Deixe o seu Sistema Imunológico Mais Forte

A saúde é o bem mais importante que temos em nossas vidas. Quem consegue acordar bem disposto e ir trabalhar gripado ou com dor de barriga. Muito difícil não é mesmo? É por isso que precisamos estar indo ao médico com frequência, fazendo exames de rotina para não tomar um susto lá na frente. Existem muitas doenças que são silenciosas e que quando começam a demonstrar os sintomas, já pode ser tarde mais. Mas, há alguns meios de melhorar as nossas defesas naturais e fortalecer as barreiras contra vírus e bactérias.

Deixe o seu Sistema Imunológico Mais Forte

Sistema imune

O principal objetivo desse sistema é o de nos proteger contra doenças detectando, dentro do nosso corpo, o que faz parte do nosso organismo ou não. As nossas barreiras de proteção começam a se formar desde do momento em que estamos dentro da barriga das nossas mães e ele vai amadurecendo a medida que nos tornamos adultos. É por isso que as crianças adoecem com mais frequência, mas os adultos também ficam doentes. Mas, se os adultos já possuem um sistema imune fortalecido, porque adoecem?

Deixe o seu Sistema Imunológico Mais Forte

Existe uma variedade imensa de vírus e bactérias que podem atacar o nosso corpo. O nosso sistema está preparado para o combate quando ele já conhece o inimigo, quando não, nós ficamos vulneráveis. Um exemplo bem simples e bem comum é o vírus da gripe. É comum que as pessoas contraiam o vírus bem mais de uma vez ao longo da vida. Isso acontece porque esse vírus muda a sua composição química de forma muito rápida e assim, sempre que ficamos gripados é porque um novo tipo de vírus da gripe se instalou no nosso organismo. O sistema imune é capaz de criar um exército para nos defender, mas até que todos os cavaleiros estejam preparados para o combate, você vai ficar “de molho” na cama.

  7 hábitos alimentares que você deve cortar

Deixe o seu Sistema Imunológico Mais Forte

Quando você vai fazer um exame de sangue, existe uma parte dele chamado de série branca, que representa todas as células que fazem parte do sistema imunológico como os macrófagos, neutrófilos, basófilos e eosinófilos. Eles não passam o dia inteiro brigando com qualquer agente invasor, mas quando existe algo que está perturbando o bom funcionamento das funções do organismo, eles entram em ação e conseguem identificar o agente agressor através de algumas substâncias químicas encontradas no local e são conduzidos para lá através de um processo chamado quimiotaxia.

Deixe o seu Sistema Imunológico Mais Forte

Infelizmente, não é qualquer vírus ou bactéria que o nosso sistema consegue combater. Um bom exemplo disso é o HIV que não pode ser destruído pelas nossas defesas já que o vírus consegue destruir os nossos linfócitos, o que acaba reduzindo o exército de defesa. Com o passar do anos, acaba se instalando a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) que é um conjunto de sinais e sintomas e ficamos doentes de forma muito mais frequente. Mas a ciência vem avançando a cada dia, em alguns países já não é preciso tomar um coquetel de medicamentos e sim, apenas uma única pílula. Os cientistas já encontraram uma forma de dar um basta no vírus e retirá-lo completamente do corpo humano, mas ainda está em fase de pesquisa.

Como aumentar as defesas do seu organismo

Várias coisas conseguem derrubar o nosso sistema: o estresse do dia a dia, o cigarro, o sedentarismo, entre vários outros. Uma mudança nos hábitos de vida seria uma boa maneira de melhorar as nossas defesas. Existem alguns alimentos que conseguem dar um upgrade nas células de defesa e deixar o nosso corpo pronto para a batalha:

  1. Vitamina C: o morango, o melão, a laranja, o mamão, a goiaba e o limão são boas fontes desse nutriente. Ele é um agente antioxidante e ainda consegue evitar que parte das células de defesa morram.
  2. Zinco: essa substância age de maneira indireta nas células de defesa. O zinco melhora e controla a produção de certas enzimas que atuam no sistema imune e melhoram a capacidade das células de defesa de combater os agentes invasores. Ele pode ser encontrado em alimentos como nozes, amêndoas, ostras e carne bovina.
  3. Alho: a receita de alho, mel e limão é antiga. O alho é excelente como anti-inflamatório e é um santo remédio para combater gripes e feriados. Eles melhoram o desempenho das células de defesa.
  4. Cogumelos: o famoso cogumelo shiitake possui uma substância chamada letinan que tem o poder de melhorar a ação dos linfócitos e dessa formam conseguem fortalecer o sistema imune.
  5. Iogurte: quem diria que esse alimento tão simples poderia ser tão poderoso? Ele consegue influenciar a resposta inflamatória e os lactobacilos que existem em sua composição conseguem equilibrar a flora intestinal.
  Tudo sobre Ração Humana

Deixe o seu Sistema Imunológico Mais Forte

Com saúde não se brinca e como você pode ver, existem diversas formas de melhorar a nossas defesas e passar menos tempo das nossas vidas doentes. Os exercícios físicos também são um grande aliado quando se trata da saúde do nosso organismo. Ele consegue aumentar a quantidade de células de defesa nos deixando mais fortes contra os ataques de vírus e bactérias.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui