Cabelos loiros ou vermelhos, principalmente os tingidos, merecem cuidados extra para não ficar ressecados. As técnicas para clarear as mechas danificam muito os fios, deixando-os mais enrijecidos. De acordo com os cabeleireiros e hairstylists, a oxidação produzida pelo processo é responsável pela retirada da água existente nos fios e necessária à saúde do cabelo. Por isso, o mais importante para quem tem cabelos tingidos é manter a hidratação capilar. Ela devolve a maciez, o brilho e o movimento ao seu cabelo.

As mulheres que têm a raiz do cabelo muito diferente da cor tingida deve fazer o retoque a cada 20 ou 30 dias para não chamar muito a atenção. Quem opta apenas pelos reflexos ganha mais tempo entre as idas ao salão e pode ficar até cinco meses sem retoques. Para cuidar bem dos fios, é necessário usar produtos específicos e evitar fazer testes por conta própria. Outras dicas para preservar os fios é evitar esfregar o comprimento e as pontas do cabelo com xampus e toalhas.

Dicas para Deixar os Cabelos Loiros ou Vermelhos Sempre Lindos
Mulher loira posando para a foto de perfil. Foto: Freepik

Primeiro Mandamento para o Cabelo Saudável é Hidratar sempre

A descoloração e a tintura ressecam os fios e abrem a cutícula do cabelo. A hidratação devolve a umidade natural do cabelo e repõe os nutrientes perdidos com a química, como sais minerais, vitaminas e queratina. Para algumas mulheres, o ideal é hidratar pelo menos uma vez por semana, em casa ou no salão. Para os casos mais graves, de cabelos que passaram por muitas tinturas, é preciso repor a queratina, que devolve a elasticidade aos fios e ajuda a fechar as cutículas do cabelo – abertas depois da descoloração. A reposição de queratina devolve o brilho e a força aos fios.

Se fizer a hidratação caseira, lembre-se de não exagerar na quantidade do produto, pois isso não melhora a absorção do creme. Aplique uma quantidade equivalente a uma moeda em cada mecha, fazendo massagens nos fios. Além disso, cauterizações à base de queratina com proteína hidrolisada devem ser feitas em intervalos regulares para que o cabelo aguente a quantidade de química a que está sendo submetido. A selagem é feita com produtos de pH ácido, que também devolve ao fio a sua umidade natural e sela as cutículas. Esses tratamentos mais fortes de hidratação podem ser feitos a cada 15 dias.

Use sempre produtos adequados para o seu cabelo

Os cuidados com cabelos loiros e ruivos devem começar ainda em casa, escolhendo o condicionador ideal para o seu cabelo. Há produtos específicos para cada tipo de cabelo – loiros, ruivos, escuros e tratados com químicas. Os condicionadores mais indicados para mulheres com cabelos clareados ou vermelhos são os hidratantes. É importante optar por xampus que não contenham sal em sua fórmula. O uso correto desses produtos também é fundamental. O xampu deve ser aplicado somente na raiz, e o condicionador apenas do meio para as pontas dos fios.

Além disso, recorra aos silicones para evitar as pontas duplas e, no caso das loiras, use um xampu desamarelador uma vez por semana, já que os cabelos claros tendem a ficar amarelado ou alaranjado com o tempo. Os cabeleireiros indicam o uso de um xampu roxo, pois ele serve para acinzentar suas mechas e neutralizar o amarelo.

Dicas para Deixar os Cabelos Loiros ou Vermelhos Sempre Lindos
Ruiva cacheada sorrindo para a câmera. Foto: Freepik

Proteja os fios do sol

Assim como a nossa pele, o cabelo também precisa de proteção solar, principalmente no verão, quando tendemos a nos expor mais aos raios solares. Para manter o brilho e a hidratação diária dos fio, opte por um leave-in que tenha fator de proteção solar. Fique atenta à forma como você passa o protetor corporal. Muitas vezes, após passarmos o filtro solar no corpo, passamos as mãos nos cabelos. No entanto, o hidrózido de zinco presente nesse produto acaba descolorindo e desbotando o cabelo com a ação do sol. Portanto, lave bem as mãos depois de aplicar o protetor solar no corpo antes de encostar nos cabelos.

Para quem está com o cabelo fraco e poroso, não economize no leave-in, aplique diariamente um produto com fator de proteção solar. Isso é muito importante para a manutenção da cor. Em relação à praia e à piscina – que com certeza você irá no verão -, redobre o cuidado, pois os produtos usados para clarear a água da piscina, por exemplo, é responsável pelo desbotamento do seu cabelo, e as loiras podem ficar até com os fios esverdeados. Não adianta colocar mais creme antes de cada mergulho, é melhor fazer um coque ou usar uma touca de natação impermeável.

Dicas para Deixar os Cabelos Loiros ou Vermelhos Sempre Lindos
Menina com cabelos ruivos lisos. Foto: Freepik

Dê férias ao secador e à chapinha

Os cabelos tingidos já sofrem muito com a desidratação, por isso você deve evitar outros agentes que causam mais desidratação, como a chapinha, o secador e a água quente. Se não tiver como evitar os alisadores, use protetor térmico – o chamado termoativo – e um defrizante para proteger os fios do calor excessivo. Eles criam uma película protetora e ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz, evitando danos e ressaltando a luminosidade dos fios. Fique atenta também ao uso correto desses aparelhos. A prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos, e o secador precisa ficar a uma distância de, no mínimo, 20 cm dos fios.

Se além de loira ou ruiva, você quer ficar lisa com a ajuda de escova progressiva ou de relaxamento, é melhor procurar um profissional qualificado, pois nem todas as marcas e princípios ativos são compatíveis e isso pode prejudicar ainda mais os seus cabelos. A quantidade de cutículas de cada cabelo é que permitirá ou não outro tratamento químico junto com a tintura. Informe ao profissional que irá fazer o novo procedimento, os princípios ativos dos tratamentos que você já fez. Durante os dias mais quentes, prefira lavar os cabelos com água fria, que mantém o brilho justamente por ajudar a fechar essas cutículas.

 

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui