NadaFrágil.com.br

Dicas para dividir apartamento evitando conflitos


Milena Costa

Dividir apartamento tem se tornando a saída para muitos jovens adultos no Brasil. É muito difícil ter uma renda que possibilite se bancar sozinho sem dividir despesas no início da carreira e juventude. Mas a pessoa quer sair da casa dos pais, ou precisa por diversos motivos como ir trabalhar ou estudar em outra cidade.

Então nesse artigo você aprende sobre como prevenir problemas ao dividir apartamento. E assim ter uma vida mais tranquila com seu roommate, evitando conflitos e problemas de convivência.

dividir apartamento

Escolha pessoas com seu perfil

Quanto mais a pessoa tiver a ver com você melhor. Se você detesta o cheiro de cigarro e a outra pessoa não consegue parar de fumar ao longo do dia vai ficar complicado. Se você gosta de muito de festas e amigos reunidos e a outra pessoa prefere um ambiente tranquilo e silencioso, isso também será um problema.

Então o ideal é que na hora de escolher o roommate, você já tente achar alguém que tenha mais a ver com você. Com perfis parecidos vai ser mais tranquilo e provavelmente o número de conflitos será menor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 coisas que você não precisa em casa

Saiba respeitar as diferenças

dividir apartamento

Mesmo que você tenha achado alguém parecido com você. Ainda vão existir diferenças, isso é normal. Então faça o possível para respeitar o outro. Se a pessoa gosta de silêncio e você adora ouvir música, opte por um fone de ouvido.

São pequenas coisas que podem fazer a diferença e melhorar muito a convivência. Dividir apartamento é como uma oportunidade de exercitar a sua empatia. Entendendo e respeitando a diferença do outro.

Definam a separação de tarefas

dividir apartamento

É importante saber o que cada um vai fazer. Para ficar mais justo cada um pode lavar a louça que usar. Limpeza da casa pode ser dividia por cômodos, cada um limpa seu quarto. Uma semana um fica com o banheiro e a sala enquanto o outro limpa a cozinha e lavanderia. Na semana seguinte vocês podem trocar e assim por diante.

Não precisa ser exatamente assim, mas busquem dividir as tarefas de uma forma que ninguém se prejudique. Assim todo mundo colabora e mantem a casa limpa e tudo em ordem sem ninguém trabalhar a mais.

Alimentação

dividir apartamento

Tem muita gente que opta por cada um comprar sua comida. Isso pode sair mais caro para os dois. Uma boa ideia é dividir o básico, assim vocês fazem uma feira com o mais importante. Produtos de limpeza e alimentos como feijão, arroz, macarrão, carne.

Outros produtos mais personalizados, como iogurte ou cereais e frutas que apenas um goste podem ser comprados por quem vai consumir. Assim o básico sai mais barato para os dois e cada um mantem sua alimentação como preferir sem interferir na do colega.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como evitar desperdício de alimentos em casa

Converse sobre os problemas

dividir apartamento

É muito importante que você mantenha desde o início um espaço para que conversem sobre os problemas. É importante ouvir o outro e tentar entender. E também falar sobre o que te incomoda.

Às vezes uma pequena atitude que incomodou pode se tornar uma bola de neve gigantesca quando você não resolve logo. Então sempre tentem resolver os problemas conversando civilizadamente logo que o problema acontecer.

Seja amigável

dividir apartamento

Nada como tratar o seu roommate com respeito e também de forma amigável. Claro que existem dias que só queremos deitar na cama e não ver ninguém. Mas pode ser muito divertido ver uma série com seu rommate ou pedir uma pizza e conversar.

Você pode descobrir que a pessoa é incrível e se tornarem grandes amigos. Não existem motivos para manter um clima frio e distante com seu colega. Ao dividir apartamento vocês estão de certa forma compartilhando a vida e pode ser uma jornada muito divertida se você abrir espaço para a pessoa.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar a comunicação não violenta para gerenciar conflitos

Defina as regras no início

dividir apartamento

É ideal que se converse logo no início e se defina todas as regras. Assim fica mais fácil para todos já ter tudo definido e já saber como agir. Seja sincero com o seu rommate e com você. Vale explicar quais as coisas que te deixam muito chateado e ouvir o que ele não suporta.

Assim vocês já definem tudo com antecedência e já sabem qual a melhor forma de agir. Também é importante ser muito responsável com os pagamentos e com a sua colaboração. Respeitar o acordo e sempre fazer sua parte é a melhor forma de evitar conflitos e manter uma boa convivência.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *