Dicas para ter uma casa sustentável

Para quem está querendo redecorar sua casa, a dica está na reciclagem. Reaproveitar está na moda, o que é ótimo tanto para o planeta quanto para o seu bolso, já que o tema é inventar novos usos para aquilo que já temos.

Sustentabilidade é a palavra da vez, conseguir reaproveitar e não consumir mais dos recursos naturais já tão escassos no planeta.  Então por que não aproveitar toda a sua criatividade para criar ambientes incríveis sem prejudicar a natureza?

Uso consciente dos recursos naturais

Um ponto importante ao abraçar a ideia de uma casa sustentável está no uso consciente e equilibrado dos recursos naturais, já que a iluminação e o uso indiscriminado da água potável acabam gerando um grande impacto para o meio ambiente.

Uma dica interessante é esquecer a iluminação central, distribuindo leds de baixo consumo pelo cômodo. Essas leds geram uma iluminação ambiente, que pode ser intensificada conforme o dia vai escurecendo, ou conforme a necessidade de mais luz. Para isso, interruptores que ajustam a intensidade das lâmpadas, em lugar do tradicional interruptor de liga e desliga, são ideais. Afinal, uma boa iluminação fala tudo na hora de decorar.

Lâmpada

Você também pode optar pela energia solar para o sistema de aquecimento de água. Hoje em dia já existem diversos modelos de placas de captação de energia solar, além de geradores que permitem aquecer a água do banho sem gastar eletricidade. O gasto inicial pode ser significativo, mas além do baixo impacto no meio ambiente, a economia que esses sistemas de aquecimento geram ao longo dos meses compensa todo o investimento.

Outra dica legal para quem deseja economizar recursos, e ainda diminuir os custos com contas de água e luz, está no reaproveitamento da água do banho.

  Dicas de presentes para o Dia das Crianças

Mulher tomando banho A água usada no banho, na lavagem de roupas, e em outras tarefas que exijam o uso de água limpa pode ser redirecionado, a água utilizada sendo captada para um reservatório que abasteceria a descarga dos banheiros e para lavagem de quintais. Uma forma de uso consciente de recursos  e que proporcionaria uma redução de gastos com água e esgoto.

Essas ideias estruturais são a base para uma casa sustentável e reafirmam a ideia de reciclagem e reutilização, imprescindíveis para uma boa decoração.

Reciclagem, a bola da vez na decoração

A principal pergunta a ser feita quando pensamos em decoração ecologicamente correta é: Eu preciso mesmo comprar isso?

É importante separar um tempo para olhar tudo que você possui e analisar o que pode ser reaproveitado. A personalização de objetos e o reaproveitamento de materiais é o principal enfoque deste tipo de decoração.

Tudo pode ter mais de uma utilidade, então por que comprar uma nova estante, se com algumas caixas de madeira, tipicamente usadas como engradados de frutas, você pode montar uma peça criativa e inteligente, que chamará toda a atenção para seu bom gosto e dirá ao mundo que você se preocupa com o meio ambiente. Para quem quer ser eco-chic, um passeio por locais pouco prováveis como o mercadão municipal pode gerar toda a inspiração necessária para criar um ambiente divino.

Se você quer reaproveitar, confira algumas dicas de decoração que podem dar ideias sobre o que fazer para transformar sua casa.

Transformando o lixo em algo mais

Reciclagem

Já pensou em reaproveitar aquelas embalagens ou latas de alimentos para criar uma linda decoração? A dica é reaproveitar essas embalagens que dificilmente são recicladas, e geralmente acabam em lixões, para criar vasos super legais e que ainda trazem um ar vintage naturalista ao seu cômodo.  Use sua criatividade e não se esqueça de observar atentamente tudo que joga fora, pois muitas das coisas que você descarta poderiam se tornar lindos objetos para a decoração da sua casa.

  Papel de Parede x Papel Contact

Outra grande dica está nos chamados caixotes de feira. Como peças de decoração eles são versáteis, podendo ganhar diversos usos e para isso é preciso apenas um pouco de imaginação. Você pode aproveitá-los para criar estantes, armários, peças para o exterior e para o jardim. Você também pode utilizá-los como organizadores extremamente práticos. Tudo que sua imaginação permitir.

Sobras de retalhos de pano que confecções costumam jogar fora, ou até mesmo aquelas roupas velhas esquecidas no fundo do guarda-roupas,  podem ser transformadas em lindas almofadas para decorar seu sofá, ou em pequenos quadros com montagens de tecido, para trazer maior alegria ao ambiente. Tudo utilizando o conceito Upcycle, que não permite que nada seja desperdiçado.

Agora, se o seu conjunto de sofá já parece velho e trás certo desanimo só de olhar, em vez de gastar um valor exagerado e pagar um novo conjunto em diversas prestações, por que não reformar?

Reformando seu sofá você reutiliza o que já tem e economiza, já que o custo da reforma costuma ser menos da metade de um novo conjunto. Aproveitando a reforma do sofá, você pode testar uma ideia conceito que vem ganhando adeptos em todo o mundo e se tornando destaque em diversos salões de decoração. Basta revestir seu conjunto de sofá com lona de caminhão.

Pode parecer estranho, mas o resultado final é realmente surpreendente. Dessa forma, lonas que já rodaram milhares de quilômetros e que seriam jogadas fora, poluindo ainda mais o planeta, ganham um uso super original, agregando estilo e sustentabilidade na decoração de sua sala. Além do fato de ter uma peça exclusiva, já que ninguém terá um sofá igual ao seu.

  Dicas para decorar a sua festa junina

Para criar móveis e artigos de decoração reciclados é preciso apenas disposição e criatividade. Deixe para lá todo o preconceito que existe com o “já usado” e abra sua mente para novas ideias.

Casas sustentáveis começam da conscientização de que o planeta não possui recursos infinitos, assim você poderá ter uma casa eco-chic e ainda criar uma consciência ecológica em seus filhos, pois o uso dos recursos naturais influenciará diretamente no planeta em que eles viverão.

Fotos de produtos reciclados

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui