Dicas e truques de como tratar as Sardas

Ter sardas é puro charme para quem as vê, mas quem as tem não costuma se sentir muito satisfeitas com as manchinhas. Dar fim completamente às sardas é praticamente impossível. Entretanto, de acordo com os especialistas é possível amenizá-las com clareadores de uso domiciliar com hidroquinona e tretinoina indicado por dermatologistas ou então optar por tratamentos com laser e luz pulsados, além dos peelings químicos.

sardas
Foto: Freepik

Mas para que esses tratamentos químicos proporcionem efeito é importante abusar do uso diário de protetor solar durante e após o tratamento. Mesmo que o tratamento clareador proporcione resultados bastante satisfatórios qualquer descuido com o sol, por menor que seja, pode fazer com que as sardas voltem. Apesar do surgimento das sardas ser causado pela genética, à exposição ao sol é um agravante para o surgimento das sardas.

Atualmente, existem diversos métodos para remover as sardas do rosto, porém é importante esclarecer para as pessoas que as sardas são totalmente diferentes de outras manchas no rosto. As sardas, geralmente apresentam tonalidade castanha, algumas mais claras e outras mais escuras, a cor varia de pessoa para pessoa e costumam surgir quando essa área é exposta ao sol.

As áreas mais comuns onde as sardas se desenvolvem são as mãos, rosto, pernas, mas também podem surgir em outros locais do corpo como ombro e peito.

Na maioria dos casos, as sardas surgem em pessoas que possuem a pele clara e provavelmente que são sensíveis ao sol. Essas pessoas se queimam com facilidade quando expostas aos raios solares, assim como as pessoas que tendem a ficar com a pele avermelhada também podem ter mais facilidade para o surgimento das sardas.

Lembrando que as sardas podem surgir tanto em mulheres, quanto homens e crianças.

sardas
Foto: Freepik

Causas das Sardas

Na maioria dos pacientes, a causa mais comum é hereditária. O surgimento das sardas é genético, somente em alguns casos específicos elas podem surgir em pessoas com pele escura, mas neste caso estão associadas a algum tipo de problema de pele.

  Como fazer limpeza de pele em casa

Atualmente, é possível encontras diversas maneiras tanto naturais como químicas para acabar com as sardas. Porém, os métodos naturais as vezes não possuem resultados tão satisfatórios quanto os métodos químicos, mas pelo menos fazem com que as sardas fiquem mais claras.

Como eliminar as Sardas?

Para falar a verdade, as sardas são mais fáceis de serem evitadas do que eliminá-las por completo. Portanto, a prevenção é fundamental, principalmente o uso de protetor solar sempre que estiver exposta ao sol, e principalmente evitar contato com o sol durante os horários inapropriados.

Entre os métodos químicos para livrar-se das sardas do rosto estão o uso do medicamento a base de hidroquinona. Esse medicamento pode ser encontrado em farmácias com soluções de 2% sem a necessidade da prescrição médica. Já as soluções mais concentradas, ai sim é necessário consultar-se com um médico dermatologista para ele receitar uma prescrição médica mais concentrada.

Outra solução é o tratamento a laser e o peeling químico, o tratamento é bastante usado para acabar de vez com as sardas e, na maioria dos casos apresentam resultados bastante satisfatórios. Esses tratamentos citados acima fazem realmente com que as sardas desapareçam, porém não impedem o surgimento de novas sardas. Se você deseja realmente eviar que novas sardas surjam é preciso evitar o sol ou então se proteger de maneira correta contra ela.

Os tratamentos que podem remover as manchas do rosto atuam eliminando a melanina nas áreas do rosto em que a pigmentação é maior, o produto não tem resultado imediato, apenas com o passar do tempo que as sardas vão perdendo sua coloração.

Os tratamentos a laser ainda prevalecem para remover as manchas no rosto e também às sardas. Talvez seja um dos métodos mais eficazes e seguros, pois o laser atua somente na sarda sem danificar as outras áreas. O tempo de recuperação também é bastante vantajoso, pois é muito curto e não possui nenhum tipo de dor.

  Passo a Passo: Cachos com Chapinha?

Outros produtos também podem ser usados, principalmente os que contêm vitamina C e ácido alfa hidróxido, esses são recomendados para as pessoas com pele escura com sardas.

sardas
Foto: Freepik

Métodos naturais para livrar-se das Sardas

Os métodos caseiros para acabar com as sardas também são eficazes, porém demoram mais tempo para aparecer os resultados, se você tiver paciência para esperar, os resultados podem ser bastante eficaz.

A manteiga é uma solução caseira usada para minimizar as manchas de sardas do rosto, pois atua esfoliando a pele e fazendo com que as manchas de sardas se tornem mais claras com o passar do tempo. A receita é aplicar a manteiga na pele e deixar agir no rosto por 15 minutos. Você pode repetir esse procedimento caseiro até três vezes por semana.

Para remover as sardas utilize uma máscara de figo, para preparar a máscara caseira amasse em um recipiente um figo, e com ajuda do algodão coloque no rosto deixando atuar durante 20 à 30 minutos. Esse procedimento pode ser repetido três vezes por semana. Lembrando que o figo pode ser substituído por mamão.

O suco de limão também pode ser um aliado nessa batalha contra as sardas, pois contém vitamina C, ou seja, eliminam as sardas ou pelo menos tornam as manchas mais claras. Misture uma colher (chá) de suco de limão com uma colher (chá) de água. Aplique o suco somente nas sardas, a vantagem desse método caseiro é que podem ser aplicados todos os dias, mas de preferência que seja feito antes de dormir, pois é essencial manter a pele longe do sol. O suco de limão aplicado na pele e exposto pode causar mais manchas ainda.

  Dicas de maquiagem para orientais

O melhor método para livrar-se das sardas ainda é procurar um bom dermatologista para que ele possa avaliar as suas manchas.

Dicas Para Esconder as Sardas

As Sardas naturais são uma graça, além de serem uma marca registrada para as mulheres que nasceram com essas manchinhas. Mas, essas sardas que para algumas mulheres podem ser um charme, para outras podem ser um verdadeiro sofrimento. Se você também acha que as sardas são um verdadeiro problema, confira dicas de como suavizar as sardas, manchas ou pintas escuras. Confira abaixo o passo a passo:

1. Primeiramente invista em uma base com um bom poder de cobertura, de preferência que a base seja em bastão ou em caneta. Depois é só misturar com um pouco de corretivo em um tom mais claro do que a tonalidade da sua pele.

2. Depois é só aplicar o corretivo e a base diretamente sobre e mancha e, em seguida aplicar um blush no tom de pêssego apenas nas bochechas do rosto.

3. Finalize a maquiagem pincelando um pouco de pó compacto ultrafino em todo o rosto. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade do produto e, assim, trocar os sinais marrons por manchas esbranquiçadas ou cinzas.

Por último, mas não menos importante! Aceite-se como você é:

sardas
Foto: Freepik
sardas
Foto: Freepik
sardas
Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

30 COMENTÁRIOS

  1. Eu também tenho sardas, sofri muito com isso na minha adolescência. As vezes me achava bonita, mas aí quando surgiam os apelidos maldosos ficava triste, chateada e me sentia muito feia. Gostaria muito de acabar com elas, sei lá fazer um tratamento com luz pulsada , mas é muito caro a sessão. O jeito é ficar com as sardas mesmo, e o alto estima lá em baixo. bjo

  2. Bom galera, eu tenho sardas desde que me entendo por gente, nunca gostei delas, mas aprendi a conviver… nunca gastei muito para tira-las dali, mas nunca desejei que estivessem… agora aos 40 anos queria muito poder ao menos clareá-las!

  3. Tenho sardas no corpo todo, me incomodava muito na adolescência, mas hoje com 29 anos, já não me importo mais. Meu dermatologista disse que pode clarear as sardas somente com tratamento a Laser.

  4. Tenho sardas nunca quis ter eu acho horrivel ter eu me acho feia queria que existisse alguma coisa para consumir com elas…alguem sabe de algum tratamento caseiro….me falem…..eu ja fui ao medico mas ele me disse que e uma caracteristica da pessoa que com o tempo elas claream.. tenho que esperar um tempo o medico falou para eu começar algum tratamento tenho que esperar se formarem bem ….ñ entendi muito bem o que ele quis dizer…..mas eu sei que odeio minhas sardas. Eu tenho sardas norosto a maioria nos braços algumas ….

  5. fiquei muito chateada com o título da matéria. afinal ter sardas não é uma doença para ser tratada.

    tenho sardas no rosto e por mim gostaria de poder multiplica-las. Sempre gostei delas, amo, e fico triste porque não tem nada que nos ensine a destaca-las, até as make são direcionada a esconde-las…

    Namoro um ruivo que também tem sardas, não muito no rosto mas no corpo todo, e amo acho lindoooooooo e morro de inveja dele…..

  6. Tenho 38 anos ,tenho sarnas nas pernas ,braços e rosto..
    odeio ,pois agora ele estão cada vez mas aumentando.Estou com minha autoestima baixíssima.gostaria muito de acaba com ela de vez.

  7. tenho sardas e não suporto elas , da uma aparência de velha, sei la, sô sei que não gosto delas nem um pouco.sempre quis da um fiz nelas , mas sempre ouvi fala que elas não tem tratamentos, agora vejo que te sim eu eu estou disposta a da um fim nelas ou pelos menos amenizar. Bjss adorei a dica !!!

