Neste conteúdo vamos lhe apresentar uma série de dicas para você investir na sua marca pessoal e assim impulsionar a sua carreira empreendedora!
Afinal, a gente sabe que empreender não é simples. Tampouco é algo passível de romantização, como vemos por aí… Mas sim, é algo que nos causa certas dúvidas, angústias, alegrias, tristezas, enfim! Mexe muito conosco.
Por isso, encontrar materiais que sirvam de suporte para o nosso desenvolvimento é algo que é fundamental, concorda? E para lhe ajudar a criar uma marca pessoal incrível, unimos algumas dicas importantes para você.
Acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de tudo!
Para ler mais tarde: Mindfulness: Quais os benefícios para mulheres acima de 40 anos?
7 dicas para você investir na sua marca pessoal
As dicas para você investir na sua marca pessoal que elencamos abaixo são, relativamente, amplas. O fundamental, aqui, é você saber absorver as ideias que mais são condizentes com a sua realidade.
Sendo assim, sempre adapte as dicas para o seu dia a dia e a sua forma de trabalhar. Assim você aumenta as chances de ter mais sucesso no empreendedorismo.
Preparada? Então vamos lá!
1- Pratique o autoconhecimento para poder explorar a sua autenticidade
O primeiro passo para atingir bons resultados no empreendedorismo é conhecer a si mesma. Afinal, apesar de estarmos no campo profissional, ainda há muitos traços pessoais nossos, envolvidos com o processo. Ou seja, não existe essa de separar, 100%, a pessoa do profissional.
Isso quer dizer que devemos conhecer nossas forças, fraquezas e qualidades, antes de simplesmente mergulhar no empreendedorismo. Por meio desse autoconhecimento, afinal, teremos mais munição para nos encaixar no mercado de trabalho e assim conquistar mais visibilidade.
Veja também: O que é plano de carreira? Crie um bom plano em 5 passos
Por exemplo, se você sabe que é uma pessoa que sabe falar bem em público, sabe também que poderá isso para a sua marca pessoal. Exemplo: fazendo mais vídeos para as suas redes sociais.
Viu como o exercício é relativamente simples? Portanto, comece a se autoconhecer melhor e trabalhe os seus pontos fortes na sua marca pessoal!
2- Dicas para você investir na sua marca pessoal: Invista sempre em um bom networking
Além de saber usar os seus pontos fortes ao seu favor, também é importante investir em um bom networking. Em outras palavras, tenha uma rede de contatos profissionais que seja qualificada e lhe ajude a impulsionar o seu negócio.
Afinal, é aquele velho ditado: quem não é visto não é lembrado… Por isso, uma das principais dicas para você investir na sua marca pessoal é justamente ser lembrada pelos outros.
Para isso, comunique-se com outros profissionais; tenha o seu cartão de visitas para entregar quando necessário; não tenha vergonha de falar sobre o seu trabalho; etc.
3- Dicas para você investir na sua marca pessoal: Use as redes sociais para criar bons conteúdos
Outra maneira de ser vista e de investir na sua marca pessoal é usando as suas redes sociais. Use aquela mídia que mais combina com o seu perfil de empreendedora (veja dicas neste conteúdo: Melhor mídia social para mulheres empreendedoras).
Ao escolher a mídia adequada, comece a investir em bons conteúdos. Construa uma imagem baseada em materiais qualificados, estruturados e bem feitos. Assim você conquistará autoridade e fará com que os seus seguidores se tornem fiéis.
4- Esteja sempre em busca de conhecimentos relevantes
Estar sempre em busca de conhecimentos relevantes para a sua carreira também é um bom negócio. Afinal, nunca saberemos tudo… Sempre teremos uma nova oportunidade para aprender algo novo e, dessa forma, desenvolver a nossa carreira ainda mais.
Portanto, esteja pronta para dar um passo diferente e que lhe tire da zona do conforto. Faça um novo curso, uma faculdade, enfim! Treine na prática, mude a sua rotina, aprenda, converse e se desenvolva. Mas jamais fique parada no lugar!
Leia mais: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher
5- Cuide da aparência que você deseja transmitir
Os cuidados com a sua aparência – física e comportamental – também não podem ficar de fora das nossas dicas para você investir na sua marca pessoal.
O comportamento e as atitudes que você tem em público podem falar muito sobre o seu lado profissional. Da mesma forma, a maneira como você se veste e se arruma para os eventos profissionais também.
E essa imagem também pode aparecer nas redes sociais. Isso quer dizer que você deve cuidar com as suas postagens: nada de mostrar a vida pessoal de maneira exagerada, a ponto de nublar a sua imagem profissional online.
- Uma dica importante: Tenha um perfil pessoal e outro profissional, para não “misturar” as coisas.
6- Dicas para você investir na sua marca pessoal: Esteja nos eventos e espaços adequados para impulsionar sua marca pessoal
Esteja sempre participando dos eventos certos. Essa é uma das dicas para você investir na sua marca pessoal que mais costuma surtir efeitos.
Afinal, você estará interagindo e aprendendo com outros profissionais. Além de que estará sendo vista e chamando a atenção de um modo positivo.
Mais tarde, quando as pessoas precisarem de uma profissional na sua área de atuação, elas pensarão em quem? Em você! Faça-se ser vista!
7- Use uma linguagem adequada ao seu público-alvo
Por fim, saiba exatamente quem é o seu público-alvo. Dessa forma você aprenderá a usar a linguagem mais adequada para o perfil deles.
Veja mais: Marketing no LinkedIn para mulheres: Dicas fundamentais
Até porque, convenhamos, você não vai conversar com mulheres da terceira idade da mesma forma que com adolescentes, concorda?
Por isso, saiba reconhecer o seu público para, a partir dele, criar uma linguagem assertiva. E isso vale tanto para as redes sociais, blogs e meio online de maneira geral, quanto para os momentos offline.
Faça-se ser entendida e compreendida.
Invista na sua marca pessoal e decole no mercado empreendedor!
Agora que você já viu todas as nossas dicas para você investir na sua marca pessoal, comece a tomar atitudes positivas para a sua carreira. Temos certeza de que você irá ainda mais longe ao cuidar da sua marca pessoal!
Lembre-se também de que se você tiver alguma dica para as colegas empreendedoras, você pode deixar um comentário aqui embaixo. Até a próxima!
Veja agora: