A dieta da sopa tem como principal objetivo eliminar os quilinhos a mais, porém de forma saudável. O caldo da dieta da sopa precisa ser bastante nutritivo, conter fibras, vitaminas e sais minerais, ou seja, o caldo precisa alimentar mesmo, porém com baixo teor de calorias. No entanto, a dieta da sopa exige muitos cuidados, afinal nem todas as dietas são convencionais, e com a dieta da sopa não é diferente, já que ela possui algumas restrições.
Para que a dieta da sopa não provoque cansaços, dores de cabeça e insônia, o caldo da sopa pode substituir até mesmo duas refeições consideradas importantes no dia-a-dia, durante sete dias, no máximo, após esse período os especialistas recomendam tomar a sopa apenas uma vez ao dia.
Hoje em dia, existem diversas opções e receitas de dietas de sopa, porém iremos mostrar a receita mais conveniente, porém dentre muitas dietas restritivas, está é a dieta mais indicada para quem deseja perder peso, pois os vegetais concentram uma grande quantidade de substâncias que ajudam a equilibrar o metabolismo e ainda tem como função auxiliar nos problemas de retenção de liquido e na tensão pré-menstrual.
Outra vantagem da dieta da sopa é dependendo da escolha das frutas (que podem entrar no cardápio, tanto na forma de sucos e vitaminas, como a fruta pura, porém devem ser feitos com leite desnatado ou leite de soja para obter melhores resultados) e vegetais, é possível que a dieta auxilie no tratamento antienvelhecimento.
Os alimentos capazes de retardar o envelhecimento e combater naturalmente os radicais livres são aqueles que possuem vitamina A (cenoura, mamão, abóbora e manga), vitamina C (laranja, mexerica, limão, acerola, caju, morango e tomate) e vitamina E (cereais integrais, folhas verdes escuras, ovos e castanhas) além de alimentos que contêm minerais, como o zinco (frutos do mar, ovos, cereais e feijão), selênio (castanha-do-pará, frutos do mar, aves, carnes vermelhas e aveia) e magnésio (nozes, leites, cereais e legumes).
Como é feita a dieta da sopa?
Antes de explicarmos como é feita a dieta da sopa é importante ressaltar que a sopa não deve ser batida no liquidificador, pois isso facilita a digestão, sendo assim a pessoa poderá sentir fome rapidamente. Lembre-se também que na hora do preparo é sempre bom evitar usar massas, arroz ou grãos que possuem muitas calorias, como feijão, grão de bico e ervilha.
A idéia da dieta da sopa é que a pessoa utilize bastante vegetal em pedaços, pois incentivam a mastigação, além de incrementar o sabor com carne, frango ou queijo. Na dieta da sopa, aquele famoso pãozinho para acompanhar a refeição deve ser totalmente proibido. Outra dica é substituir o carboidrato por queijo ricota sem sal, ou ainda optar pelos caldos prontos.
Caso seja necessário, você ainda poderá consumir as sopas industrializadas, porém nesse caso devem ser adicionais um ou dois vegetais frescos e queijo magro, para preservar o valor nutricional do alimento. Quem segue a risca a dieta da sopa, deve ter um café da manhã bem leve com pão light ou biscoito, frutas, leite desnatado e queijo magro.
Lanches como suco, frutas, iogurtes e barrinhas de cereais são muito importante entre as principais refeições para que a pessoa consiga se saciar com alimentos saudáveis, a fim de evitar horários de fome, principalmente por aquelas pessoas que tem compulsão pra comer e acabam comendo qualquer coisa que aparece pela frente, levando a dieta por água baixo. Os chás verdes também são liberados.
Contra Indicação da dieta da sopa
A contra indicação mais importante para essa dieta é não segui-lá por períodos prolongados. Em geral, os efeitos colaterais da dieta da sopa são nulos quando se segue a receita corretamente, porém a dieta deve ser evitada por gestantes, idosos, crianças e pessoas que possuem qualquer problema de saúde.
Além disso, deve-se respeitar a combinação de alimentos de acordo com a proposta do cardápio de cada dia, sem alterar nenhum ingrediente ou repeti-los uma vez ou outra. Esse é o segredo de sucesso para garantir os nutrientes necessários ao teu organismo, mas também garantir os resultados esperados no final da dieta.
A sopa deve ser caseira para poder evitar o excesso de aditivos e gorduras que contém nos caldos processados. A dieta da sobra proíbe totalmente o consumo de doces, alimentos fritos, pão, bebidas alcoólicas e bebidas gasosas ou açucaradas. O frango citado na receita deve ser consumido somente sem pele e os demais alimentos devem ser assados, cozidos ou grelhados.
Existem diversas variações sobre a receita da sopa, abaixo confira uma das receitas mais comuns:
Ingredientes:
- 1 repolho inteiro, cortado ou picado
- 2 cebolas grandes
- 2 latas de tomate em lata, sem pele e picados
- 2 pimentões
- 4 ramos de salsão
- 1 ou 2 pacotes de sopa de cebola em pó
- Ervas a gosto
- 6 cenouras
- 250 gramas de ervilha torta
Modo de Preparo:
Para fazer a receita da sopa, comece primeiramente colocando todas as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe os ingredientes ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola. Em seguida cozinhe por mais 10 minutos, após esse tempo reduza o fogo. Deixe cozinhar até que todas as hortaliças estejam cozinhas, depois é só juntar as ervas. E está pronto!
Cardápio Semanal:
Você pode tomar a sopa o quanto antes quiser e o quanto de líquidos quiser também, desde que não sejam calóricos. Em cada dia da semana você poderá consumir os seguintes ingredientes:
Segunda-Feira: Apenas frutas, podem ser quaisquer frutas. Menos banana.
Terça-Feira: Apenas hortaliças, incluindo batatas.
Quarta-Feira: Apenas fruta ou hortaliças. Menos banana e batata.
Quinta-Feira: Poderá consumir até 8 bananas e 8 copos de leite.
Sexta-Feira: Carnes, frango e peixes com até 400 gramas. Você também poderá consumir até 6 tomates e beber até 8 copos de água. Consuma pelo menos um prato de sopa.
Sábado: Carnes, frango, peixes e hortaliças. Consuma pelo menos um prato de sopa.
Domingo: Arroz integral, hortaliças e suco de frutas (sem açúcar).
oii, eu adorei suas dicas, já salvei essa pagina para começar hoje mesmo hehe
Muito obrigado
Beijoos