Conheça a Dieta da Sopa

A dieta da sopa tem como principal objetivo eliminar os quilinhos a mais, porém de forma saudável. O caldo da dieta da sopa precisa ser bastante nutritivo, conter fibras, vitaminas e sais minerais, ou seja, o caldo precisa alimentar mesmo, porém com baixo teor de calorias. No entanto, a dieta da sopa exige muitos cuidados, afinal nem todas as dietas são convencionais, e com a dieta da sopa não é diferente, já que ela possui algumas restrições.

Para que a dieta da sopa não provoque cansaços, dores de cabeça e insônia, o caldo da sopa pode substituir até mesmo duas refeições consideradas importantes no dia-a-dia, durante sete dias, no máximo, após esse período os especialistas recomendam tomar a sopa apenas uma vez ao dia.

sopa
Foto: Freepik

Hoje em dia, existem diversas opções e receitas de dietas de sopa, porém iremos mostrar a receita mais conveniente, porém dentre muitas dietas restritivas, está é a dieta mais indicada para quem deseja perder peso, pois os vegetais concentram uma grande quantidade de substâncias que ajudam a equilibrar o metabolismo e ainda tem como função auxiliar nos problemas de retenção de liquido e na tensão pré-menstrual.

Outra vantagem da dieta da sopa é dependendo da escolha das frutas (que podem entrar no cardápio, tanto na forma de sucos e vitaminas, como a fruta pura, porém devem ser feitos com leite desnatado ou leite de soja para obter melhores resultados) e vegetais, é possível que a dieta auxilie no tratamento antienvelhecimento.

Os alimentos capazes de retardar o envelhecimento e combater naturalmente os radicais livres são aqueles que possuem vitamina A (cenoura, mamão, abóbora e manga), vitamina C (laranja, mexerica, limão, acerola, caju, morango e tomate) e vitamina E (cereais integrais, folhas verdes escuras, ovos e castanhas) além de alimentos que contêm minerais, como o zinco (frutos do mar, ovos, cereais e feijão), selênio (castanha-do-pará, frutos do mar, aves, carnes vermelhas e aveia) e magnésio (nozes, leites, cereais e legumes).

  Sintomas e tratamento da Osteoporose
sopa
Foto: Freepik

Como é feita a dieta da sopa?

Antes de explicarmos como é feita a dieta da sopa é importante ressaltar que a sopa não deve ser batida no liquidificador, pois isso facilita a digestão, sendo assim a pessoa poderá sentir fome rapidamente. Lembre-se também que na hora do preparo é sempre bom evitar usar massas, arroz ou grãos que possuem muitas calorias, como feijão, grão de bico e ervilha.

A idéia da dieta da sopa é que a pessoa utilize bastante vegetal em pedaços, pois incentivam a mastigação, além de incrementar o sabor com carne, frango ou queijo. Na dieta da sopa, aquele famoso pãozinho para acompanhar a refeição deve ser totalmente proibido. Outra dica é substituir o carboidrato por queijo ricota sem sal, ou ainda optar pelos caldos prontos.

sopa
Foto: Freepik

Caso seja necessário, você ainda poderá consumir as sopas industrializadas, porém nesse caso devem ser adicionais um ou dois vegetais frescos e queijo magro, para preservar o valor nutricional do alimento. Quem segue a risca a dieta da sopa, deve ter um café da manhã bem leve com pão light ou biscoito, frutas, leite desnatado e queijo magro.

Lanches como suco, frutas, iogurtes e barrinhas de cereais são muito importante entre as principais refeições para que a pessoa consiga se saciar com alimentos saudáveis, a fim de evitar horários de fome, principalmente por aquelas pessoas que tem compulsão pra comer e acabam comendo qualquer coisa que aparece pela frente, levando a dieta por água baixo. Os chás verdes também são liberados.

Contra Indicação da dieta da sopa

A contra indicação mais importante para essa dieta é não segui-lá por períodos prolongados. Em geral, os efeitos colaterais da dieta da sopa são nulos quando se segue a receita corretamente, porém a dieta deve ser evitada por gestantes, idosos, crianças e pessoas que possuem qualquer problema de saúde.

  Farinha de Maracujá: muito além do emagrecimento

Além disso, deve-se respeitar a combinação de alimentos de acordo com a proposta do cardápio de cada dia, sem alterar nenhum ingrediente ou repeti-los uma vez ou outra. Esse é o segredo de sucesso para garantir os nutrientes necessários ao teu organismo, mas também garantir os resultados esperados no final da dieta.

A sopa deve ser caseira para poder evitar o excesso de aditivos e gorduras que contém nos caldos processados. A dieta da sobra proíbe totalmente o consumo de doces, alimentos fritos, pão, bebidas alcoólicas e bebidas gasosas ou açucaradas. O frango citado na receita deve ser consumido somente sem pele e os demais alimentos devem ser assados, cozidos ou grelhados.

Existem diversas variações sobre a receita da sopa, abaixo confira uma das receitas mais comuns:

Ingredientes:

  • 1 repolho inteiro, cortado ou picado
  • 2 cebolas grandes
  • 2 latas de tomate em lata, sem pele e picados
  • 2 pimentões
  • 4 ramos de salsão
  • 1 ou 2 pacotes de sopa de cebola em pó
  • Ervas a gosto
  • 6 cenouras
  • 250 gramas de ervilha torta

Modo de Preparo:

Para fazer a receita da sopa, comece primeiramente colocando todas as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe os ingredientes ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola. Em seguida cozinhe por mais 10 minutos, após esse tempo reduza o fogo. Deixe cozinhar até que todas as hortaliças estejam cozinhas, depois é só juntar as ervas. E está pronto!

sopa
Foto: Freepik

Cardápio Semanal:

Você pode tomar a sopa o quanto antes quiser e o quanto de líquidos quiser também, desde que não sejam calóricos. Em cada dia da semana você poderá consumir os seguintes ingredientes:

Segunda-Feira: Apenas frutas, podem ser quaisquer frutas. Menos banana.

  Protetor solar em cápsula: a novidade do verão

Terça-Feira: Apenas hortaliças, incluindo batatas.

Quarta-Feira: Apenas fruta ou hortaliças. Menos banana e batata.

Quinta-Feira: Poderá consumir até 8 bananas e 8 copos de leite.

Sexta-Feira: Carnes, frango e peixes com até 400 gramas. Você também poderá consumir até 6 tomates e beber até 8 copos de água. Consuma pelo menos um prato de sopa.

Sábado: Carnes, frango, peixes e hortaliças. Consuma pelo menos um prato de sopa.

Domingo: Arroz integral, hortaliças e suco de frutas (sem açúcar).

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui