Vocês já estão namorando há séculos e, de repente, seu namorado finalmente te pede em casamento (você também pode fazer isso, afinal de contas estamos em tempos modernos) e dá um belíssimo anel de noivado. Já é uma tradição a mulher ganhar um anel como prova do compromisso que o casal tem um com o outro.
Saiba quais são as diferenças entre jóias, semijoia e bijuteria.
Qual é o verdadeiro significado do anel de noivado?
O anel, por si só, já é o pedido de casamento devidamente formalizado. A maioria dos anéis de noivado são fabricados em ouro e possuem uma pedra de diamante, que ficou eternizada como o símbolo do amor. Mas, como a nossa sociedade é um tanto machista e essencialmente capitalista, vamos ao verdadeiro significado desse ritual.
O anel de noivado começou a ser utilizado por causa de duas coisas. A primeira delas era uma forma do noivo mostrar para a família e para a noiva de que ele poderia sustentá-la (naquela época mulher só podia cuidar da casa e da família e, portanto, não podia de sustentar sozinha). O outro motivo era uma espécie de segurança que a família tinha que de o rapaz honraria o compromisso do casamento.
Por que usar o anel de noivado no dedo anular?
Também chamado de dedo anelar justamente por conta de ser o dedo preferido para se usar o anel de noivado, o fato do anel ser usado nesse dedo não possui nenhum registro histórico ou motivo consistente que explique o significado disso. Existe, porém, uma lenda chinesa que, explica um determinado posicionamento dos dedos, de uma mão com a outra, na qual é possível separar todos os outros dedos, menos o anelar.
Termos técnicos
Não é porque você vai noivar que tem que ser uma especialista na hora de comprar a aliança. Os noivos mais inseguros e também aqueles sem muita paciência, acabam levando a noiva para escolher a aliança. E aí bate uma série de dúvidas quando o vendedor da loja começa a falar uma série de termos técnicos e você, é claro, fica viajando.
O quilate, por exemplo, pode significar duas coisas: o peso ou mesmo a pureza das pedras. Por exemplo, pode-se usar o quilate para o peso dos diamantes, também conhecido como quilatagem. Neste caso, ele é representado pelas letras “ct” isso porque, em inglês, essa medida é chamada de carat.
Identificando o ouro
Já o quilate, que é representado pela letra K (o mais conhecido), tem o sentido de pureza para o ouro. Normalmente, o que vemos nas joalherias não é ouro puro e sim uma liga (mistura de vários metais) e dentro dela temos uma determinada quantidade de ouro que é medida pelo quilate.
O que temos de ouro puro ou também chamado de ouro fino é o ouro 24K. Mas porque vemos o ouro 18K com mais frequência? Porque o ouro puro ele é mole, mais maleável. Se você assistir a filmes baseados em épocas passadas, vai perceber que os personagens vão morder uma moeda. Se ela ficar marcada com o dente é porque é ouro puro.
O ouro 18K significa que de 24 partes, 18 é feita com ouro (75%) e 6 de outros metais (25%), ou seja, aqui temos uma liga metálica. Se você é boa em matemática vai perceber que o número de referência para a pureza do ouro é sempre o 24. E essa letra K, vem do inglês Karat.
Veja também quais são as diferenças entre o ouro branco e o ouro amarelo.
Algumas regras para o anel de noivado
Na verdade, não existem muitas regras. Esse ritual metódico e todo “certinho” é coisa do passado. Por exemplo, não é obrigatório que o anel seja com uma pedra de diamante. Afinal de contas, é uma pedra muito cara e a maioria não pode pagar por ela. O importante é que o anel combine com o perfil da noiva e que seja o símbolo desse momento tão especial para o casal.
O anel também não precisa ficar sozinho no dedo, você pode combinar com outros que já use. Também não é obrigatório que seja usado na mão direita. Neste caso, a única regra que pode haver é que a aliança de ouro seja utilizada na mão direita e migre para a mão esquerda no dia do casamento.