  8. eu tenhu mtas sardas e tbm me sinto bastante incomodadas. queria saber se posso fazer doiss tipos de tratamentos com casa, exemplo, a da manteiga de dia e do limao a noite????

    • o pior de tdo eh quado quero fazer uma maquiagem mais elaborada as sardas da impressao de que meu rosto eh falso naum posso nem me maquiar :/ :/

  9. Tenho sardas de sol, e simplesmente odeio elas! Não são muitas, mas é o suficiente pra eu ficar incomodada. Me acho horrível com essas sardas no rosto. Sempre quis viver sem elas. Tenho desde pequena, antes eu não me importava, mas agora fico preocupada se quando as pessoas olham elas ficam pensando nessas manchas feias.

    • nao se sente assim conserteza vc e bonita eu so tenho 11 anos e me achava orrivel com as sardas que eu tenho no meu rosto mas eu pensei bem e me olhei no espelho e mim vi a pessoa mas bonita com as sardas nao ligue e charme eu do esse conselho!! *_*

  10. – Tenho 14 anos.. e tenho sardas no rosto , e sinceramente ODEIO elas… Queria Não ter sardas! preferia q elas fossem no corpo do que no rosto. Não gosto dessas sardas.
    Entendo vcs que tem sardas perfeitamente.

    • Bom eu tenho e muitas odeio, tenho desde pequena e hj tenho 13 anos mais, acho q depois de tantos conselhos que vi de algumas mulheres percebi que ter sardas e normal amei os conselhos, bjs. 

  11. Tenho sardas desde os 4 anos (hoje tenho 21 anos), consegui diminuir as sardas usando produtos desde os 10 anos de idade. Não me importava tanto com as sardas, mas hoje em dia não aguento mais passar produtos! gasto um média de 200 reais por mês só com produtos! isso é desgastante com o tempo. Me chateia principalmente quando vou a praia (oque adoro), pois depois eu viro uma onça, piora muito as sardas…. isso é decepcionante… Além disso, adoro o verão (calor), mas tenho que evitar o sol por causa das sardas… Digo uma coisa, só quem tem sabe oque significa essa “cruz” 🙁 Tenho a esperança que um dia possa tem um tratamento que elimine as sardas por um maior tempo…

  12. Tenho 20 anos e sempre convivi com as “sardas”.. fala acho ridículo isso.. acaba com meu rosto. As pessoas ainda falam q é lindo, q é charmoso. .. mas fala sério, se fosse neles garanto q nao iam achar isso… por isso gosto do inverno, elas clareiam mais do que usando protetor solar diariamente!

  13. Tenho sardas desde pequena, e não gosto nem um pouco delas, vejo que sou feia com elas, se não as tivesse eu até me acharia bonita. já fiz tratamento, elas clarearam um pouco mas não sumiram. meu sonho é ter um rosto sem sardas.

  14. Que droga, eu sempre quis ter sardas! Mas minha mãe não tem e meu pai eu não sei porque nunca vejo ele. Eu tenho a pele clara e me aparece algumas sardas nos braços, mas no rosto eu so tenho duas! Fala sério!

  15. Tenho sardas! Sinceramente não gosto, as vezes
    penso que seria melhor não tê-las…
    Quando saio as pessoas olham e penso: Será o que
    elas estão pensando..’Nossa q rosto pintado é esse?’
    ou se acham bonitas… Mais ainda sei que tenho que conviver com elas, e o único jeito é me aceitando
    do jeito que sou.. É a vida…

  16. Eu, pessoalmente adoro mulheres com sardas! Acho magnífico! Me apaixonei por uma pessoa com sardas, ela é incrivelmente linda! Pra mim a pessoa mais linda do mundo! Procure apenas usar bloqueador solar todos os dias pra que a pele conserve seu tom sem interferência da agressão solar (isso é q deixa a sarda esquisita, assim como ela usa, pois nosso clima não ajuda muito com peles mais sensíveis!) Meninas, deixem as sardas! Quem não gosta, não gosta, mas quem gosta, adora!!!

  17. em mim esta nascendo SARDAS, que eu acho que em mim é muito horrivel mas elas sao claras mas mesmo assim as pesssoas ficam olhando e falam:-Tu tá com sardas né? Isso por causa do meu pai que tinha sardas na sua juventude e melhorou quando ele passou agua de arroz,todo dia ele lavava o arroz e com aquela agua ele passava e melhorou.Fica a dica. BJSxxx.

  18. Eu Tenho Sardas E´Pessoalmente Odeio!! E Um Saco Da vontade de Nem Nascer e so de ler que nunca sairão totalmente eu fico super afim de sumir do mundo!

    S A R D A

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui