Investir em boas dicas de alimentação saudável no verão é um passo importante para garantir a qualidade de vida e o bem-estar. Afinal, se somos o que comemos, devemos comer bem para manter a nossa saúde e a nossa disposição neste período tão quente, não é mesmo?

E para lhe ajudar nessa empreitada, fizemos um guia com 9 dicas de alimentação saudável no verão para você implementar na sua rotina hoje mesmo. Acompanhe para ficar por dentro de tudo!

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9 dicas de alimentação saudável no verão

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Verdureiro carregando caixa com muitos alimentos frescos. Foto: Freepik

As nossas dicas de alimentação saudável no verão se baseiam em um princípio importante: equilíbrio. Isto é, devemos ter uma alimentação equilibrada, que se combine também com uma boa hidratação. Apenas dessa forma é que se torna viável construir um cardápio saudável para qualquer pessoa, concorda?

Além disso, as nossas dicas não excluem a necessidade de contatar um profissional da área de nutrição, ok? É importante considerar a opinião de um profissional antes de fazer qualquer mudança na alimentação e no seu cardápio.

Dito isso, vamos as nossas 9 dicas de alimentação saudável no verão:

1. Dicas de alimentação saudável no verão: Consuma frutas em todas as refeições

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Copo com suco natural de laranja. Foto: Freepik

As frutas são ricas em vitaminas e em água. Em conjunto, esses dois ingredientes podem fazer com que a nossa imunidade fique mais forte, além de fazer com que tenhamos mais disposição e saúde de maneira geral.

A hidratação provinda das frutas também mantém a nossa pele, cabelos e tecidos de maneira geral, mais saudáveis, firmes e joviais. Além de que, convenhamos, comer uma frutinha gelada no verão pode ser mais saboroso do que um sorvete, não é mesmo? Basta escolher as frutas certas!

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2. Dicas de alimentação saudável no verão: Não descongele alimentos em temperatura ambiente

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Fatias de melancia sobre a tábua de carne. Foto: Freepik

Cuidado com a forma como você descongela os alimentos. Essa é uma das dicas de alimentação saudável no verão mais importante! Afinal, se você descongelar uma carne em temperatura ambiente, terá maiores chances de promover a proliferação de agentes nocivos, ocasionando problemas de saúde mais tarde.

Por isso, se for descongelar algo, tire-o do congelador com antecedência e deixe-o dentro da sua geladeira. Nada de querer “descongelar rapidinho”, hein?

3. Beba muita água e saiba mais sobre a procedência do que você bebe

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Mulher comendo fruta. Foto: Freepik

Beber bastante água é fundamental. E você não precisa beber apenas quando estiver com sede. Até porque, caso você beba somente dessa forma, saiba que a sede nada mais é do que um sinal de que a desidratação já está acontecendo.

Portanto, beba, no mínimo, dois litros de água por dia. E lembre-se de verificar a procedência da água. Não beba “qualquer coisa que ver pela frente”, hein? Pois a água pode estar contaminada, e isso poderá desencadear a temida virose em você.

4. Lave as latinhas e garrafas de suco e bebidas no geral

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Mulher carregando cesta com muitos morangos. Foto: Freepik

Sabe quando você sai de casa para resolver alguma coisa na cidade e, ao caminhar no sol, sente aquela vontade de beber um suco de garrafinha ou refrigerante? Pois bem, cuidado! Por mais que possa parecer saboroso apenas comprar a garrafa e pronto, lembre-se de que muitas pessoas podem ter posto a mão no gargalo da garrafa.

Por isso, procure algum local que permita que você higienize a garrafa. Ou ande com um copo seu dentro da bolsa, para despejar a bebida ali. Caso contrário, você poderá estar expondo o seu corpo a diversos microorganismos nocivos à saúde.

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5. Dicas de alimentação saudável no verão: Consuma alimentos mais leves

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Suco natural de amora. Foto: Freepik

Evite alimentos que possam vir a ser muito pesados. Isso porque a digestão pode ficar um pouco mais lenta, além de que a sensação de peso, somada com o calor excessivo, pode causar um mal-estar intenso em qualquer pessoa.

Sendo assim, que tal investir mais em alimentos naturais? Você pode apostar em saladas saborosas, frutas, legumes, grãos integrais, enfim! Tudo para manter uma rotina mais saudável e, ao mesmo tempo, super satisfatória para o paladar.

6. Coma devagar, mastigando bem os alimentos

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Mesa com diversas porções de alimentos naturais. Foto: Freepik

Comer devagar também é um das principais dicas de alimentação saudável no verão. Afinal, a forma como mastigamos o alimento pode fazer com que a nossa digestão seja mais eficiente ou mais trabalhosa.

Dessa maneira, nada de querer apenas “engolir” a comida, hein? Comece a se alimentar com mais paciência, mastigando bem cada alimento que você coloca na boca. Assim, consequentemente, a sua digestão melhora, você emagrece e se sente satisfeita o quanto antes. 😉

7. Dicas de alimentação saudável no verão: Opte por carne cozida, ao invés de frita

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Diversos alimentos naturais e frescos. Foto: Freepik

Dicas de alimentação saudável no verão- As frituras podem pesar muito mais nesta época do ano. Por isso, se possível, opte por carne cozida ao invés de frita. Assim, de quebra, você ainda investe em um emagrecimento saudável, não é mesmo?

8. Não consuma carnes e ovos relativamente crus

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Casal fazendo piquenique juntos. Foto: Freepik

Dicas de alimentação saudável no verão – Alimentos mal-passados e crus podem ser muito prejudiciais a saúde. Isso porque ovos e carnes relativamente crus podem conter a bactéria causadora da Salmonela – esta doença que, em alguns casos, pode até levar o indivíduo à morte. Portanto, nada de querer alimentos fora do ponto, hein?

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9. Dicas de alimentação saudável no verão: Cuidado com a forma como você guarda os alimentos

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Mulher segurando três vegetais. Foto: Freepik

Dicas de alimentação saudável no verão – Armazenar os alimentos da forma correta também é uma das principais dicas de alimentação saudável no verão. Isso porque a forma como você guarda um alimento pode aumentar a qualidade do mesmo, bem como pode auxiliar na proliferação de fungos, bactérias, etc.

Fique atenta à temperatura do seu refrigerador. Dessa forma você conseguirá armazenar bem os seus alimentos.

Além disso, lembre-se de higienizar a sua geladeira e todos os alimentos que você consome. Assim você evita que bactérias se proliferem, causando problemas de saúde.

Invista nas dicas de alimentação saudável no verão e tenha mais bem-estar!

Agora que você já viu as nossas dicas de alimentação saudável no verão, é hora de investir em uma rotina mais equilibrada. Esperamos que você possa aproveitar o período quente do ano com muita saúde e disposição.

Afinal, a sua alimentação pode fazer toda a diferença na sua rotina. E lembre-se, ainda, de investir em outros hábitos saudáveis, que incluam exercícios físicos e boas noites de sono. Desse modo o seu verão será incrível!

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