Conheça as Causas da Menstruação Atrasar

O corpo feminino é capaz de guardar muitos mistérios, especialmente para nós mulheres. A menstruação chega a cada 28 dias, mas é claro que esse é um número baseado numa média, afinal de contas nem todas nós temos o organismo tão bem regulado assim. Mas, e quando a menstruação atrasada? Muitas mulheres, principalmente as mais jovens, se estiverem com a vida sexual ativa, começam a ficar paranoicas com a ideia da gravidez. Existem vários outros fatores que podem levar a menstruação atrasar. Entenda quais as causas desse comportamento.

Leia também: Veja quais os principais sintomas da gravidez.

Muita atividade física

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

Tudo que está em excesso na nossa vida, acaba por nos atrapalhar de alguma forma. Por mais que exercícios físicos façam bem à saúde, submeter o corpo a uma rotina estressante deles pode ser prejudicial ao nosso bem-estar. Esse tipo de comportamento pode fazer não apenas com que a menstruação atrase, mas que pare completamente de vir. Isso ocorre porque o nosso corpo acaba gastando muita energia com os exercícios e não sobra nada para entrar no período fértil. Muita atividade física promove uma grande produção de prolactina, um hormônio que aparece durante a amamentação e prejudica o ciclo menstrual. O alvo desse mal são, principalmente, as atletas.

Restrição alimentar

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

Se você ainda não percebeu, as novas dietas, embasadas em conhecimentos científicos e medicinais, são todas voltadas para uma alimentação frequente durante o dia e saudável. Passar horas sem comer ou comer muito pouco no momento das refeições prejudica as funções do organismo. Com uma escassez de alimentos, o corpo começa a eliminar as funções menos vitais para a sobrevivência como a reprodução. A falta de alguns nutrientes na alimentação também acaba desregulando o sistema hormonal e reduzindo a ovulação. Além disso, os órgãos responsáveis pela liberação dos hormônios começam a produzir muita progesterona, o que por sua vez, inibe o ciclo menstrual.

  Muay Thai Feminino - Conheça os Benefícios

Estresse

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

É sabido que fatores emocionais podem, sem dúvida alguma, interferir na menstruação, atrasando-a ou mesmo produzindo ciclos mais curtos e fazendo com que a mulher tenha mais de 1 ciclo por mês. O corpo entende que uma mulher que está passando por uma situação muito estressante (morte ou doença na família, problemas financeiros e outros) não está pronta para reproduzir e o organismo se encarrega de suspender a ovulação, atrasando ou eliminando o ciclo menstrual.

Ansiedade

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

Outro fator emocional que certamente pode atrapalhar todo o funcionamento orgânico. Esse sentimento acaba alertando o hipotálamo e a hipófise, que enviará sinais para o ovário e impedirá que a menstruação ocorra até que o sentimento de ansiedade esteja cessado. Isso é chamado de Amenorreia Hipotalâmica. É por isso que, muitas vezes, o medo de estar grávida acaba atrasando a chegada da menstruação e, na verdade, a única coisa que você deve fazer nesse momento é relaxar

Obesidade

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

O excesso de gordura acaba prejudicando o metabolismo de alguns hormônios femininos, que é realizado no tecido adiposo. O excesso de peso também prejudica o funcionamento da hipófise e isso acaba interferindo no ciclo menstrual. Uma cirurgia bariátrica ou uma reeducação alimentar acompanhada de exercícios pode mudar isso.

Insônia

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

Não é comum que o ciclo menstrual se altere por causa da escassez de sono, mas pode acontecer quando outros fatores não estão presentes. Isso costuma acontecer com mulheres que trabalham em sistema de plantão ou então estão sob algum tipo de tensão e com isso acabam perdendo o sono. Consultar um médico especialista no assunto pode ajudar a resolver o seu problema de insônia e restabelecer o bom funcionamento dos hormônios.

Doenças

Fatores que podem fazer a sua menstruação atrasar

A desregulação do ciclo menstrual por 3 vezes consecutivas pode ser o indício de alguma doença, caso o teste de gravidez dê negativo. Algumas doenças como ovários policístico, mioma, endometriose e anormalidades na tireoide podem afetar a menstruação. Qualquer anormalidade no aparelho reprodutor feminino deve ser reportado ao seu ginecologista para que os exames sejam realizados o quanto antes.

  Termogênicos e Queimadores de Gordura

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Tomei anticoncepcional antes da minha menstruação descer, até então tdo ok. Quando terminei de tomar desceu no 6 dia tdo certinho. isso aconteceu no mes de agosto e n tive relação sexual depois disso. No mês de setembro minha menstruação não veio e n tem costume de atrasar. Estou tamanho um suplemento a base de biotina e comecei a pensar q poderia ser por isso que n desceu . Poderiam esclarecer esse ponto p mim ? Obg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui