Cozinhas Decoradas – Deixe a sua Cozinha com a Sua Cara

A cozinha é um espaço importante da casa não só para preparar os alimentos, mas também para receber amigos. Mesmo as cozinhas pequenas têm seu charme e pode receber uma decoração para deixar o lugar mais aconchegante sem perder a funcionalidade. Há cozinhas que se estendem até a área de serviço e outras que se abrem para a sala (cozinha americana). Nesses casos, a decoração deve seguir essas áreas ou incluí-las no estilo usado na cozinha.

Leia também: Dicas de Decoração para Apartamento Pequeno

Decoração da cozinha

Lembre-se de que, por mais que a decoração deva seguir o seu estilo e sua criatividade, é bom não deixar o fogão no caminho da corrente de ar, pois isso pode atrapalhar o bom funcionamento do eletrodoméstico. Outra preocupação é com a separação da geladeira do fogão para que um aparelho não atrapalhe o outro e para manter a segurança, principalmente em casas com crianças pequenas. Uma dica é colocar esses eletrodomésticos separados pela pia.

 

Aproveite bem o espaço

As cozinhas acompanham o tamanho do apartamento e, atualmente, muitas delas estão bem pequenas. Ai surge a dúvida: como fazer a decoração aproveitando o espaço que se tem? A resposta não é tão fácil, mas requer criatividade. Uma saída é subir pelas paredes. Está na moda deixar os utensílios – escumadeira, concha, pegadores – e até mesmo as panelas expostos e pendurados próximos ao fogão e à pia. Assim, você ganha espaço os armários e decora as paredes com os objetos usados no dia a dia.

Decoração da cozinhaOutra forma é encaixar armários em todos os lados possíveis. Em lojas de móveis planejados, é possível fazer projetos que incluam armários com cantoneiras para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Os mais básicos são os armários abaixo e sobre a pia. Quanto mais armários, mais você pode organizar os seus objetos, sejam as panelas, os pratos e os copos, as embalagens e os alimentos.

  Como usar pisca-pisca na decoração da casa o ano inteiro

Alguns designers e decoradores estão apostando nos armários sem portas ou com partes abertas para manter a ideia da exposição dos objetos como parte da decoração. Para isso, não é preciso ter todos os utensílios combinando, mas eles devem estar organizados de uma forma que não haja uma competição pela atenção para não dar a impressão de bagunça em vez de beleza e limpeza.

Cozinha branca facilita a limpeza

Decoração da cozinhaCom a difusão da linha branca de eletrodoméstico, muitas pessoas decidiram levar a mesma cor para todos os lados – armários, paredes e piso. A cor facilita a limpeza, o que é uma grande preocupação para as donas de casa, mas também é possível usar a cor de forma criativa e aproveitar as propriedades na iluminação. Como o branco reflete muito a luminosidade, você pode optar por uma iluminação indireta para não ofuscar a vista ao preparar os seus alimentos.

Não é preciso manter o monocromático sempre. Você pode dar um colorido discreto com os objetos ou mesmo com cadeiras ou banquetas, caso haja um balcão ou uma mesa no espaço. Para não errar, equilibre os detalhes coloridos com as paredes brancas, ou inclua canecas e copos coloridos nas prateleiras abertas dos armários. Atualmente há cafeteiras e liquidificadores vermelhos que ficam belíssimos sobre a pia. Dando vida e cor à sua cozinha.

A beleza e os cuidados do inox

Com as geladeiras e fogões de aço inoxidável ou aço escovado, surgiram opções mais metalizadas para a decoração da cozinha. Eletrodomésticos de inox pedem um estilo mais clean na decoração, mas isso não é uma obrigação. Sabendo equilibrar, é possível fazer uma decoração com móveis de madeira com os aparelhos metalizados. O cuidado que se deve tomar é de não fazer uma decoração muito rústica, pois assim os eletrodomésticos irão parecer estranhos no ninho. Uma boa mescla do inox são os armários de cores como o vermelho bordô e até mesmo o preto.

  Como evitar que as roupas pretas desbotem?

Ouse com as cores e divirta-se

Decoração da cozinhaAs cozinhas coloridas são, em geral, as mais divertidas. Você pode escolher duas ou três cores ou mesmo abusar da aquarela. O importante é seguir um estilo para a sua cozinha não parecer um aglomerado de badulaque que você não sabia o que fazer e simplesmente jogou ali. Siga seu estilo e use bastante bom senso. Uma forma de colorir o ambiente é pintando as paredes ou usando pastilhas coloridas. Esse tipo de mudança não sai tão caro e dá um ar mais jovial e divertido ao ambiente. Também é possível usar cores no piso e nos armários.

Estilo moderno não é só tecnológico

Decoração da cozinhaPara quem gosta da modernidade, os decoradores e designers oferecem dicas que vão muito além da tecnologia na cozinha. Claro que uma geladeira com acesso à internet e que envia a lista de compras para o supermercado é a forma mais moderna de se imaginar uma cozinha, mas é possível transformar o espaço com outras opções. Um armário com o formato arredondado é mais moderno do que os clássicos quadrados.

Cores neons também são modernas, mas podem se tornar cansativas em pouco tempo. Outras dicas que podem dar um toque mais moderno na sua cozinha é usar vidro e acrílico na decoração, seja na própria mesa ou nos bancos e nas cadeiras. A transparência é uma tendência forte entre os decoradores que fazem cozinhas assim.

Volte no tempo com o estilo retrô

Decoração da cozinhaPara quem gosta de uma cozinha mais parecida com as que existiam nos anos 50, 60 e 70 do século passado, está mais fácil manter um estilo retrô. Não é preciso garimpar em antiques nem mandar consertar a geladeira da sua avó. Há eletrodomésticos com as cores e modelos usados no passado à venda em lojas de varejo. Também é possível usar o piso em blocos brancos e de uma outra cor, como o preto ou o vermelho, formando um tabuleiro.

  Veja os tipos de papel de parede para decorar sua casa

Força e peso são características da decoração rústica

Decoração da cozinhaEsse estilo é mais a cara de quem gosta de madeira com cor de madeira mesmo. É uma decoração que remete muito à vida no campo. A preferência é para usar esse estilo em cozinhas espaçosas, mas nada a impede de criar uma cozinha pequena e rústica. Basta escolher bem os detalhes. Os armários devem ser mais firmes e com detalhes que remetam a entalhes. Use também cortinas no lugar das portas dos armários, quanto mais floridas, mais rústicas elas vão parecer.

Fotos de Cozinhas Decoradas

[nggallery id=461]

 

Separei mais esses conteúdos para você:

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde e FELIZ ANO NOVO!

    Por favor, só queria tirar uma dúvida, se possível.
    Minha cozinha é toda de cor Branca. O fogão é embutido e de inox, a coifa também é de inox.
    Minha dúvida é na cor da geladeira e dos eletrodomésticos: Branco ou Inox?
    Fico no aguardo de um parecer, caso seja possível.
    Obrigada
    Amarilis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui