Saber como ter uma imagem profissional mais positiva é essencial para garantir bons frutos no trabalho. Afinal, um bom posicionamento e uma postura adequada são importantes para qualquer tipo de relacionamento em nossas vidas, e no trabalho não seria diferente.

Muitas vezes, inclusive, pessoas perdem empregos por comportarem-se de maneira nada interessante no ambiente corporativo. E ainda: nem se dão conta de suas atitudes negativas! Por isso, se você quer começar 2021 com novos ares e possibilidades para impulsionar a sua carreira, acompanhe o nosso guia de hoje e fique por dentro.

Para ler mais tarde: Aprender um Novo Idioma pode Alavancar sua Carreira

6 dicas essenciais de como ter uma imagem profissional mais positiva

Trouxemos a seguir 6 dicas essenciais de como ter uma imagem profissional mais positiva e assim melhorar o seu desempenho em seu trabalho. Lembre-se que sempre é momento de crescermos e nos desenvolvermos de maneira saudável. Veja a seguir:

como ter uma imagem profissional mais positiva
Mulher empreendedora pensativa. Foto: Freepik

Como ter uma imagem profissional mais positiva: Autoconhecimento é importante

O primeiro passo de como ter uma imagem profissional mais positiva é desenvolvendo o seu autoconhecimento. É a partir dele que você poderá reconhecer as suas qualidades e defeitos, e assim, fica muito mais fácil trabalhar cada uma dessas características.

Por exemplo, se você sabe que é do tipo de pessoa um tanto desorganizada, é importante que tente investir ao máximo na melhoria deste defeito. Vale uma mentoria, comprar uma agenda, aderir a aplicativos de organização, enfim!

Veja também: Personal Organizer: 5 motivos para contratar

Como ter uma imagem profissional mais positiva: Observe a reação do chefe e colegas

Observar a reação das outras pessoas diante da suas atitudes é uma das formas mais eficientes de como ter uma imagem profissional mais positiva. Isso porque você pode usar a linguagem corporal e as reações dos seus colegas como um verdadeiro termômetro para as atitudes que você toma no decorrer do dia a dia.

como ter uma imagem profissional mais positiva
Mulher empreendedora conversando por telefone enquanto faz anotações. Foto: Freepik

Parece uma dica óbvia, mas às vezes estamos tão focadas no que fazemos que nos esquecemos de considerar o quanto determinado posicionamento pode estar sendo visto como inadequado por outra pessoa.

É claro que isso não quer dizer que você deve simplesmente deixar de lado as suas ideias e atitudes porque outra pessoa não gosta. Mas sim, analise o que pode estar servindo de desagrado. Se for apenas por questão de posicionamentos e opiniões diferentes, vale conversar com a pessoa para esclarecer de maneira profissional e equilibrada.

Porém, se as atitudes incomodam por não estarem tão alinhadas ao ambiente profissional, vale revisar a maneira como você age.

Leia mais: Como mudar de carreira sem grande estresse

Como ter uma imagem profissional mais positiva: Peça um feedback sincero e demonstre interesse em melhorar

Pedir feedback sobre o seu trabalho é uma das melhores maneiras de como ter uma imagem profissional mais positiva. Isso porque mesmo observando e conhecendo os seus defeitos, nem sempre enxergamos com clareza o que podemos estar fazendo de maneira equivocada.

como ter uma imagem profissional mais positiva
Mulher empreendedora de braços cruzados e sorrindo. Foto: Freepik

Assim, conversas francas com os gestores é a porta de entrada para dicas e sugestões de melhorias. Lembre-se também de não levar estes feedbacks para o pessoal, ok? Pois se você questiona do seu trabalho, precisa estar ciente de que críticas negativas poderão surgir.

Além disso, demonstre interesse pela mudança. Mostre, no decorrer dos dias, quais atitudes você tem tomado para melhorar determinado ponto que foi enaltecido pelos seus gestores. Isso demonstrará o seu comprometimento e melhorará a sua imagem positiva.

Veja também: Morar fora para aprender outro idioma: Vale a pena?

Como ter uma imagem profissional mais positiva: Esteja ativamente trabalhando de forma a melhorar o seu currículo

O nosso currículo não é algo que fica pronto depois que nos formamos em uma faculdade ou curso. Mas sim, trata-se de algo pessoal e, acima de tudo, humano. Por isso, é importante que saibamos que assim como mudamos com o passar do tempo, os conhecimentos também mudam.

O que isso quer dizer? Quer dizer que é muito importante que você esteja sempre em busca de boas atualizações e oportunidades para melhorar o seu trabalho e elevar os seus conhecimentos. E nem estamos falando de fazer mil e uma graduações e pós-graduações.

como ter uma imagem profissional mais positiva
Mulher empreendedora em seu escritório segurando uma pasta. Foto: Freepik

Até porque, às vezes, cursos livres, palestras e congressos podem trazer melhores resultados do que simplesmente passar anos da sua vida se dedicando a algo apenas para preencher o currículo.

Lembre-se: Estudar é crescer na carreira acadêmica e profissional sim. Mas, precisa estar baseado em algo que tenha sentido para você. Quanto mais você desenvolver seus pontos fortes, ou querer melhorar algum negativo, estudando e desenvolvendo-se com algo que gosta, melhor serão os resultados.

Você poderá gostar também de: Finanças em casal: Saiba como organizar as finanças em conjunto

Pense no seu desenvolvimento pessoal e profissional, de maneira mútua. Isso lhe ajudará a escolher bons cursos e estudos que automaticamente impactarão no seu currículo. Ou seja, deixe de lado aquela ideia de apenas enriquecer, e pense no seu bem-estar, felicidade e desenvolvimento pessoal, na hora de preencher o seu currículo com novos cursos e possibilidades, ok?

Como ter uma imagem profissional mais positiva: Trabalhe o desenvolvimento da sua autoconfiança

A sua autoconfiança também é uma importante forma de como ter uma imagem profissional mais positiva. Afinal, pare e reflita sobre a seguinte situação:

  • Funcionária 1: Busca sempre aprender e “mete a cara” em situações que possam tirá-la da zona de conforto. Mesmo buscando o suporte dos gestores, demonstra atitude, opina e traz o seu ponto de vista.
  • Funcionária 2: Gosta de aprender, mas nunca opina ou demonstra o seu pensamento, por medo de que possa estar muito errôneo. Espera que os gestores dêem todos os passos de bandeja, sem questionar o que poderia ser melhorado, e apenas seguindo o que é pedido de maneira automática.
como ter uma imagem profissional mais positiva
Mulher empreendedora em frente ao prédio. Foto: Freepik

Repare que nos dois casos as colaboradores estão cumprindo o que os gestores pedem. Porém, com um diferencial: uma possui autoconfiança para opinar e trazer à mesa possíveis estratégias melhores e diferentes.

Agora reflita: qual das duas demonstra uma imagem profissional mais positiva? Pois é! Certamente a primeira!

É claro que a segunda não está “errada” por agir como age, porém, se os gestores esperarem alguém com mais atitude e ideias novas, ela não estará dentro desse perfil. E poderá ser vista de uma maneira não muito positiva.

Veja mais: 10 Negócios para empreender individualmente

Por isso, além de trabalhar o seu autoconhecimento, busque a sua autoconfiança. Ela é importante para que você saiba agir, quando tem que agir, e ainda busque novos caminhos promissores para você e sua empresa.

como ter uma imagem profissional mais positiva
Mulher mexendo no celular e demonstrando uma expressão de felicidade. Foto: Freepik

Como ter uma imagem profissional mais positiva: Demonstre cordialidade e educação

Como ter uma imagem profissional mais positiva se você não demonstrar educação e cordialidade? Pois é, parece impossível, não é mesmo? E nem estamos falando de ser uma pessoa totalmente aberta e receptiva, mas sim, estamos apenas enaltecendo a importância de tratar bem quem está em sua volta, além de demonstrar empatia, educação, paciência e atenção.

Tudo isso garante uma imagem muito mais positiva diante das outras pessoas. Por isso, se você é do tipo tímida e que não consegue se abrir demais diante das outras pessoas, comece a desenvolver a sua autoconfiança neste sentido.

Comece com o simples “bom dia”, seguido de um sorriso agradável, para trazer mais felicidade ao dia a dia das pessoas. Além disso, busque demonstrar atenção quando alguém estiver falando com você. Opine apenas em momentos oportunos, e jamais interrompa alguém que está falando, mesmo que você não concorde nada com o que é dito.

Parecem coisas superficiais, mas acredite, nem todo mundo tem o costume de ser educado e cordial. E isso pode ser fundamental para uma imagem positiva. Pense nisso!

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui