Saiba como lidar quando a criança não fala a verdade a partir do entendimento do porquê ela mente, e quais são as vias mais seguras para não reprimir a capacidade de imaginação do pequeno.

Afinal, ao contrário do que muita gente pode pensar, as crianças não mentem com o objetivo de causarem mal. Pelo contrário, elas podem estar tentando não ter o “mal” direcionado a si mesmas (como no caso de castigos), bem como poderão estar tentando apenas transformar algo em uma história que desperte mais sensações positivas nas pessoas.

Entendendo estes pontos, fica muito mais fácil lidar com toda a situação. Acompanhe a seguir e veja tudo que você precisa entender sobre o assunto.

Saiba como lidar quando a criança não fala a verdade
Mãe e filho de mãos dadas. Foto: Freepik

Para ler mais tarde: Ter Filho Sozinha – Como Lidar Com a Situação?

O que leva a criança não falar a verdade?

Antes de qualquer coisa, os pais precisam ter em mente o que pode servir de gatilho para que a criança minta. Afinal, como mencionamos acima, esta atitude pode estar relacionada com muitos fatores, e não necessariamente a tentativa de fazer algo negativo.

Contudo, os principais motivos são:

Medo das broncas

As crianças podem mentir por simplesmente estarem com medo de receber uma bronca. Elas sabem que a atitude que tomaram pode ter ido contra à vontade dos pais, e com isso, tenta se esquivar de qualquer punição.

Chamar a atenção

Muitas vezes a criança encontra na mentira a possibilidade de chamar a atenção das outras pessoas em sua volta. Dessa maneira, busca criar situações para que deem ouvidos à ela, de um modo mais atencioso.

Criar mais emoção ao contar algo

As crianças adoram serem percebidas e notadas pelos adultos. Dessa maneira, podem criar enredos diferentes da realidade, apenas para atribuir mais emoção às suas histórias e, a partir disso, conquistar olhares mais interessados.

Leia também: 7 Dicas de como ajudar o seu filho a dormir

Usam como persuasão

A persuasão também pode ser outra arma utilizada pelas crianças que mentem. Por exemplo, quando a mãe não está por perto, ela pode inventar que sempre come um doce antes do jantar.

Saiba como lidar quando a criança não fala a verdade
Mãe levantando o filho pequeno ao alto, no colo. Foto: Freepik

Com isso, usa a persuasão para conquistar um desejo seu, mas sem a necessidade de impactar negativamente com o outro.

  • Lembre-se que a criança é mais egocêntrica que os adultos e, por isso, a mentira pode servir de alicerce para o seu bem pessoal, e não para maldade contra outra pessoa.

Como lidar quando a criança não fala a verdade

Entendida as principais causas e gatilhos, saiba como lidar quando a criança não fala a verdade, e como você pode diminuir os impactos nesta situação:

O exemplo é primordial

Antes de qualquer coisa, é imprescindível que você entenda que nós adultos somos o espelho de nossas crianças. É como se eles fossem o nosso pequeno “aprendiz”, e nossas atitudes poderão servir de exemplo para a tomada de decisão dos pequenos.

Por isso, nem pense em mentir para as crianças! Pois, caso elas descubram, perceberão que a mentira é um caminho que pode ser percorrido, pois um adulto que ela ama o percorre também.

Converse sobre as consequências

Quando uma criança mente para um adulto, é imprescindível que você use o momento para conversar sobre as consequências. Apenas dessa forma que ela poderá entender os resultados de sua atitude.

Explique, por exemplo, que mentir pode fazer com que as pessoas em sua volta não confiem mais na criança. Isso a deixará alerta, e perceberá, inclusive, que a sua fala é importante, e por isso a mentira poderá “destruir” isso.

Você poderá gostar de: Filhos que dormem com os pais: é saudável?

Entretanto, é preciso explicar com cuidado e com linguagem apropriada. Não é preciso “aterrorizar” a criança, mas sim, apresentar a ela os pontos negativos de uma maneira lúdica.

Criança não fala a verdade
Criança não fala a verdade. Foto: Freepik

Nestes casos, é sempre interessante utilizar histórias infantis para ilustrar o momento.

Quando a criança não fala a verdade: Mantenha a calma

Sabemos que quando descobrimos que o pequeno está mentindo, pode ser bem frustrante. Porém, cuidado com os sentimentos à flor da pele. É preciso cuidado com a forma que você aborda a mentira.

Simplesmente explodir em um momento de raiva pode ser extremamente perigoso. Primeiro porque a criança terá medo de você, e não respeito. Segundo porque, em uma situação parecida, ela poderá criar uma mentira ainda maior, por temer que você descubra.

Por isso a calma precisa ser sua aliada. Se não se sentir pronto para a conversa, no momento do estresse, tente se acalmar e apenas depois volte ao assunto.

Transpareça segurança

A criança precisa se sentir segura no momento em que você questionar algo. Assim, o melhor caminho é você ir devagar, com calma, para que a criança perceba que mesmo cometendo erros, ela é digna da sua atenção.

Afinal, muitas vezes ela pode estar mentindo sobre algo que quebrou, dentro de casa, por simplesmente não se sentir seguro para se abrir com os pais.

Veja também: Ser mãe: como saber a hora certa para ter o primeiro filho

Punições não são boas ideias

Cuidado com as punições! Apesar de as pessoas acharem que a punição trará medo de mentir, na realidade, pode apenas agravar a situação.

Pois além de temer a bronca de falar a verdade, ela poderá temer a bronca pela mentira. Assim, criará caminhos mais sofisticados de mentira, diminuindo as chances de os adultos descobrirem.

Saiba como lidar quando a criança não fala a verdade
Filha pendurada nas costas de sua mãe, dando um beijo. Foto: Freepik

Quando a criança não fala a verdade: Lembre-se da privacidade da criança

Cuidado com a privacidade da criança. Não dá para simplesmente obrigar a falar qualquer coisa, em qualquer momento, especialmente quando ela nitidamente está desconfortável.

Por isso, procure sempre analisar a situação como um todo. As vezes determinado assunto pode ser difícil para a criança, e aguardar que ela esteja preparada é o melhor caminho.

Mostre que você compreende quando ele está mentindo

Saiba como lidar quando a criança não fala a verdade mostrando que você sabe que ela está mentindo. Uma forma é dizer a ela que vocês podem, juntos criar um livro ou um desenho que represente àquela estória.

Assim, ela se sentirá estimulada com sua imaginação, além de poder colocá-la no papel de uma forma mais palpável. Enquanto que a realidade será mais dividida deste imaginário, diminuindo as chances de ocorrer episódios de mentiras.

Mentira na infância não é sinal de mau caráter!

É importante frisarmos, novamente, que mentira na infância não é sinal de mau caráter. Mas sim, está muito mais associado com fugir de punições, medo e até mesmo necessidade de utilizar a sua imaginação fértil.

Por isso a atividade de contar histórias, leitura de livros, assistir filmes e brincar de faz de conta podem diminuir os episódios de mentiras. As crianças possuem muita energia, e precisam gastar cognitivamente também.

Pense nisso e crie uma rotina mais saudável para o seu filho! E certamente ele pensará muito mais antes de simplesmente mergulhar em alguma mentira.

Você poderá gostar de: Pais controladores prejudicam o desenvolvimento do filho

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui