O salto alto é, sem dúvida, um item indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher. Ele consegue afinar a silhueta e oferecer uns centímetros a mais, além de charme, elegância e sensualidade. Mas, essa beleza também tem um preço e os nossos pés acabam pagando a conta.

Veja esses truques para usar o salto alto a noite inteira sem sentir dor.

São vários os problemas que podem surgir nas mulheres que precisam usar salto alto todos os dias: problemas na coluna, encurtamento do tendão do calcâneo, dores nas pernas, calos, joanetes e outra infinidade de patologias. Por tudo isso, o ideal é cuidar muito bem dos nossos pés para que eles não sofram tanto com as exigências da moda.

Cuidados com os pés

Salto alto
Salto alto – Foto: Freepik

Dores na panturrilha

É muito comum sentir dor na panturrilha, especialmente quando chega o final do dia e tiramos os sapatos em casa. No primeiro passo já sentimos aquela dorzinha que com o tempo se torna insuportável. Toda mulher que usa saltos frequentemente passa por isso, mas há como amenizar o problema.

salto azul claro
Salto alto azul – Foto: Freepik

Mesmo sentada, na mesa do trabalho, você pode alongar as panturrilhas que passam a maior parte do tempo encurtadas por conta dos saltos. Pelo menos, uma vez por turno, estique as pernas e jogue a ponta dos pés em sua direção o máximo e puder e conte por 30 segundos e só depois relaxe.

Descubra aqui os problemas que o uso do salto alto pode trazer.

Use sapatos diferentes

É possível sim andar bem arrumada, com um salto mais baixo e que proporcione maior estabilidade aos pés. Procure alternar entre saltos de 10 a 3 cm. Dessa forma o corpo não vai sofrer tanto com o desconforto do salto alto dos os dias. As sandálias de saltos mais grossos ou com salto anabela são opções excelentes.

Palmilhas

palmilha
Palmilha – Foto: Freepik

Elas são uma verdadeira mão na roda para quem sente dores constantes nos pés com o uso do salto alto. Antes elas eram feias e desajustadas, mas agora elas podem ser feitas especificamente para cada tipo de pé. Também podem ser usadas em sandálias por conta da tecnologia de ponta utilizada em sua confecção.

  Tudo sobre a Ginástica Aeróbica

Hidratação e massagem

É muito comum que, apesar de ser uma parte tão importante do corpo, acabamos negligenciando os nossos pés. Não cuidados deles como cuidamos do resto do corpo e isso precisa mudar. Quando chegamos em casa, depois de um dia inteiro usando salto alto, os pés estão inchados e doloridos.

Massagem nos pés
Massagem nos pés – Foto: Freepik

Você sabe qual a diferença entre manicure e podóloga? Tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

A solução para isso? Massageie o seu pé você mesma por cerca de 10 minutos. Depois disso você pode colocá-lo numa bacia com água morna por mais 20 minutos. Agora é hora de usar um bom esfoliante e por fim um creme hidratante específicos para os pés. Ao fim, eles estarão novos em folha.

Exercícios

Exercício
Exercício – Foto: Freepik

Infelizmente, não são apenas os nossos pés que sofrem com o uso dos saltos. Os nossos músculos formam uma grande cadeia e um acaba interferindo no movimento do outro. Por isso é comum que apareçam dores na coluna e nos quadris com o uso constante desse tipo de calçado.

A melhor alternativa para isso é fazer exercícios que reduzam as chances do problema aparecer como, por exemplo, o Pilates. Ele fortalece a musculatura do core, aquela que fica na região central do nosso corpo entre a lombar e o umbigo. Isso previne contra patologias na região lombar e outras como a escoliose.

Veja mais dicas de como usar o salto alto sem sentir dor.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui