Como acabar com as Espinhas? Fique de cara limpa

Problemas com espinhas? Está chegando o dia da tão aguardada festa. Vestido, maquiagem, acessórios, cabelo; tudo minimamente programado para que você fique linda de viver. Dois dias antes, vocé acorda com uma enorme espinha no rosto. Quem nunca passou por isso em algum momento da vida, não é mesmo? A vontade é de espremer aquela intrusa para acabar com ela o mais rápido possível. Veja aqui como acabar com as espinhas de uma vez por todas!

Mas, como todo mundo já está cansado de ouvir, e no desespero esquece completamente, a pior coisa que você pode fazer a uma espinha é justamente se atrever a mexer nela. O resultado, em geral, é uma enorme marca na pele, que vai demorar meses, e até anos, para sumir. Sem contar que, para a tal festa, só mesmo muita maquiagem para tentar esconder o estrago. Mesmo assim, o visual ficará comprometido. Antes de cair no choro e desistir de ir à festa, saiba que essa espinha pode ser melhorada e, talvez, até sumir. Mas é preciso ter paciência, controlar a vontade de espremer e esperar que ela acabe sozinha.

E ai você pode perguntar: Mas se para acabar por livre e espontânea vontade, a espinha precisa estourar, por que eu não posso acelerar o processo fazendo o mesmo? Por mais estranho que pareça, se fizer isso, será muito pior. E, antes de darmos as dicas para acabar com as espinhas (acnes), explicaremos o por quê.

O que é a acne (espinha)

A primeira coisa a fazer é entender o que é e porque surge a acne.  Antes de tudo, aceite o fato de que doença acnéica não é só coisa de adolescente. É verdade, sim, que os jovens estão mais propensos a ter acnes devido ao carnaval de hormônios que ocorre no organismo nessa fase da vida. Entretanto, pessoas de qualquer idade podem apresentar a doença, inclusive os bebês. Isso ocorre por que o surgimento da espinha está diretamente ligada às glandulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo. Falando em bom português, a culpa é da oleosidade.

  Passo a Passo – Como passar Chapinha no Próprio Cabelo

A doença acnéica é caracterizada pela relação entre sebo; folículo piloso, local onde é produzido o pelo; e bactéria. São cerca de 50 tipos de doenças acnéicas; a mais comum e recorrente é a acne vulgar, que pode ser subdividida em três etapas.

A primeira delas ocorre quando o folículo piloso é obstruído por célula morta, impedindo a eliminação natural do sebo que foi produzido. Com isso, surge o comedão, aquele pontinho preto na pele, popularmente conhecido como cravo. Caso o quadro evolua, aparece a pápula, uma elevação endurecida e avermelhada na pele, que pode provocar dor. Quando isso ocorre, é sinal de que houve proliferação de bactérias no local e, consequentemente, o início de um processo inflamatório. Isso leva a acne ao terceiro estágio, na qual a quantidade de bactéria já está alta, causando o que chamam de pústula, uma elevação que contém pus (exatamente o que tentamos eliminar do rosto). Todo esse processo pode demorar até uma semana para que a espinha desapareça por completo.

Porém, a doença pode evoluir ainda mais e desencadear outros sintomas como febre, causado pela inflamação. Em alguns casos, quando a pústula é drenada, ou seja, quanto o pus é retirado – tanto em processo natural quanto antecipadamente -, a pele apresenta cicatrizes profundas e irreversíveis.

Acne interna, daquelas que apresentam inchaço sob a pele, vermelhidão e dor, precisam de uma atenção maior. Às vezes, o inchaço é tanto, que afeta o restante do rosto. Ao tentar retirar a acne, que não vai sair de forma alguma, você pode criar um problema maior, ferindo o interior da pele e deixando, em alguns poucos minutos, uma enorma mancha roxa. Além disso, você corre um grande risco de prorrogar a presença da acne interna por mais uma semana ou mais.

Tratamentos para espinhas – Como acabar com as Espinhas

Sabendo as causas, fica fácil entender a importância de cuidar da pele e, claro, do organismo como um todo. Em alguns casos não é possível evitar o aparecimento das espinhas. Mas sempre podemos diminuir a incidência. Para isso, basta alguns cuidados básicos, que devem ser feitos todos os dias.

  Iluminador corporal: a nova tendência do verão

Mulheres que estão próximas do seu período mentrual geralmente têm espinhas. Pessoas com estresse e depressão também. Então, o melhor a fazer é tentar relaxar e estar sempre de bem com a vida. Seus hormônios não vão parar de borbulhar, mas será de forma mais branda. Resultado, menos espinha.

Acne e oleosidade são inseparáveis. Por isso, é tão importante manter o rosto sempre limpo. Ao acordar, lave bem o rosto com um sabonete neutro. Se sua pele for do tipo oleosa ou mista, opte por um produto específico, que vai diminuir a produção de óleo. Repita a operação à tarde e à noite, principalmente no verão, época em que o corpo fica mais oleoso.

Lembra quando citamos a parte da pele morta que entope os poros? Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é fazer um esfoliação leve uma vez por semana para retirar essas células mortas. Você pode usar um cosmético de sua preferência ou apostar em receitas caseiras. Uma delas é super fácil de fazer. Basta misturar uma colher de sobremesa de fubá e um pouco soro fisiológico, que pode ser comprado na farmácia, até formar uma espécie de papinha. Lave o rosto com um sabonete neutro, enxague, mas não seque. Pegue a mistura e espalhe pelo rosto, fazendo movimentos circulares. Depois é só retirar com água fria. Sua pele ficará lisa e sem célular mortas.

Não durma de maquiagem. Elas também entopem os poros e podem dificultar a eliminação do sebo. Antes de deitar, ou assim que chegar em casa, passe um bom demaquilante no rosto e finalize com um sabonete adequado. Se não tiver demaquilante, coloque um pouco de creme hidratante em um algodão e passe. Depois, claro, o sabonete.

  Depilação - Acabe com os Pelinhos Indesejáveis

Se, mesmo com esses tratamento de prevenção, a espinha insiste em aparecer, o jeito é ter paciência e tentar amenizar o quadro. A ideia é que a espinha passe por todo o processo e acabe sozinha. Daí vem a resposta da pergunta lá de cima. Por que não podemos acelerar esse processo? Por causa das bactérias. A acne já possui um monte delas e, se você se atrever a colocar a mão, vai levar ainda mais para a pele. Ou seja, vai piorar a espinha. Sem contar que, depois de estourá-la, vai ficar com um machucado, que por sua vez irá criar uma casca. E essa, nem maquiagem dá jeito.

A melhor opção é colocar compressas de água quente. Pode ser com gaze ou mesmo algodão. Nada de apertar, somente colocar em cima da espinha. Alguns remédios tem o poder de acelerar o processo acnéico, fazendo a inflamação passar por todas as etapas em menos tempo. Porém, somente um médico pode receitar, já que essas pomadas são fortes e podem desencadear uma reação alérgica. Entretanto, você pode comprar aquelas soluções secantes, que estão à venda em lojas de cosméticos e farmácias.

Tudo o que acontece no exterior do corpo é reflexo do interior. Sendo assim, capriche na alimentação. Vitamina A e as do complexo B são ótimas para deixar as espinhas bem longe. São encontradas, principalmente, em verduras de folha verde escura, carne magra e cereais.

São cuidados básicos que podem salvar seu rosto. Então, invista na atenção diária e afaste o risco de acordar com uma baita espinha na ponta do nariz, por exemplo.

 Fotos de espinhas / acnes

Separei mais esses conteúdos para você:

59 COMENTÁRIOS

  1. Nunca tive espinhas até nos meus 17 anos , quando completei 18 anos começaram a surgir essas erupções que são as espinhas , sim eu fico muito desesperada pra retirar essas danadas que sempre insistem em aparecer . O que tenho feito pra controlar o surgimento das minhas espinhas foi simples : mudei a minha alimentação pq sempre é essencial , sabe aquele shampoo de bebê neutro sim comprei ele e lavo meu rosto todos os dias pela manhã e a noite , lavo com o shampoo de bebê pq ele é neutro como eu falei e também tem o ph igual a o do nosso rosto , também para diminuir a oleosidade , a inflamação , e esse inchaço , eu utilizo argila elas são bem baratinhas , o ideal pra nós que possuímos acne o certo é usar a argila verde ou a preta , e para aquelas manchinhas chatas podemos usar a argila branca ou cinza eu garanto que vão sumir eu utilizo pra clarear minhas sardinhas, sempre fazer uma esfoliação na pele é importante para retirar as células mortas , e ultilizar um tônico facial , mas se não der para comprar o tônico podem usar o soro fisiológico gelado ou o famoso leite de rosas só para limpar a pele, mas algumas pessoas vão falar a leite de rosas possue álcool gente é só deixar ele Aberto que sai todo o álcool . e outra coisa semprem utilizem o protetor solar que é super bom também. E no caso vc esteja com aquela espinha bem vermelha utilizem um chá de camomila ou chá de cravo da índia para acalmar e diminuir o inchaço e também ultilizar gel secativo caso não tenha o chá .e vale ressaltar também as medidas preventivas como não colocar as mãos suja no rosto , trocar a fronha do travesseiro e os lençóis de cama , não espremer …

    Agora nós casos de pessoas que tenham muita espinhas o ideal é passar por um dermatologista pra ele receitar o tratamento adequado , porque geralmente o excesso de espinhas pode está relacionado a alteração hormonais mas não quer dizer que ela não pode fazer tudo o que falei pq ela pode sim …

    Espero ter ajudado a compartilhar um pouco da minha rotina que está me ajudando e que pode ajudar um pouco as outras pessoas que sofrem com o a acne assim como eu .

    Obs : desculpa gente eu também esqueci de falar a babosa também é super ótima para as espinhas também

  2. Eu tenho 15 anos nunca tive espinhas, mas sou muito cuidadosa com meu rosto e tento deixar ele sempre limpo, é bom quando as pessoas dizem que voce tem uma cara igual bumbum de bebê,.há três vi esse post e fiz sem menos precisar (eu disse que sou vaidosa?) Cara hoje amanheci com uma ESPINHA kkkkkkkk acho que nao fucionou ao contrario acelerou o processo de tudo acho que os circulos que dizem no texto machuca muito por ser “cuzcuz” uma substancia meio grossa…enfim nao to triste alias ri muito MAS NAO RECOMENDO

  3. Eu estou cheia de espinhas, e essas porcarias demorar d+ para sumir. Eu não cutuco elas é mesmo assim as danadas deixam manchas arroxeadas já tentei de tudo e não resolve, o jeito é tomar roacutan mas estou sem condições de ter o tratamento. O jeito é esperar passar…

  4. Minha pele era horrível!
    Cheia de espinhas.
    Descobri um segredo de uma atriz famosa de Hollyhood.
    Mas não digo pra ninguém.
    Sou hoje um homem lindo e perfeito!!!!! Boa sorte pra vcs. Bjs e se cuidem.. Kkkkk adoooooooro!!!!

  5. De uns tempos pra cá vem sujando muito meu rosto de mts espinhas e minha cara vem ficando doída de espinhas me ajudem o que posso fazer?dói mt e não gosto de usar maquiagem…

  6. Boa noite!
    tenho 32 anos e tenho espinhas desde os 11.
    Minha pele é um pouco marcada sim pq sempre “cutuquei”.
    Lavo meu rosto 5 vezes por dia com o sabonete específico. elas não aprecem na ponta do meu nariz, mas sim nas bochechas e perto do cabelo. Agora essas coisas insignificantes resolveram aparecer no meu pescoço. Eu nunca vi isso 🙁
    O pior é que meu cabelo é seco, então tenho que passar algum creme para ele ficar bem. Esses cremes acabam ficando no meu rosto e por mais eu o limpe, nunca é o suficiente.
    Ja tomei duas vezes a Isotretinoína. Ficou perfeito, mas depois elas voltaram.
    A única coisa que não fiz foi me dedicar em comer a tão importante vitamina A. Vou tentar isso, mas vejo que é a ultima opção.
    Obrigada pela dica. Espero que resolva.

    • aconteceu mesmo comigo dois meses atras a minha face estava horrivel fui consultar a dermatologista disse que normal e passou algums medicamento que não resultaram e um dia estranho na escola um estranho me chamou e disse que sofreu bastante com isso e disse o que a sua espinha foi argila em pó e babosa e eu tambem utilizei e a minha espinha baixou bastante e tambem comecei a ter uma alimentação saudavel deixei de comer fritura, leites e os seus derivados e fazer pouco uso de carbo hidrato

  7. Olhe gente para quem ñ sabe o q é fubá. Ñ é cuzcuz. Eu tô dizendo isso pq eu já morei numa fazenda e sei. Fubá ele pode ser feito de castanha ou até mesmo de milho de pipoca, o milho de pipoca é aquele que ñ estoura na panela. Como eu morava na fazenda a gente moía a castanha ou ou o milho no moinho, mas na cifade vc encontra o fubá pronto…

  8. Olá … Tenho 17 anos e nunca sofri muito com espinhas, meu rosto sempr foi limpo (na medida do possivel ,claro,) porem nasceu uma espinha carnal(interna) proximo ao meu nariz e minha boca e agr meu rostp ta todo inchado, oq ey faço

  9. Voces ñao estao intendendo , eu tenho espinhas para todos os lados , bastante na testa , nas minhas bochechas , ombros , torax ‘ costas , nariz , braços etc… no site vcs estao falando de uma espinha apenas , e nao de ttantas qqe eu tenho ‘ vivo en depressao ‘ nao aguentto de tanta vergonha , ñ olho mais no rosto das pessoas pra conversar ‘ tenho vergonha e muita -_-

    • Vc só poderá resolver esse problema com a isotretinoína o famoso Roacutan, óbvio passado pelo dermatologista. garanto depois do fim do tratamento dificilmente voltará.

    • O correto é vc marcar uma consulta com o dermatologista, pois ele ira passar um tratamento que deverá ser seguido e desta forma as espinhas desaparecerão.

    • eu tinha muitas espinhas mais eu comecei a usar o sabonete Dove e minha pele ficou mais limpa quando usei assepsia meu rosto virou um estrago conselho não coma muita coisa oleosa ñ coma carne vermelha e nem chocolates

  10. PARA ACABAR COM AS ESPINHS E SIMPLES NAO USAR MUITA MAQUIAGEM ESCURA.CONSELHO USA QUANDO TIVER 12 ANOS.SEMPRE ESCREVO ISTO EU NAO TENHO ESPINHO SOU UMA MENINA LINDA E PERFEITA.MENINAS BOA SORTE CUIDASE BEM.BEIJJOOOS

  11. PARA ACABAR COM AS ESPINHS E SIMPLES NAO USAR MUITA MAQUIAGEM ESCURA.CONSELHO USA QUANDO TIVER 12 ANOS.SEMPRE ESCREVO ISTO EU NAO TENHO ESPINHO SOU UMA MENINA LINDA E PERFEITA

  12. gente olha o segredo é se sentir bem, sinta-se poderosa,fingi que não tem nada no seu rosto e acredite que sua pele é perfeita,lave 2 vezes ao dia,de manhã e a noite,com um sabonete neutro,não ponha a mão no rosto sem ter a certeza que esta limpa pois pode pegar bacterias em seu rosto,enfim sinta se de bem com a vida. Eu sou a Geovana eu tenho 13 anos, pode perguntar que eu estou AKI para responder vocês!!!

  13. ola eu tenho muitas espinhas tenho 15 anos e minhas espinhas são horriveis mais muito obrigada pela as dicas maravilhosa espero que todas de certo em mim que diminua as minhas espinhas

  14. ola boa tarde…tenho 22 anos e minhas espinhas sao muitas ..me sinto muito mal..meu rosto tem muita marca e horrivel..nao sei oque fazer por favor alguem me ajude

    • Júlia vc só pode acabar com essas espinhas que aparece no corpo através de anti-inflamatório tipo limeciclina, clindomiçina, tetraciclina ou entre outros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui