Escolher entre o curso de inglês online ou presencial requer uma análise bem feita. Afinal, apesar de serem duas modalidades interessantes de cursos, é imprescindível que você conheça as características de cada uma delas para, dessa forma, concluir se determinado tipo se alinha ao seu perfil de estudante, ou não.

Isto é, não existe opção melhor ou pior, mas sim, opção que mais atende às suas necessidades. Desse modo, elaboramos este guia com informações importantes para ajudar na sua decisão. Assim, você poderá decidir entre cursos de inglês online, ou então, partir para o clássico presencial. Vamos lá?

curso de inglês online ou presencial
Menina de fone de ouvido sentada no sofá com notebook no colo. Foto: Freepik

Curso de inglês online ou presencial? Qual o melhor?

É preciso entender que cada modalidade de estudo apresenta vantagens e desvantagens, que poderão ser maiores ou menores de acordo com o seu perfil. Isto é, por exemplo, no caso de um curso presencial, você terá toda a rotina de se deslocar até a escola e se, por acaso, sua cidade possui muito trânsito, talvez esta logística seja motivo de estresse.

Em contrapartida, a opção online pode ser um pouco ruim para quem não gosta de estudar em casa e não possui disciplina para tal. Por conta disso que realçamos a importância de entender as características distintas de cada uma das modalidades e, a partir disso, escolher com mais coesão.

Vamos, portanto, elencar características, vantagens e desvantagens das opções, para que assim você escolha entre o curso de inglês online ou presencial.

Para ler mais tarde: Como mudar de carreira sem grande estresse

Curso de inglês online

Primeiramente, vamos entender as diferenças entre curso de inglês online ou presencial. Este primeiro, no entanto, acontece a partir de um ambiente virtual. A escola de inglês que você escolher irá disponibilizar uma plataforma com as aulas, materiais, vídeos, áudios, atividades e todos os suportes necessários para os seus estudos.

curso de inglês online ou presencial
Mulher de negócios em frente ao computador com papeis na mão. Foto: Freepik

Aqui você deverá ter um computador com acesso à internet e um rotina cronológica confortável para sempre cumprir as atividades e provas dentro dos prazos. Além disso, é plausível que você tenha microfone e câmera webcam em casa, para assim, fazer vídeo chamada com profissionais qualificados, ou seja, os seus professores.

Costumeiramente você trabalhará com a conversação nestas chamadas. Enquanto que a parte escrita e textual será desenvolvida nas atividades disponíveis no Ambiente Virtual do Aluno. Você deverá se organizar para cumprir as etapas da trilha de aprendizagem, tendo em vista que elas possuem uma sequência lógica.

Assim, você vai se desenvolvendo no inglês, pouco a pouco, dentro dos seus limites, tempo e possibilidades. Sem a necessidade, por exemplo, de acompanhar uma turma. Mas sim, enquadrando todas as suas tarefas no seu dia a dia, de modo consistente e organizado.

Veja também: Melhore o seu currículo com cursos online gratuitos

Vantagens do curso de inglês on-line

  • Você pode estudar de qualquer lugar que você estiver, basta ter um computador ou celular com acesso à internet.
  • Os professores estão sempre prontos para sanar as suas dúvidas.
  • Você faz o seu tempo e a sua rotina, estudando de acordo com a sua agenda e suas possibilidades.
  • Não há a necessidade de acompanhar o ritmo de uma turma inteira, mas sim, o estudo é muito mais subjetivo e pessoal.
  • Você terá acesso à uma infinidade de materiais, conteúdos relevantes, vídeos e textos interessantes.
  • É possível aprender um novo idioma sem a necessidade de mudar muito a rotina que você já tem.
  • Você poderá rever aulas e conteúdos sempre que quiser, sendo que isso só seria possível no presencial se você filmasse todas as aulas.
curso de inglês online ou presencial
Mulher concentrada enquanto estuda em frente ao notebook. Foto: Freepik

Desvantagens do curso de inglês on-line

  • Se você não for uma pessoa muito organizada, pode se perder em suas obrigações.
  • Você não terá ninguém “mandando” você fazer as coisas, tudo parte da sua responsabilidade. E isso pode ser bom ou ruim, dependendo do seu perfil de estudante.

Curso de inglês presencial

Com relação ao curso de inglês presencial, muitas coisas mudam na prática e na teoria. Você deverá estar sempre dispondo-se de sair de casa para ir até à escola estudar a aula pré-determinada. Além disso, todas as atividades acontecerão desse modo, com datas marcadas, e caso você não possa comparecer, deverá correr atrás de reposições.

Em contrapartida a isso, você terá o professor pessoalmente para sanar as suas dúvidas conforme elas vão surgindo ao longo da aula. Porém, lembre-se que haverá outros estudantes com você, por conta disso, talvez não haja tempo hábil para responder a todos os seus questionamentos.

Você receberá materiais, livros e demais conteúdos de modo impresso. É claro que o curso poderá ser complementado no ambiente virtual, mas o foco será sempre o presencial. E isso pode ser bom ou ruim, de acordo com o seu perfil.

Você pode se interessar por: Aprender um Novo Idioma pode Alavancar sua Carreira

Vantagens do curso de inglês presencial

  • Você terá um ambiente para estudar que lhe proporcione conforto e concentração, ou seja, a própria sala de aula da instituição.
  • Assim há maior chance de você se comprometer com o cronograma de estudos, tendo em vista que a permanência e o comparecimento às aulas é obrigatório.
  • O professor estará frente a frente com você em todas as aulas, facilitando o contato e respostas mais imediatas.

    curso de inglês online ou presencial
    Grupo de estudantes em biblioteca conversando entre si. Foto: Freepik
  • Você criará laços com sua turma, o que torna possível a montagem de grupos de estudos mais tarde, por exemplo.
  • Os materiais impressos podem facilitar a sua memorização na hora de estudar.
  • A figura do professor, mais presente, irá te instigar a nunca procrastinar os seus estudos.

Desvantagens do curso de inglês presencial

  • O deslocamento até a escola de inglês pode ser ruim em algumas cidades grandes.
  • Estes cursos costumam ser mais caros que as opções online.
  • Se você faltar uma aula, não terá a gravação da mesma para assistir depois.
  • A sua rotina deverá se adequar aos horários das aulas, e não o contrário.
  • É possível que você tenha que adquirir mais materiais para estudar, o que encarece o curso da mesma maneira.

Curso de inglês ou presencial? Qual escolher?

Mas, e agora? A partir de todas estas informações, qual opção escolher? Curso de inglês online ou presencial?

Bem, partindo de todos os pontos que fomos destacando ao longo do texto, fica evidente o que já mencionamos: não existe um melhor ou pior, mas sim, o que mais se alinha ao seu perfil. Se você acha que o seu perfil de estudante combina mais com quem estuda em casa e controla os próprios horários, a opção online é certamente a melhor.

curso de inglês online ou presencial
Mãos femininas segurando livro em frente ao notebook. Foto: Freepik

Em contrapartida, se você prefere o contato com colegas de turma, além de ter o professor sempre por perto, então é melhor a opção presencial. Tudo depende de como você lida com os seus estudos e a sua capacidade de se organizar.

Assim, colocando tudo na balança será mais fácil de escolher o curso que você deseja estudar. Portanto, lhe questionamos: curso de inglês online ou presencial? Qual alternativa soa mais interessante para você? Nos conte nos comentários!

Leia também: 10 Negócios para empreender individualmente

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui