Dieta sem derivados do leite faz bem para saúde?

Está pensando em adotar uma dieta sem derivados do leite? Você não está só. Muitas pessoas estão encontrando mais conforto e saúde ao retirar, total ou parcialmente, esses alimentos do cardápio.

derivados do leite

Em primeiro lugar, cortar os laticínios não é apenas cortar a lactose. Produtos sem lactose são aqueles em que essa proteína é retirada ou combinada com a lactase, uma enzima que a neutraliza.

O que se propõe muitas vezes é retirar por completo os laticínios do cotidiano. Mas será que os benefícios são iguais para todos?

Perda de peso, melhora na qualidade da pele e mais disposição são algumas das vantagens citadas por quem toma essa decisão. Porém, não funciona igualzinho para todo mundo.

Algumas pessoas são mais sensíveis ao leite e seus derivados que outras. Veja uma lista de consequências que podem ocorrer, em maior ou menor intensidade:

Necessidade de repor nutrientes

Leite, queijo e iogurte são fontes de vitamina D, proteína e cálcio. Por isso é importante encontrar outras fontes. Verduras escuras, salmão, sardinhas são ótimas fontes de cálcio.

Muitos leites vegetais já vêm enriquecidos com cálcio e vitamina D. Para suprir a quantidade diária de proteínas necessárias, é preciso comer ovos, bacalhau e brócolis.

Aproveite e confira também nossa matéria sobre a dieta da proteína.

Perda de peso, sim!

reduzir medidas

Ao se afastar dos derivados de leite, é possível que a taxa de gordura corporal diminua. Vai muito de quanto, o quê e como os laticínios eram ingeridos.

Pizza, strogonoff e sanduíches usam derivados gordurosos, então a ausência deles na dieta provavelmente vai levar a uma redução do peso.

Menos inchaço

A intolerância à lactose é um mal que afeta muitas pessoas, mas os sintomas desse problema são bem severos. É quase impossível ser intolerante e continuar consumindo os derivados.

  Câncer de ovário: risco e perigo silenciosos

Porém, há diferentes níveis de intolerância e algumas pessoas podem combinar o consumo de laticínios com alimentos ricos em fibras ou em pequenas quantidades.

Assim não precisam riscar totalmente o item do cardápio e fazer uma dieta sem derivados do leite, mas diminuir a quantidade ingerida.

A pele pode melhorar

pele hidratada

Ainda precisa ser estudada a relação entre consumo de leite e derivados e acne. Alguns especialistas acreditam que os hormônios nos produtos lácteos podem desregular o organismo e levar a surtos de acne.

Há relatos de pessoas com eczema e psoríase que também notaram melhora ao cortar os laticínios. Porém, não há suficiente evidência científica sobre isso.

Novamente, a questão pode ser a quantidade de gordura ingerida em refeições com laticínios. A acne, em muitas pessoas, está ligada à excesso de gordura na alimentação.

O que se sugere sempre é que haja consulta com um nutricionista ou um médico para averiguar se há mesmo necessidade de uma dieta sem derivados do leite.

Quer outras dicas para melhorar a disposição? Veja nossas dicas de alimentos para melhorar a disposição que parecem mentira!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui