Cuidados com a pele Negra: Dicas de Limpeza e Maquiagem

Na bela Dom Iludir, Caetano Veloso revela como cada um traz em si suas dores e delícias. Para mulheres negras e mulatas é bem assim: ao lado de um tanto de características ótimas, convive a necessidade de uma série de cuidados com a pele negra. Para fazer uma maquiagem para negras perfeita, é preciso conhecer um pouco mais sobre as peles negras.

Características da Pele Negra

negro
Foto: Freepik

Ser mais resistente ao sol e apresentar menos os efeitos do envelhecimento são as benesses mais óbvias das abençoadas por uma pele negra. Além do quê, estudos comprovam que pessoas negras têm 15% menos chances de desenvolver câncer de pele quando comparado com pessoas de pele clara.

Mas nem só de flores e amores vivem as negras, as mulheres de pele negra tem propensão a desenvolver alguns problemas específicos de peles com mais melanina (proteína que ajuda a dar cor à pele, aos olhos e pelos). A maior probabilidade a ter manchas no rosto, as chamadas melasmas, assim como a acne e foliculite (inflamação dos orifícios do pelo), as queiloides (cicatrizes com volume) e as cicatrizes hipertróficas (que parecem cordões endurecidos) são alguns dos problemas que costumam afligir principalmente as negras.

negra
Foto: Freepik

Não se desespere! Alguns cuidados básicos já potencializam as delícias de se ter uma pele negra e ajudam a diminuir os problemas. Confira as dicas abaixo e saiba como aproveitar o melhor da sua cor.

Leia Também:

Cuidados com a Pele Negra

negra
Foto: Freepik

Mulatas e negras devem também limpar e esfoliar a pele com frequência. Veja algumas dicas:

  Tudo sobre a escova progressiva sem formol

Antes de tudo, limpar a pele duas vezes ao dia. Os cremes da noite (hidratante) e do dia (protetor solar), assim como os demais produtos usados nesse tipo de pele devem ser à base de gel, não oleosos. E sabe porquê?  A pele negra é naturalmente mais oleosa que a pele clara, por isso evite produtos muito oleosos. Também é recomendada uma esfoliação por semana.  Em geral, os cuidados com a pele negra não se diferencia muito das outras peles.

Hidratação do Corpo

É fundamental hidratar todo o copo, pois a pele negra tende a ficar mais ressecada que a pele branca. No frio, por exemplo, é comum ficar com um tom acinzentado. Para evitar esse aspecto de ressecado e desidratado o ideal é fazer hidratações diárias, sempre após o banho, para ajudar a manter a umidade natural da pele e assim garantir o brilho e a tonalidade original.

Hidratação do Rosto

Para o rosto é necessário ter sempre em mãos um sabonete líquido facial, porque além de refrescar a pele, ele a deixará limpinha. Alguns sabonetes líquidos já hidratam a pele enquanto lavam, pois possuem na formulação vitaminas E, C, B6 e B5. Utilize sempre sabonetes que protegem suas células dos radicais livres (exposição ao sol, vento, poeira, idade). Ao passar o sabonete, faça movimentos circulares para estimular a circulação do sangue na área e também limpar profundamente. Seque com uma toalha de papel e você terá uma pele hidratada e fresca.

Após a limpeza da pele, passe um protetor solar de acordo com a tonalidade da sua pele e depois um hidratante. O hidratante irá hidratar mais ainda a pele, enquanto o protetor cumpre a função de protegê-la dos raios ultravioletas, e manter sua pele ainda mais jovem.

  Maquiagem para o dia a dia - Passo a Passo

Evite o máximo que puder produtos feitos a base de álcool. Eles estimulam ainda mais a produção de óleo do seu organismo. Leia nas embalagens dos produtos referências ao álcool e corte da lista estes produtos.

Esfoliação de Áreas Sensíveis

É muito indicado o uso de cremes esfoliantes para as áreas mais sensíveis ao ressecamento: pés, joelhos e cotovelhos. O creme esfoliante irá remover as celulas mortas que causam o aspecto envelhecido e ressecado. Dê preferência para cremes que utilizem óleo de amêndoa, pois ele é rico em proteínas e ácido oléico, um perfeito emoliente e hidratante para pele negra.

negra
Foto: Freepik

Há disponíveis no mercado géis redutores de oleosidade, especialmente desenvolvidos para o rosto. As mulheres negras devem utilizar estes géis combinados com uma hidratação para garantir que a pele não fique muito oleosa, ou muito desidratada. Pesquise por géis e outros produtos que tenham manteiga de manga, karité, cereais, extrato de algas marinhas, soja e pepino, pois eles são eficazes na hora de combater a oleosidade e hidratar a pele negra.

Uma dica importante é não lavar o  rosto mais do que duas vezes ao dia, caso contrário sua pele ficará ainda mais oleosa. O ideal é que lave uma vez ao dia. Já a esfoliação leve pode ser feita até quatro vezes por semana e o ideal é que sejam combinados com o peeling.

Maquiagem para Negras

Antes de iniciar a preparação da pele é preciso limpar, esfoliar e hidratar a pele adequadamente, só assim você garantirá um acabamento perfeito da maquiagem.  Enxágue o rosto sempre em água fria ou morna para combater a oleosidade e manter o brilho natural.

No que se refere a maquiagem para negras, primeiro é preciso saber como é a sua pele. Da mesma forma que a clara, a pele negra é classificada em três tons: claro, médio e escuro. Também é fundamental saber se o tom da sua pele é quente (avermelhado) ou frio (esverdeado). Para saber isso, basta passar hidratante no rosto, ficar embaixo da luz de um elevador e observar se os reflexos da pele são dourados ou avermelhados (quente) ou, por último, se ficam prateados (frio).

  Como escolher seu tom de base pela internet
negro
Foto: Freepik

Já sabendo mais sobre sua pele, agora é a hora da maquiagem. Independente das cores e texturas do seu gosto, o melhor é que use produtos feitos especificamente para peles negras. Eles serão a garantia de que sua pele está protegida e cuidada em suas nuances.

Certifique-se de que os produtos sejam indicados para peles oleosas, principalmente a base, assim você evita que aumente ainda mais a aparência oleosa do seu rosto.

Pronto! Com os cuidados com a pele negra e maquiagem com produtos adequados, é só arrasar, sentindo o que canta outra bela de pele negra, Margareth Menezes: “… a minha pele de ébano é a minha alma nua, espalhando a luz do sol, espelhando a luz da lua…”

Fotos de Maquiagens em Pele Negra:

Escolha o melhor make de acordo com a sua tonalidade e estilo:

matte
Foto: Freepik
cabelo cacheado
Foto: Freepik
cabelo cacheado
Foto: Freepik
cabelo cacheado
Foto: Freepik
Cortes de Cabelo para rosto Redondo 3
Foto: Freepik
roupa africana 3
Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

3 COMENTÁRIOS

  1. GOSTARIA DE SABER MINHA FILHA FEZ UMA LIMPEZA DE PELA EM UMA PELE NEGRA E DEPOIS APARECERAM UMAS MANCHAS PRETAS O QUE SERA .MINHA FILHA FALO PARA ELA PASSAR PROTETOR SOLAR TODOS OS DIAS OBRIGA

  2. Gostei das dicas dada.so que até agora não encontro cremes, pó de arroz e base adequado a minha pele.
    Sou de pele negra médio e sempre que compro um produto para pele ou fico com a pele mais escura e oleosa com acne no rosto. Gostaria muito a vossa ajuda para melhor orientarem o que devo ou não aplicar a pele. Quero muito me sentir bonita e feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui