as tentativas, para que o seu corpo tenha uma base mais interessante para a gravidez.

Leia mais: Teste de gravidez positivo: O que fazer?

Como se preparar para uma gravidez
Mãe segurando filha no colo. Foto: Freepik

3- Alimentação adequada

Cuidado com o excesso de comidas que possam ser prejudiciais para a saúde, ok? É interessante que você consuma bastante frutas, verduras e legumes, além de investir em uma boa hidratação. Tudo isso manterá o seu organismo, de maneira geral, muito mais saudável e pronto para receber e “hospedar” um bebê em desenvolvimento.

Do mesmo modo, cuidado com alguns alimentos! A canela, por exemplo, pode provocar o efeito abortivo e, portanto, evite consumir a mesma durante as tentativas de gravidez.

4- Mantenha-se em forma

Manter a prática de exercícios físicos é muito importante, pois assim você manterá o peso adequado e isso poderá facilitar a sua gravidez. Afinal, quando o organismo está em forma e equilibrado, o desenvolvimento do bebê é ainda mais facilitado. Além de que as chances de engravidar aumentam.

Leia também: Folículo Ovariano – O que é? Qual a função?

5- Pare de fumar e consumir drogas e/ ou álcool

É sabido que o consumo de drogas, álcool e cigarro é extremamente prejudicial para a saúde do bebê. Além disso, estes componentes podem acabar prejudicando a saúde da mãe e atrapalhando as tentativas de engravidar. Outro ponto que você deve considerar é que a abstinência pode ser um fator muito impeditivo para uma gravidez saudável.

Assim sendo, se você tem o hábito de fumar, procure ir parando aos poucos até deixar o vício de lado e ter a certeza de que poderá engravidar sem os riscos de recaídas.

Como se preparar para uma gravidez
Mulher sentada sob o pôr do sol de braços abertos. Foto: Freepik

6- Utilize lubrificantes inofensivos

Você sabia que muitos lubrificantes podem dificultar o caminho dos espermatozoides? Pois é! Por isso é importante que você leia com atenção a embalagem, antes de adquirir um produto. Se tiver dúvidas sobre qual a melhor alternativa, converse com o seu médico e peça para ele lhe indicar a melhor alternativa.

Aspectos psicológicos

Além de considerar todos os cuidados com a saúde do seu corpo, é muito importante também trabalhar com a sua mente, é claro. Para isso, você deve pensar em algumas considerações como:

1- Leia sobre o assunto

Basicamente, se você quer saber como se preparar para uma gravidez, você já está fazendo isso, não é mesmo? Porém, leia também sobre o processo de gravidez. Saiba como uma mulher engravida, o que acontece no corpo, quais são as mudanças. Essas informações são importantes para você entender todas as mudanças que viverá de agora em diante.

Veja também: Teste de gravidez é totalmente preciso?

2- Converse com alguma mãe

Experimente trocar ideias com alguma mãe, seja ela de primeira viagem, ou não. Assim você poderá saber como tem sido o dia a dia dela, o que mudou, o que permaneceu igual… Enfim!

Porém, cuidado com esse tipo de conversa. Não tente usar a experiência alheia como um passo a passo para você seguir e desenvolver o seu caminho em busca da posição de mãe. Mas sim, apenas tente entender outro ponto de vista como uma possibilidade para si, e não como regra.

como se preparar para uma gravidez
Mulher segurando rosa com as duas mãos. Foto: Freepik

3- Planeje a sua vida

Tire momentos do seu dia para sentar e refletir, sozinha, sobre como serão os próximos anos. Pense em tudo que está envolvido com o ato de se tornar mãe. Como será a sua rotina? Como será o seu trabalho, os seus projetos pessoais?

Pense nestes impactos e vá trabalhando possibilidades em sua mente. Lembre-se que assim como ser mãe pode desencadear momentos incríveis, você deve também planejar com relação aos empecilhos que podem surgir. E quanto mais preparada neste sentido você estiver, menos frustrações terá no futuro.

Mas, lembre-se também que não é possível “prever” o futuro, ok? Apenas planeje de um modo que você tenha um plano para seguir, mas que este seja flexível o suficiente para sofrer alterações quando necessário.

4- Entenda suas limitações

Não se esqueça que não existem pessoas perfeitas em nenhum âmbito de nossas vidas e, do mesmo modo, não existirá sendo mãe. Ou seja, não existe mãe perfeita, e tampouco mãe sempre presente.

Afinal, o que muita gente não sabe é que a ausência é tão importante quanto a presença em um relacionamento, especialmente entre mãe e filho. Portanto, enxergue você como alguém como limitações e contente-se com o fato de ser uma mãe suficientemente boa, e não perfeita!

Leia mais: Principais sintomas da gravidez

5- Como se preparar para uma gravidez: Não idealize o momento perfeito

Cuidado com as idealizações, ok? Muita gente passa a vida esperando pelo momento certo de tomar uma atitude, iniciar uma faculdade, começar academia e, do mesmo modo, esperam a perfeição para engravidar…

como se preparar para uma gravidez
Mulher deitada com girassóis no cabelo. Foto: Freepik

O que você precisa compreender é que nunca haverá um momento perfeito. É claro que você pode sim se preparar e se desenvolver de um modo a ter uma gravidez mais tranquila e equilibrada, porém, lembre-se que não existirá perfeição, tendo em vista que ela não aparece em momento algum e em nenhum âmbito de nossas vidas.

Se você tem o desejo de ser mãe, e o seu parceiro(a) também demonstra isso, vocês podem juntos pensar no próximo passo em qualquer etapa da vida. O importante é a união e o planejamento construtivo para tal. De resto, se aguardarmos a perfeição e o momento ideal, pode ser que passemos a vida adiando.

Pense nisso e aposte nestas dicas de como se preparar para uma gravidez! Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui abaixo para que possamos conversar sobre o assunto. E ainda: se você já é mãe, conte-nos a sua experiência e ajude outras mulheres.

Ser mãe é uma das coisas mais incríveis da vida, portanto, prepare-se para este momento e desfrute de cada detalhe da melhor forma possível. Felicidades!

Leia também: Engravidar: 6 Dicas para ficar grávida mais rápido

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui