Conseguir controlar a ansiedade em entrevista de emprego pode ser um grande desafio. Porém, com o preparo prévio essa ansiedade, quando não patológica, pode ser minimizada.

Quer conhecer algumas ações que podem ajudar você nesse sentido? Então acompanhe o conteúdo de hoje e saiba mais!

Veja também: Meta de carreira a longo prazo: 5 dicas para definir a sua

Como controlar a ansiedade em entrevista de emprego

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Recrutadores conversando com uma mulher. Foto: Freepik

Para controlar a ansiedade em entrevista de emprego é preciso olhar para si mesma. Sim, esse é o ponto de partida.

Isso quer dizer que você deve avaliar as suas próprias emoções e escutar o que está sentindo. Assim, quem sabe, consegue encontrar medidas que combinem mais com o seu perfil.

De todo modo, listamos 10 dicas de como controlar a ansiedade em entrevista de emprego com base em fatores amplos. Filtre o que pode ser interessante para você e boa leitura:

1. Estude, estude e estude mais um pouco sobre a empresa

A maior parte da ansiedade que sentimos, quando vamos fazer uma entrevista de emprego, está relacionada ao fato de não termos conhecimento sobre o que está por vir. Em outras palavras, é consequência do medo do desconhecido.

Isso quer dizer que quanto mais conhecimento você adquirir sobre a empresa que irá avaliar o seu currículo, melhor. Isso porque você se sentirá mais tranquilo e preparado para responder aos questionamentos dos recrutadores.

Afinal, se lhe perguntarem por que você deseja trabalhar lá e você sequer saber quais são os serviços oferecidos pela empresa, como poderá ter uma resposta concisa? Pense sobre isso!

Leia mais: Negócios para mulheres: 7 ideias e dicas para começar a empreender

2. Pense em contar a SUA história, não decorar respostas

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Recrutadora conversando com candidata. Foto: Freepik

Muitas pessoas, na hora de se preparar para uma entrevista de emprego, focam em responder de uma maneira engessada. Procuram respostas prontas para a pergunta X ou Y, e decoram algo que, na prática, talvez nem faça sentido.

Por isso, ao invés de investir as suas energias nesse tipo de situação, que tal focar em contar a sua história? Isso pode ser muito mais valioso!

Contando a sua história você poderá:

  • Conectar o recrutador.
  • Apresentar a sua trajetória de crescimento profissional.
  • Mostrar como você conquistou determinados resultados.
  • Demonstrar o seu comprometimento com determinados pontos da sua profissão.
  • E assim por diante.

Porém, aqui vale um adendo: Você não deve, obviamente, contar toda a sua história desde a infância. Mas sim, falar sobre o seu último trabalho importante, sobre os seus estudos, suas experiências e “feitos” profissionais, e assim por diante.

3. Pense em momentos difíceis que você já superou na hora de controlar a ansiedade em entrevista de emprego

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Homem entrevistando mulher. Foto: Freepik

Outra forma de controlar a ansiedade em entrevista de emprego, que pode funcionar para algumas pessoas, é pensar em momentos difíceis que já foram superados. Ou seja, é relembrar aquelas situações difíceis que você já “deu a volta por cima”, nos mais diversos contextos de sua vida.

Pensar nesse tipo de situação pode lhe ajudar a se sentir mais encorajada para ir em frente. Afinal, você perceberá o quanto tem potencial de conseguir passar pela entrevista de emprego de maneira efetiva. Acredite em você!

Veja também: 7 dicas para você investir na sua marca pessoal

4. Ensaie a sua apresentação

Apesar de não ser interessante usar algo decorado e pronto na sua entrevista, é claro que você pode ensaiar a sua apresentação. Isso vai lhe ajudar a lembrar dos pontos importantes no momento em que for conversar com o recrutador.

Por exemplo, você pode ensaiar como irá contar a sua história ou mencionar um trabalho importante que fez ao longo da sua carreira. Às vezes, ensaiar a apresentação do seu nome, idade, onde mora e do seu currículo, de forma geral, também pode ser interessante.

Mas, novamente batemos na tecla de que você não deve dar uma resposta engessada e decorada demais, caso contrário, poderá demonstrar pouco preparo. Seja mais flexível na sua fala, mas também considere a linguagem apropriada, claro.

5. Tenha o seu currículo em mãos para apontar características suas e tente controlar a ansiedade em entrevista de emprego

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Recrutadores contratando uma mulher. Foto: Freepik

Outra ação que pode ajudar a controlar a ansiedade em entrevista de emprego é a de levar um currículo com você. Ou seja, embora você já tenha entregue no momento em que se candidatou, ter um currículo em mãos pode lhe ajudar na hora de ter uma “colinha” e se lembrar de falar algo importante.

Dê aquela espiadinha em um momento propício para não se esquecer de explicar determinada formação ou determinado trabalho. Isso poderá enriquecer a sua apresentação e proporcionar uma imagem mais positiva de quem você é.

Leia mais: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

6. Vista-se de uma forma adequada – e lembre-se de elevar a sua autoestima

A sua vestimenta também pode lhe ajudar a controlar a ansiedade em entrevista de emprego, sabia? Claro que, para algumas pessoas, essa sugestão pode não fazer muito sentido, mas, queremos ajudar a todos a se sentirem bem com as nossas dicas.

Sendo assim, neste caso o ideal é que você saiba qual é o tipo de vestimenta adequada para a empresa em que você está se candidatando. Só que, além disso, escolha um look que faça com que você se sinta bem com você mesma!

Ou seja, cuidado para não usar algo muito apertado ou que precisa ser ajeitado o tempo todo. Foque em uma roupa que tenha bom caimento e faça com que a sua autoestima seja aflorada. Isso porque, quando nos sentimos bem com o que vemos no espelho, nossa autoconfiança cresce e nos sentimos mais prontas para o momento.

7. Chegue ao local com antecedência – mas sem exagerar

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Mulher torcendo positivamente. Foto: Freepik

Chegar ao local com antecedência também é importante. Afinal, se você deixar para sair de casa em cima da hora, poderá sentir ainda mais ansiedade durante todo o caminho até à empresa.

Claro que, para controlar a ansiedade em entrevista de emprego, é preciso chegar com uma antecedência plausível. Ou seja, também não é interessante apostar em 40 minutos ou 1 hora mais cedo.

Veja mais: Como evitar a procrastinação no ano novo? 7 dicas

Primeiro porque isso pode fazer com que você pareça desesperado; segundo porque você pode passar a imagem de desocupado; terceiro porque pode representar problemas de organização; e quarto porque pode fazer com que você se sinta ainda mais ansioso, enquanto estiver lá.

8. Pratique hábitos saudáveis regularmente para controlar a ansiedade em entrevista de emprego

Essa dica vale para o dia a dia de maneira geral, e não apenas quando você for, de fato, fazer a entrevista.

Afinal, se você mantém uma vida ativa, cuida da alimentação e do sono, tem maiores chances de se sentir tranquila e equilibrada emocionalmente.

Por isso, seja uma mulher que sabe investir em hábitos saudáveis e priorize o autocuidado. Acredite, ele pode mudar o seu dia de uma forma bem intensa!

9. Alimente-se com algo mais leve e beba água para controlar a ansiedade em entrevista de emprego

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Mulher assinando contrato. Foto: Freepik

Algumas pessoas, quando ansiosas, podem ter má digestão devido à psicossomatização do momento. Isso quer dizer que nem todos podem comer alimentos pesados no dia em que vão ser expostos ao estresse ou à ansiedade.

Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, procure alimentar-se com algo leve. Certifique-se de não ficar com fome durante a entrevista, tampouco muito cheia e inchada. Também lembre-se de beber água adequadamente, para evitar aquela dor de cabeça inesperada, por exemplo.

Assim, além de ter maiores chances de controlar a ansiedade em entrevista de emprego, você também mantém o seu corpo equilibrado e confortável.

Leia também: Spa em Casa: Como ter um dia no spa em casa?

10. Aprenda a questionar o que não entendeu – não é errado perguntar!

Se você não entendeu algo que o recrutador falou, não tenha vergonha de dizer! Pergunte exemplos, peça para que explique novamente, enfim.

Você não é obrigada a saber todas as coisas sobre o trabalho. Mas é seu dever procurar aprender o que for necessário para desempenhar as suas funções da melhor forma possível.

Tenha isso sempre em mente e perca a vergonha de perguntar o que for necessário. Assim você aprende e tem mais repertório para responder os próprios questionamentos do recrutador.

A psicoterapia também pode ajudar a controlar a ansiedade em entrevista de emprego

controlar a ansiedade em entrevista de emprego
Mulheres fechando acordo na entrevista de emprego. Foto: Freepik

Por fim, se o seu caso for mais voltado aos transtornos mentais, não tenha vergonha de buscar ajuda. A psicoterapia e o acompanhamento com um psiquiatra podem lhe ajudar a lidar com essa questão de controlar a ansiedade em entrevista de emprego.

Se você não tem condições para pagar um psicólogo, procure pelas faculdades que têm psicologia na sua região. É provável que você encontre atendimento psicológico gratuito, por meio dos estágios dos alunos da nona e décima fase. Informe-se e tome essa decisão em prol da sua saúde mental.

Afinal, para algumas pessoas, controlar a ansiedade em entrevista de emprego pode parecer algo impossível. E se para você é assim, respeite-se e busque o suporte adequado para o seu caso. Você merece esse cuidado! 🙂 <3

Veja também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui