As salas hoje em dia são ambientes multifuncionais, servem para receber os amigos, descansar ou mesmo fazer home work. Muitas não têm mais a separação entre sala de estar, de jantar e de televisão. Estão todas juntas em uma só área. Por isso, é importante manter o conforto e a praticidade da sala. Ao fazer uma sala aconchegante, lembre-se e manter o seu estilo antes de tudo. Não adianta ter uma sala de revista, se você não se sente bem nela. Então, aproveite todas as dicas e faça o que mais lhe agradar para ter uma sala linda, decorada e confortável.

A televisão continua sendo uma parte fundamental da sala na maioria das casas. Seja em um painel ou em um rack, ela merece destaque, sem chamar atenção. O móvel onde a TV fica deve também refletir o estilo do dono da casa, sem ocupar muito espaço. Com os televisores modernos e finos, é possível aproveitar um balcão com outras finalidades além de acomodar a TV. Um móvel-aparador, por exemplo, pode reunir os aparelhos eletrônicos, os CDs e DVDs, e até mesmo porta-retratos com fotos de momentos importantes na vida dos moradores da casa.

Outra peça Fundamental para Decorações de Salas é o Sofá

Seja em casas amplas ou em apartamentos pequenos, há um sofá certo para cada sala. Se você não tem muito espaço, opte por sofás modulados, que dão versatilidade à decoração e ainda podem ser divididos ou unidos de acordo com a sua necessidade. Os sofás-camas estão modernos e confortáveis, eles também servem como opção interessante para quem precisa de móveis multiusos. Mesmo em salas menores, o ideal é investir em um sofá confortável de três lugares. E para completar o ambiente, escolha cadeiras leves e compactas. Você pode mudá-las facilmente de lugar e oferece mais assento para as suas visitas.

  Dicas para Organizar uma Reforma em Sua Casa

Os sofás com braços e encosto baixos ajuda na decoração pois não pesam no ambiente. Com a abertura no campo de visão, esse tipo de móvel pode até mesmo ficar desencostado da parede que não atrapalha a composição do ambiente. Quem tem crianças ou animais de estimação em casa pode usar capas removíveis laváveis, que podem ser trocadas com facilidade e preservam o tecido original do sofá. Uma capa de sarja, por exemplo, se mantém limpa por mais tempo.

Use as cores a seu Favor

Ter uma sala bonita e confortável não quer dizer que as cores devem ser as tradicionais: branco nas paredes e madeira nos móveis. Atualmente, toda a aquarela está à disposição dos decoradores e designers de interiores. Basta apenas ter bom senso e seguir o estilo dos donos da casa. Para quem usa o ambiente de forma multifuncional e acumula muitos móveis, uma dica é usar materiais transparentes, como o vidro ou o acrílico para manter a leveza no visual. Misture alguns detalhes em metais leves como alumínio ou aço-inoxidável para compor a decoração.

Uma atmosfera mais masculina vai privilegiar tons sóbrios e móveis com desenho mais quadrado. O cinza pode ser mesclado com outros tons e texturas para compor um ambiente mais aconchegante e quebrar um pouco da frieza da cor. Por outro lado, um ambiente mais feminino pode ter mais cores e móveis de forma mais arredondada. Para uma sala de casal ou de família, as listras – que podem ser usadas em tapetes, em mantas de sofá ou mesmo no piso de madeira em dois tons – dão mais movimento à decoração.

Na parede, por exemplo, uma textura de linhas verticais dá a impressão de altura ao espaço. E para não usar a textura em todos os lados, basta usar um espelho grande na parede oposta, para conseguir ampliar a visão tanto vertical quanto horizontal. Outra dica de cores dos designs de interiores é combinar tons parecidos, como o laranja, o vermelho e o vinho em um mesmo ambiente. Não é preciso ter medo de colorir a sua casa. Só tenha em mente que você pode se cansar de algumas combinações, então busque mesclar em detalhes como as almofadas.

  Cozinha americana: mais de 50 fotos para se inspirar

O seu estilo deve ser percebido

A sala é, em geral, a porta de entrada da sua casa e vai mostrar aos seus convidados qual é o seu estilo e a sua personalidade. Você não precisa fazer a decoração inteira em apenas um estilo, como o romântico, o moderno, o vintage ou o clássico. Nada impede que você misture esses diferentes estilos para compor o seu ambiente. Desde que se encaixem de forma harmoniosa. Inserir alguns elementos mais rústicos em um ambiente contemporâneo é uma forma moderna de decorar a sala. Móveis vintage e retrô, como pés palitos em mesinhas e em sofás, também são tendência, de acordo com decoradores. Usá-los com materiais mais modernos, como cimento queimado nas paredes dá ainda mais destaque.

Em ambientes pequenos, é importante que o estilo não atrapalhe a circulação. Por isso, é interessante escolher móveis leves e compactos, para não ocupar muito volume no campo visual. Mesinhas e bancos empilháveis são agradáveis e funcionais, porque ajudam a manter o ambiente organizado quando não são necessários. Você pode usá-los de apoio de copos e de aperitivos quando receber os amigos em sua casa. Outra forma de demonstrar o seu estilo é nos detalhes como porta-retratos, quadros e estantes de livros.

Aproveite cada canto das paredes

Elas não precisam ter apenas espelhos para ampliar o ambiente e texturas para compor a decoração. As paredes podem ter mais funções na sua sala. Se já tiver alguns móveis encostados nelas para aumentar a área de circulação, use a parte superior das paredes. Estantes vazadas não pesam na decoração e funcionam muito bem tanto em home offices como no home theater. Para aproveitar a parede abaixo da janela, sem perder o acesso e a luminosidade, aposte em uma estante baixinha e não muito profunda. Sobre ela, você pode colocar alguns livros, DVDs ou CDs ou mesmo telas e arranjos.

  Use salto alto a noite toda sem dor

As cortinas ajudam a completar a decoração. Lembre-se de que em locais pequenos, não é bom usar uma cortina volumosa, pois acabará dando um efeito mais apertado ao local. Se esse for o seu caso, prefira tecidos leves e claros. Uma persiana de materiais diferentes do plástico colaboram na decoração e para manter a privacidade dentro da casa. Se você quiser uma cortina de tecido – linho, algodão ou tecido sintético -, saiba que os sintéticos são ótimos, pois a maioria não encolhe, é bastante resistente e tem um excelente caimento.

Ilumine o Ambiente de Forma Criativa

A iluminação é uma grande aliada na hora de decorar a sua sala e ela pode ser usada para destacar pontos fortes, como um objeto decorativo, um quadro, ou mesmo para separar ambientes como a mesa de jantar do sofá e TV. Em qualquer tamanho de sala, sempre valorize a iluminação natural. Quanto mais você a utilizar a seu favor, menos gastará na decoração para esconder a luz e na conta de energia elétrica.

Se você tem vários pontos a destacar, uma opção é a iluminação em trilhos. Assim, você pode direcionar os spots para onde quiser. Abajures também ajudam a compor o visual de forma aconchegante sem ter uma luz tão direta. Para não atrapalhar o caminho e se tornar um obstáculo na passagem, você pode deixar a luminária presa em uma das paredes em um nível mais alto do que o das pessoas.

Confira algumas Fotos de Decorações de Salas:

[nggallery id=482]

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui