Sempre há algo que queremos mudar no nosso corpo: um nariz grande, uma orelha avantajada, uma barriga que não sai por nada no mundo. Tudo isso acaba gerando grande insatisfação no ser humano e acaba refletindo no seu dia a dia, na interação com os colegas de trabalho, com os amigos e com a família. É difícil encontrar alguém que esteja completamente satisfeito com a própria imagem.

As mulheres são as campeãs em achar “pequenos defeitos” e as adolescentes estão ultrapassando as mais velhas no quesito cirurgia plástica. Uma das mais pedidas é a colocação da prótese de silicone e a grande campeã é a lipoaspiração (aproveite para ver nosso artigo sobre os preços da lipoaspiração). Pode ser um processo aparentemente muito simples, mas é uma cirurgia e tal procedimento exige alguns cuidados que podem fazer a diferença entre viver ou morrer na mesa.

Cuidados para quem vai fazer Cirurgia Plástica
Marcações para fazer cirurgia plástica – Foto: Freepik

Mantenha a saúde em dia

Pense no seu corpo como um conjunto do todo. Não é porque você vai apenas fazer uma lipoaspiração num determinado local que apenas ele deva estar em perfeito estado. Uma cirurgia sem riscos e o momento da recuperação dependem e muito, de ter uma saúde forte. Os médicos solicitarão uma série de exames e você terá que passar por eles com louvou ou então, vai ter que esperar mais um pouco para tornar o seu sonho uma realidade.

São avaliados os exames de sangue, tanto a série vermelha quanto a série branca (muito importante para o momento da recuperação), além disso também são avaliadas a existência de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial. Os fumantes, por exemplo, estão em grande desvantagem na hora de fazer uma cirurgia, pois a nicotina prejudica a circulação sanguínea. A recomendação médica é que se pare de fumar, pelo menos 3 meses antes e 2 meses após a cirurgia.

  Femme Fatale: Dicas Para as Ruivas

Fique atenta à medicação

Quando o seu médico lhe perguntar se está fazendo uso de algum medicamento, fale todo o tipo de cápsula ou comprimido que você ingere, desde uma simples pílula de alho até os famosos ASS. Os medicamentos anticoagulantes são um verdadeiro perigo na hora da cirurgia, pois o sangue pode não estancar. Alguns fitoterápicos possuem o poder de aumentar o fluxo sanguíneo e outros, como os derivados de vitamina A (como a isotretinoína, muito utilizada no tratamento da acne) modificam a velocidade da síntese de colágeno o que pode atrapalhar na cicatrização e até mesmo forma um processo de queloide. Os anticoncepcionais também podem ser um risco, pois podem causar trombose e impedir o fluxo sanguíneo, mas acaba sendo mais vantajoso para a paciente continuar com as pílulas e usar meias elásticas ou anticoagulantes.

Cuidados para quem vai fazer Cirurgia Plástica
Preparação para cirurgia plástica – Foto: Freepik

Busque referências

Quando você precisa ir ao ginecologista, sem dúvidas você não vai ao primeiro consultório que encontra na esquina. Você acaba perguntando para mãe, para a amiga, mas nunca vai ao médico de surpresa. O mesmo tem que acontecer com uma cirurgia plástica e a pesquisa não pode parar apenas nas recomendações de pessoas próximas. É preciso se certificar para saber se o médico realmente está habilitado a realizar tal tipo de cirurgia. Acontece que, quando o médico termina dos 6 anos de curso, ele pode legalmente fazer qualquer tipo de procedimento, inclusive o cirúrgico.

Portanto, é bem comum ver médicos que se dizem especialistas no assunto, mas a verdade é que fizeram uma pós-graduação ou cursos com uma carga horária muito pequena. Para saber se o médico é realmente habilitado para realizar cirurgias plásticas, certifique-se de que ele tem registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, isso garante que ele fez 2 anos de residência em cirurgia e mais 3 anos em cirurgia plástica e ainda passou por um teste aplicado pela sociedade.

  Banho de brilho: aprenda a deixar o cabelo saudável
Cuidados para quem vai fazer Cirurgia Plástica
Preparação para cirurgia plástica – Foto: Freepik

Pergunte tudo

Tem muitas mulheres, principalmente as mais jovens, que têm vergonha de perguntar e voltam para casa cheia de dúvidas e acabam indo buscar a resposta na internet. O seu médico está lá para atendê-la com qualidade, por isso peça que ele lhe explique como ocorrerá todo o procedimento nos mínimos detalhes. Outra coisa é se certificar que no local onde ocorrerá a cirurgia tenha pelo menos uma UTI, pois em qualquer procedimento cirúrgico há sempre o risco de uma parada cardiorrespiratória.

Vá com calma

Já que vou “entrar na faca” porque não fazer logo tudo de uma vez? Algumas mulheres pensam dessa forma e em vez de corrigir apenas o nariz, querem colocar prótese de silicone, fazer lipoaspiração em várias partes do corpo e por aí vai. Só não se esqueça de que quanto mais tempo você precisar ficar desacordada, maior quantidade de anestésicos será aplicada e os riscos de um choque anafilático aumentam, apesar de ser um acontecimento raro atualmente. O ideal é que uma cirurgia não dure mais do que 5 horas e que o mesmo clínico que lhe acompanhou por toda essa jornada seja também o chefe da equipe que vai realizar a cirurgia.

Cuidados para quem vai fazer Cirurgia Plástica
Preparação para cirurgia plástica – Foto: Freepik

Respeite as orientações médicas

Depois que a cirurgia foi um sucesso chegou a hora de seguir as orientações do pós-operatório que são de extrema importância. Manter o tempo de repouso correto, tomar os remédios na hora marcada, voltar ao consultório médico com a frequência necessária são pontos muito importantes para que o procedimento tenha 100% de sucesso. Caso o paciente comece a ficar desleixado e não seguir as orientações, podem ocorrer manchas, aderências e fibrose tecidual, os pontos podem se soltar e pode haver algum tipo de infecção. É melhor ficar de olho.

  Uma pele mais bonita de dentro para fora!

Seguindo todas essas regras e gastar uma boa parte do tempo fazendo pesquisas e batendo perna de um lugar para o outro é a melhor decisão a se tomar. E tome muito cuidado para não fazer uma cirurgia baseada apenas na emoção, pois as chances de se arrepender depois são muito maiores. Hoje em dia, com a tecnologia tão avançada, existem clínicas que trabalham com programas em 3D e podem te mostrar, antes da cirurgia, qual será o possível resultado livrando você de arrependimentos desnecessários no futuro. Se ainda não há certeza de que é isso que deseja fazer, então é melhor parar e pensar antes de dar o próximo passo.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui