Os desafios do empreendedorismo feminino tendem a assustar muitas mulheres. Além disso, há quem desista antes mesmo de iniciar um empreendimento, por enxergar esse universo como “inatingível”.

Mas a verdade é que com um bom plano de negócio e toda uma estrutura pensada e organizada, tudo se torna possível. Por isso, neste texto nós unimos diversas informações sobre o tema. Nosso intuito é auxiliar você, mulher, que quer tirar a sua ideia do papel, mas ainda teme os grandes desafios.

Acompanhe e vem com a gente!

Quais são os principais desafios do empreendedorismo feminino?

desafios do empreendedorismo feminino
Pessoa saltando de uma montanha a outra. Foto: Freepik

Vale ressaltar, antes de qualquer coisa, que os desafios do empreendedorismo feminino podem ser bem subjetivos. Isso significa que o que é desafio para uma mulher, pode ser algo simples para outra. Mas nem por isso devemos diminuir a dor e a angústia de nenhuma de nós!

Pelo contrário, se virmos uma mulher sofrendo com determinado desafio/impasse, devemos mostrar caminhos promissores e interessantes. Se cada uma der uma mãozinha, todas nós teremos muitos espaços para crescermos e nos desenvolvermos.

Portanto, considere a lista abaixo como um ponto de partida para a sua autorreflexão. A partir disso analise o que você pode fazer para lidar com os seu próprios desafios do empreendedorismo. Vamos lá!

1- Conseguir delegar tarefas é um dos principais desafios do empreendedorismo feminino

Você é do tipo de pessoa que consegue delegar tarefas com eficiência, ou tem medo de passar atividades para outras pessoas, acreditando que elas nunca farão do seu jeito? Bem, se o segundo caso combina mais com o seu perfil, saiba que esse é um dos principais desafios do empreendedorismo feminino!

Afinal, nem sempre é fácil dar uma atividade para outra pessoa. Mas é absolutamente necessário.

Na hora de empreender, não queira ser uma “rainha” que consegue fazer todas as coisas sozinha. Embora você seja, sim, uma rainha, nem por isso precisa se sacrificar, concorda?

E não estamos nem mencionando apenas as atividades feitas no trabalho, hein? Delegar tarefas abrange a vida pessoal também, para que o seu empreendimento tenha você disponível por mais tempo.

  • Exemplo: Ao invés de querer cuidar de todos os setores da sua empresa, e ainda cuidar da faxina e da cozinha da sua casa, que tal delegar essas tarefas domésticas?

Claro que no começo não será fácil… Ainda mais se levarmos em conta o quesito financeiro. Mas saber delegar tarefas para a família também entra neste tópico.

Portanto, nada de querer abraçar o mundo da noite para o dia! Saiba reconhecer os seus limites e respeite-os.

Saiba mais: Legenda para foto no trabalho – 132 frases foto no trabalho

2- Receber o apoio que precisa é um dos grandes desafios do empreendedorismo feminino

desafios do empreendedorismo feminino
Grupo de empreendedores comemorando. Foto: Freepik

Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade que duvida – e muito – da capacidade de uma mulher. Todos os dias sofremos violências e somos vítimas de discriminação e dedos “apontados” em nossos rostos.

Por isso, justamente, que receber apoio de amigos, familiares e, às vezes, do próprio parceiro, é algo tão difícil. Mas, mesmo assim, não podemos desistir.

No começo a jornada poderá parecer pesada, mas à medida que o tempo for passando, as coisas tendem a se ajeitar. E ainda: jamais permita que as outras pessoas destruam os seus sonhos.

Se perceber que as críticas que dirigem a você são destrutivas e nada construtivas, apenas ignore. Mostre indiferença e siga no seu propósito.

Além disso, busque grupos de mulheres que promovem apoio mútuo. Na internet é possível encontrar fóruns, grupos de Facebook e WhatsApp que tratam bastante desse assunto. Aqui mesmo, no nosso blog, costumamos publicar muita coisa legal sobre empreendedorismo feminino.

Portanto, quando se sentir sozinha, use a tecnologia e a internet para encontrar outras mulheres como você. Podemos muito bem nos apoiar umas nas outras, sem a necessidade de precisar do apoio daqueles que desacreditam de nós!

3- Conciliar a maternidade com o empreendimento é um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino

Convenhamos que este deve ser um dos desafios do empreendedorismo feminino mais comentado de todos os tempos! Afinal, só quem é mãe sabe o quanto a gestão de um empreendimento e de uma família é algo super difícil.

Mas, repare: é difícil, não impossível.

Precisamos sempre aprender a planejar e encontrar suporte nas pessoas que amamos. Além disso, batemos novamente na tecla de delegar funções e tarefas: se possível, peça ajuda para alguém.

Não precisamos ser super-heroínas. E quando algo ruim acontecer, ou seja, quando todo mundo virar as costas, respire fundo e pense em quais passos pequenos você pode dar em prol do seu sonho.

Assim você vai encaixando a vida pessoal na profissional, devagarinho, sem forçar a barra em nenhum dos lados. E quando perceber, a “roda do desenvolvimento” estará girando e será possível dar passos mais largos, até chegar ao seu grande objetivo.

Acredite em você, mulher! E conte sempre com outras mulheres para atravessar os momentos de angústia e dúvidas. Unidas somos mais fortes!

Considere ainda que pequenas pausas podem ajudar. Se estiver muito difícil, pause a ideia. Não se sinta culpada por priorizar a sua saúde mental! Apenas não desista do que faz você feliz… 😉

Leia também: Mindfulness: Quais os benefícios para mulheres acima de 40 anos?

4- Lidar com comentários machistas é um dos tristes desafios do empreendedorismo feminino

desafios do empreendedorismo feminino
Vetor de mulher pensativa. Foto: Freepik

Os comentários machistas ainda estão no topo das coisas mais desconfortáveis que uma mulher empreendedora pode ouvir. E, infelizmente, eles ainda são uma realidade muito forte.

As pessoas ainda falam que as mulheres são “choronas” e muito “frágeis”, o que as impede de tomar à frente de empresas e grandes negócios. Mas isso são puras falácias!

Nós temos todo o suporte físico, emocional e biológico para gerir um grande negócio. Se algumas de nós são mais sensíveis, isso não quer dizer que sejamos fracas! Afinal, a sensibilidade pode nos ajudar a ter um olhar mais atento sobre as situações, abrindo mais a mente e nos ajudando a encontrar soluções mais sábias.

Portanto, sempre que ouvir algum comentário machista, ignore e mostre, com suas atitudes, que a mulher pode ser o que ela quiser!

Veja estas dicas: Mulher de negócios bem-sucedida: Conselhos para se tornar uma

5- Assédio moral e sexual: um dos principais desafios do empreendedorismo feminino

No espaço corporativo não é nada incomum ouvir relatos de mulheres e empreendedoras que já sofreram algum tipo de assédio moral ou sexual. Infelizmente, este é mais um dos reflexos do machismo.

Esse pode ser um dos desafios do empreendedorismo feminino que mais “trava” as mulheres. Especialmente aquelas que já sofreram abusos em outros momentos de suas vidas. Afinal, o trauma pode ser incapacitante.

Porém, nestes casos existem alguns fatores que devem ser levados em conta:

  • A culpa nunca é da mulher ou da vítima que sofre um assédio moral/sexual. NUNCA.
  • A mulher deve buscar a ajuda das autoridades, além de encontrar suporte, nas pessoas que ama, para atravessar o momento.
  • Encontrar ajuda na psicoterapia também é um bom caminho. Se você tem medo de empreender por já ter sofrido assédio, busque apoio psicológico. Assim você poderá aprender a gerenciar as suas emoções.

E, ah! Nada de forçar a barra, ok? Se algum contrato, cliente ou sócio está causando desconforto, não tenha medo de “cortá-lo” da sua vida. A sua saúde mental sempre deve vir em primeiro lugar. 

6- Marketing pessoal: um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino

desafios do empreendedorismo feminino
Mulher sorrindo demonstrando felicidade. Foto: Freepik

Esse é um dos desafios do empreendedorismo feminino que também aparece no empreendedorismo de forma geral. Afinal, criar uma imagem de si mesma e trabalhar em cima dela não é a coisa mais simples do mundo não.

Porém, não é algo absolutamente difícil ou impossível. Apenas precisamos estudar as melhores estratégias de marketing pessoal para que seja possível alcançar bons resultados.

Lembre-se sempre de qual tipo de empreendedora você deseja ser. A partir disso será mais fácil você analisar qual imagem quer passar e como pode fazer para isso.

Veja mais: 7 passos para sair da zona de conforto e alcançar seus sonhos

7- Conseguir suporte financeiro de instituições de crédito

Infelizmente, aqui está mais um dos reflexos do machismo. Esse é um dos desafios do empreendedorismo feminino que pode fazer com que uma mulher simplesmente “estacione” o seu desenvolvimento.

Afinal, se as instituições de crédito não oferecem boas condições ou simplesmente negam as oportunidades, como dar passos específicos no empreendimento? Pois é…

Mas lembre-se de nunca desistir! Continue procurando instituições sérias e que podem ajudar você. Além disso, mantenha o seu plano de negócio sempre em dia e procure por oportunidades para desenvolver-se financeiramente. É árduo, mas é possível.

8- Encontrar um nicho que você realmente goste é um dos desafios do empreendedorismo feminino

desafios do empreendedorismo feminino
Vetor de mulher subindo as escadas. Foto: Freepik

Você realmente encontrou um nicho de trabalho que faz sentido para você? Ou sequer sabe qual é o seu objetivo real, a sua área de atuação e o seu público-alvo?

Bem, o segundo cenário é bem pouco promissor, concorda? Pois se não sabemos como e onde queremos atuar, fica difícil desenvolver algo sólido.

Leia mais: O que é plano de carreira? Crie um bom plano em 5 passos

E estamos falando de encontrar nichos bem definidos!

  • Exemplo: Apenas saber que quer trabalhar com moda não é ter um nicho bem definido. Agora, saber que quer moda casual para mulheres jovens, aí sim é um bom nicho definido.

Porém, definir esse nicho pode ser complicado. Nesse caso, o segredo é buscar informações sobre empreendimentos já consolidados. Às vezes, inspirações na internet podem ser um bom ponto de partida.

Por isso, sempre mencionamos que o poder da pesquisa é muito intenso. Quando mais você pesquisar os mercados que despertam o seu interesse, mais informações você terá sobre eles. E essas informações podem lhe apresentar uma nova paixão, viabilizando um negócio muito mais estruturado e consistente.

Portanto, experimente, conheça, pesquise, inspire-se!

Leia mais: 7 dicas para você investir na sua marca pessoal

9- Burocracias e carga tributária são desafios do empreendedorismo feminino

Este é com certeza um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino. A carga tributária pode, inclusive, inviabilizar pequenos negócios, às vezes.

Aqui, não há muito segredo. É preciso respirar fundo e fazer um plano financeiro bem apertado, e sem pontas soltas. Caso contrário, você poderá começar a gastar muito mais do que pode, resultando em um fim para o seu negócio.

Em paralelo a isso, temos ainda toda a papelada e as burocracias para manter o seu negócio em ordem. Saber tudo o que precisa, por conta própria, é bem difícil. Embora seja possível encontrar algumas informações na internet.

Só que apenas quem iniciou um negócio sabe o quanto sempre surge uma nova burocracia ou “detalhe” para resolver. Portanto, é preciso ficar sempre bem informada e atenta! Ou contratar alguma empresa que cuide dos seus serviços burocráticos e tributários, se possível…

10- Concorrência pode ser vista como um dos desafios do empreendedorismo feminino

desafios do empreendedorismo feminino
Mulher jogando xadrez. Foto: Freepik

A concorrência é grande, imensa e muito forte. Mas não é invencível. Isto é, embora este seja um dos desafios do empreendedorismo feminino, ainda assim é possível vencê-lo.

O segredo, neste caso, é saber enxergar o verdadeiro valor e diferencial do seu negócio. Como ele pode encantar as pessoas? Como é possível desenvolver um negócio diferente do que já existe, mas sem querer “reinventar” a roda? Pense sobre isso.

Acredite, muitas vezes o diferencial pode ser você mesma. Sim! A sua forma de manejar o negócio e de interagir com os seus clientes pode ser o seu maior diferencial.

Por isso, saiba sempre quem é o seu público-alvo e seja uma pessoa autêntica. Desse modo você conquista as pessoas e promove uma imagem ainda mais interessante da sua empresa, abalando a concorrência.

Veja também: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher

Quais estratégias eficientes podem nos ajudar a lidar com os desafios do empreendedorismo feminino?

Agora que você já conheceu alguns dos maiores desafios do empreendedorismo feminino, deve vir a dúvida: Mas quais são as estratégias mais eficientes para driblar esses problemas?

Se pudéssemos resumir em uma só palavra, diríamos “planejamento”. Com planejamento estratégico e muita atenção aos objetivos tudo fica mais fácil – ou então menos difícil.

Veja também: Negócios para mulheres: 7 ideias e dicas para começar a empreender

Abaixo, portanto, listamos algumas considerações úteis:

1- Planejamento e organização

desafios do empreendedorismo feminino
Vetor de mulher multitarefa. Foto: Freepik

Batendo novamente nesta tecla, vamos ressaltar que o planejamento e a organização da sua empresa é o pilar essencial para o crescimento. Além disso, é por meio dessas práticas que você conseguirá driblar os desafios do empreendedorismo feminino.

Leia mais: O que é plano de carreira? Crie um bom plano em 5 passos

Veja alguns tipos de planos que devem ser feitos:

  • Plano financeiro;
  • Plano de marketing;
  • Organização das demandas de trabalho, considerando prazos e prioridades;
  • Planejamento da execução de cada tarefa;
  • Plano de atendimento e captação de clientes;
  • Entre outras possibilidades.

2- Posicionamento e networking

O seu posicionamento também deve ser forte, assim como a sua capacidade de fazer networking.

Podemos dizer que o posicionamento é o que você quer que as outras pessoas lembrem ao falar ou pensar em você; e o networking são todos os contatos profissionais que você possui.

Para ter sucesso em ambos os pontos, foque em estar presente nos eventos certos; use redes sociais profissionais; converse com as pessoas sobre o seu trabalho; e assim por diante.

3- Paciência e foco

Estimule a sua paciência, mulher! Não será da noite para o dia que teremos o maior empreendimento da nossa área de atuação. Infelizmente – ou felizmente – não é assim que funciona. Ainda mais com tantos desafios do empreendedorismo feminino!

Por isso, respire fundo e dê um passo de cada vez. Cuidado com os “atalhos” que podem apresentar para você, pois muitas vezes eles direcionam para um abismo.

Ao mesmo tempo, procure sempre ser bem focada no que realmente importa para você. Jamais se deixe levar por tendências superficiais ou dicas que não se encaixam nos seus planos. Saiba quem você é, o que o seu empreendimento é e aonde vocês querem chegar.

4- Treinamento e desenvolvimento constante

desafios do empreendedorismo feminino
Vetor de mulher trabalhando. Foto: Freepik

Esteja sempre estudando e aprendendo. Assim você conseguirá criar uma carreira muito mais sólida e forte para um mercado tão competitivo e com tantos desafios do empreendedorismo feminino.

Afinal, o empreendedorismo está sempre mudando. A tecnologia está sempre se desenvolvendo e muitas coisas novas surgem a cada dia.

Nós, empreendedoras, não podemos ficar para trás. Mas sim, devemos sempre aprender para, desse modo, podermos lidar com os desafios do empreendedorismo feminino da melhor maneira possível.

Temos certeza de que você vai conseguir ir longe! Apenas comece!

Leia mais: Mitos e verdades empreendedorismo feminino: Confira 9!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui