Elas podem aparecer a qualquer momento e ninguém está livre disso, nem homens, nem mulheres, nem adultos ou crianças. As pessoas de pele negra possuem uma vantagem a mais, pois a melanina age como um tipo de protetor da pele. Os raios solares são os principais agressores se a pele não estiver bem protegida, mas há outros fatores que interferem como a gravidez, por exemplo.

como tratar manchas de pele
Moça ruiva aplicando maquiagem na pele. Foto: Freepik

Melasma

Esse tipo de mancha está associada a presença não apenas da exposição solar, como também aos hormônios femininos e por isso aparecem com mais frequência durante a gestação ou com o uso prolongado de anticoncepcionais. O melasma possuem uma cor castanha e costuma aparecer em regiões protuberantes como bochechas, queixo, testa, ombros e colo.

Para tratar essa mancha é preciso fazer o uso diário de protetor solar e acompanhar com tratamentos que as deixam mais claras como cremes específicos ou o peeling. Para receitar o creme ou qualquer outro tratamento, um dermatologista é a melhor opção de escolha. Durante a gestação, a mancha é chamada de cloasma e o tratamento com cremes clareadores pode ser um pouco mais difícil por causa da composição química.

Manchas senis

É comum que com o avançar da idade algumas manchas apareçam como as melanoses solares, que são manchas escuras, a leucodermia solar, que são manchas de uma tonalidade mais clara que a da pele e a púrpura senil, que são machas mais arroxeadas. O conjunto das alterações no sistema provocado pelo avançar da idade, a exposição ao sol e o fator genético costumam provocar o aparecimento dessas manchas.

Um tratamento adequado para as melanoses solares é usar o laser ruby, muito eficiente para retirar as marcas mais escuras. O resultado do tratamento vai depender de fatores como a extensão e a intensidade das manchas. Usar protetor solar da maneira correta, aplicando de duas em duas horas é o melhor remédio.

Sardas

Algumas pessoas acham que elas são um charme e tanto, outras não as suportam. As sardas parecem já ter nascido com a pessoa, mas, na verdade, o surgimento dessas manchas mostra o quanto você está se expondo ao sol. Normalmente ocorre em pessoas brancas nas quais a pele não tem poder de absorção dos raios solares de maneira uniforme.

  Aprenda a aplicar e cuidar das unhas postiças
como tratar manchas de pele
Mulher sorridente segurando coco para cuidar da pele. Foto: Freepik

Dependendo da intensidade e da extensão do quadro será indicado um tratamento adequado. A primeira coisa que é preciso saber é que nenhum tratamento é definitivo. O sucesso dele vai depender muito mais do indivíduo do que do tratamento em si. Para sardas de pequena ou média intensidade cremes ou ácidos para peeling podem ajudar, já para as situações mais graves, o melhor é recorrer ao laser.

Não entre em contato com frutas cítricas

As manchas provocadas pelo limão são clássicas, famosas e têm um nome: fitofotodermatoses. Mas, não é a penas ele que pode causar esse problema, qualquer fruta cítrica pode ser responsável pela formação de manchas escurecidas se entrarem em contato com a pele. Quando isso acontecer, o melhor a fazer é lavar rapidamente o local antes que os raios solares podem entrar em contato e produzir os efeitos danosos, causando inclusive, queimaduras.

Manchas ocasionadas por cicatrizes

Quando nos machucamos, o local afetado pode ficar com uma tonalidade diferente da cor normal da nossa ele e isso pode acontecer principalmente em peles negras. Não há muito o que fazer para evitá-las e as manchas costumam desaparecer com o tempo. Mas, para acelerar o processo você pode pedir a ajuda de cremes, uso de protetor solar constante e o peeling.

como tratar manchas de pele
Mulher com manchas no rosto que precisam ser tratadas. Foto: Freepik

Manchas causadas por depilação

Retirar os pelos com lâminas, além de causar pelo encravado, também pode predispor a pele à formação de manchas por conta do atrito ocasionado pela lâmina em contato com o tecido epitelial. Se for isso que está causando a mancha, o melhor é suspender o causador do problema e mudar a técnica. Você pode recorrer à depilação à laser ou com cera quente, mas procure um bom profissional, pois esses tipos de depilação também podem causar manchas na pele.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui