O sonho de muitas mulheres é engravidar. Principalmente quando elas se casam e já têm uma vida financeira estável, elas logo pensam em colocar mais um morador na casa. Além disso, também há uma certa pressão tanto por parte da família da esposa quanto da família do marido e isso pode ser um problema.

Existem muitas mulheres que apesar de serem saudáveis não conseguem engravidar. Ir ao médico e fazer exames (isso vale tanto para o homem quanto para a mulher) e se livrar um pouco da pressão fazem parte do processo. Porém, há alguns hábitos diários que podem atrapalhar e muito esse objetivo. Veja abaixo quais são eles.

Veja como ter uma gravidez saudável depois dos 35 anos.

Obesidade prejudica para engravidar

Mulher obesa
Mulher obesa – Foto: Freepik

Quem está acima do peso fica com o metabolismo dos hormônios esteroides sexuais prejudicado. Há um aumento na produção de estrogênio que já é produzido pelo ovário e passa a ser produzido também pelo tecido adiposo. Esse fato pode causar dificuldade da implantação do embrião na parede do útero e alteração no ciclo menstrual podendo causar amenorreia, ou seja, ausência da menstruação.

Descubra quais os outros fatores que fazem a menstruação atrasar.

Magreza excessiva

mulher magra
Mulher magra – Foto: Freepik

Se a obesidade é um perigo, a mulher que está abaixo do peso (IMC abaixo de 17 kg/m2) também pode ser um obstáculo para a geração de um filho. Aqui os efeitos são contrários: a falta de peso também interfere na produção de estrogênio, só que dessa vez é para menos. Sem a quantidade de estrogênio ideal, os ciclos ovulatórios podem soferer alterações.

Problemas na tireoide

tireoide
Tireoide – Foto: Freepik

O hipotireoidismo é muito frequente em mulheres. Essa condição faz com quem todo o metabolismo do corpo caia, inclusive a produção de hormônios. Assim, essa queda de hormônios causa um desequilíbrio e afeta a fertilização, impedindo a mulher de engravidar.

Café em excesso

mulher bebendo café
Mulher bebendo café – Foto: Freepik

Você é daquelas que não faz nada sem uma boa caneca de café do lado? Bom, se você não está conseguindo engravidar essa bebida maravilhosa pode ser o motivo. Não há nenhum problema em ingeri-lo com moderação, o grande problema é o excesso dela. A grande quantidade de cafeína aumenta o metabolismo e pode afetar o ciclo hormonal normal.

Produtos químicos domésticos

Quem precisa cuidar da casa precisa tomar cuidado com aquilo que compra. Corantes presente em alimentos, esmaltes para as unhas, solventes, tinturas e produtos para limpeza como detergentes em geral podem conter substâncias que podem se acumular no organismo com o passar do tempo. Isso causa problemas como malformação do feto (o que normalmente causa o aborto), menstruação irregular e outros problemas.

Tabagismo prejudica para engravidar

Mulher fumando
Mulher fumando – Foto: Freepik

Já está comprovado que as substâncias nocivas do cigarro podem causar infertilidade e outros problemas no organismo como um todo. A mulher leva mais tempo para conseguir manter uma gestação e a taxa de aborto é maior nesses casos. Além disso, o cigarro também pode causar um aparecimento precoce da menopausa, cerca de 1 a 4 anos antes. Assim, a produção hormonal acaba e a mulher fica impedida de gerar filhos.

Estresse prejudica para engravidar

O estresse consegue mexer no nosso organismo de forma geral afetando todos os sistemas. Além da correria do dia a dia com o trabalho, estudos e coisas da casa, a pressão constante dos que estão de fora para que o mais novo casal tenha filhos é um importante fator estressante.

Veja de maneira mais detalhada como o estresse pode afetar na fertilidade.

Muito exercício físico

Mulher fazendo exercício
Mulher fazendo exercício – Foto: Freepik

Assim como os homens, existem muitas mulheres que não passam um dia sem se exercitar e gostam de ficar horas dentro das academias. Praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde e inclusive aumenta as chances da mulher engravidar, mas tudo que é demais é sobra. Praticar atividades físicas em excesso, principalmente musculação, causa o efeito inverso. Além de alterar a produção de hormônios pode causar amenorreia.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui