Fazer compras online é muito cômodo, prático e rápido. No entanto, é preciso sempre estar atento para não cair em golpes ou permitir que os dados do seu cartão de crédito sejam vazados na internet.

Mas, como conseguir garantir estes cuidados? O que deve ser levado em conta antes de simplesmente comprar aquele produto que você tanto deseja? Para responder a estes questionamentos, trouxemos algumas sugestões que podem lhe ajudar. Acompanhe e entenda.

Para ler mais tarde: 5 dicas de moda para fazer reuniões online

compras online
Mulher com café na mão enquanto mexe no notebook. Foto: Freepik

Como fazer compras online com segurança?

Para fazer compras online com segurança é preciso observar atentamente a loja na qual você deseja comprar. Para isso, é preciso se atentar a características mais sutis e implícitas. Abaixo você compreenderá todos os fatores envolvidos com essa observação:

Busque indicadores sobre a loja antes de fazer compras online

O primeiro passo é procurar indicadores de que a loja é realmente interessante. Vale procurar testemunhos em redes sociais ou conversar com conhecidos para saber a opinião de outras pessoas. A indicação de alguém é sempre bem-vinda, pois comprar em uma loja que algum conhecido já comprou e teve bons resultados é mais seguro do que investir em uma loja que ninguém ainda conhece.

compras online
Mulher fazendo compras na internet. Foto: Freepik

Veja também: Qual a melhor opção de negócio para mulher em 2021?

Verifique se há o ícone de cadeado ao lado do endereço do site

Ao lado do endereço do site, em seu navegador, você consegue visualizar se há um ícone de cadeado. Esse ícone é responsável por uma maior seguridade do site, sendo que, lojas que não o possuem não são seguras para você digitar os seus dados pessoais e tampouco do seu cartão de crédito. Veja o exemplo:

ícone de cadeado para compras online
O ícone de cadeado demonstra que o site é seguro para compras online.

Entretanto, um adendo: essa não é a única característica que garante que o site é confiável, ok? É preciso seguir as demais recomendações para fazer compras online com segurança.

Atente-se para os canais de atendimento da loja

Uma loja online de confiança sempre deixará os canais de contato bem explícitos. Além disso, sempre disponibilizará diversos canais, como WhatsApp, e-mail, telefone, chat, etc. Portanto, antes de fechar a sua compra, verifique quais são os canais disponíveis e experimente conversar através deles.

Se a resposta for cordial, rápida e efetiva, as chances de a loja ser mais confiável é muito maior.

Leia mais: Dicas para economizar nas compras do supermercado

Antes de fazer compras online, verifique o CNPJ da empresa

O CNPJ da loja também é um ótimo indicativo de que as compras online possam ser feitas com mais segurança. Costumeiramente, as lojas fantasmas criam CNPJs falsos, ou ainda usam de outras empresas para pôr em seus sites. Por isso, busque informações sobre esse dado da empresa antes de fechar qualquer negócio.

compras online
Carrinho de compras com caixas. Foto: Freepik

Use o Reclame Aqui para ter mais informações sobre a loja

O site Reclame Aqui será o seu maior aliado durante a sua investigação sobre uma loja específica. Nele você pode acessar informações importantes sobre a empresa, como a taxa de reclamação e resolução de problemas. Assim você já sabe quanto tempo a empresa costuma levar para resolver algo e se sequer ela resolve.

O Reclame Aqui lhe ajuda a saber se uma empresa é verdadeira ou não. Vale a pena sempre dar uma olhada lá antes de fechar qualquer compra na internet.

Não se deixe levar por preços muito baixos

Cuidado com os preços muito abaixo do mercado. Eles costumam ser bastante tentadores, mas podem ser a porta de entrada de muitos golpes. Por isso, antes de se deixar levar por um desconto muito absurdo, atente-se para a média de preço do mercado e procure acessar mais informações sobre a loja, considerando as nossas dicas anteriores.

Veja também: Lista de compras: 7 dicas para fazer a sua

compras online
Mãos masculinas fazendo compra online. Foto: Freepik

Faça compras online em computadores com anti-vírus e que sejam pessoais

Para que as suas compras online não lhe tragam dores de cabeça e sejam sempre feitas com segurança, use o seu computador pessoal para fazê-las. Isso porque os computadores compartilhados ou públicos podem estar propensos a vazarem os dados do seu cartão de crédito, causando um grande incômodo mais tarde.

Da mesma forma, lembre-se de sempre manter um anti-vírus ativo, pois ele ajuda a impedir que o seu computador sofra ataques nas páginas de pagamento.

Use um cartão virtual que possa ser cancelado depois

Para facilitar a vida dos seus usuários, o NuBank criou o “cartão virtual”, que você pode gerar diretamente no app para fazer as suas compras online. Depois de usá-lo, você pode cancelá-lo e assim impedir que alguma pessoa use os dados desse cartão para outras compras. Da mesma maneira, o valor da sua compra entrará na sua fatura, mas você estará muito mais protegido de fraldes.

compras online
Vetor representando loja online. Foto: Freepik

Contudo, tenha sempre muito cuidado e atenção na hora de fazer compras online. Se você seguir as nossas dicas, certamente terá bons resultados e ótimas experiências. Boas compras!

Leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui