Para quem abusou das comidas gostosas, tanto as cheias de açúcar, quanto as repletas de gorduras, as dietas pós-final de ano podem ser uma medida e tanto para voltar ao peso ideal.

Afinal, quando estamos comemorando, no fim de ano, nem paramos para pensar na balança, não é mesmo? Especialmente depois de um ano longo e difícil. Queremos apenas relaxar!

Em contrapartida, depois que as festas acabam, vem aquela sensação de culpa por ter consumido calorias em demasia… Porém, não vale a pena querer “correr atrás do prejuízo”, pois isso pode ser frustrante! Precisamos pensar no que será feito hoje, para impactar em nosso amanhã.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo com cinco dietas que vão lhe ajudar a reequilibrar o peso na balança. Vem com a gente!

Para ler mais tarde: Refluxo Gastroesofágico: qual é a melhor dieta?

Dietas pós-final de ano: Conheça as 5 melhores para você!

Antes de qualquer coisa, pense que você não está começando uma dieta, mas sim, praticando uma mudança de hábitos. Acredite: esse pensamento faz toda a diferença, pois você estará criando uma nova rotina saudável, e não apenas considerando a perda de peso.

dietas pós-final de ano
Peso de academia e frutas. Foto: Freepik

Dito isso, vamos agora às cinco dietas que separamos para você:

Veja também: Vilões da dieta em 2021 : Como evitar e acelerar a perda de peso

Dietas pós-final de ano detox

Os sinais como inchaço, cansaço excessivo, insônia, dificuldade na digestão, retenção de líquido e o estresse, são exemplos que podem indicar que o corpo precisa de uma dieta detox.

Afinal, desintoxicar o corpo é uma das primeiras atitudes para quem exagerou na comida. Troque o consumo de industrializados pelos alimentos que ajudam a equilibrar o fígado, o metabolismo e o armazenamento dos nutrientes.

Uma dica é ingerir alimentos como frutas, vegetais e legumes, podendo ser adicionados produtos à base de grãos integrais, que ajudam na eliminação de toxinas – estas que dão uma sensação de peso para o corpo.

Você também pode consumir sucos diuréticos, como o de limão, de pepino e de gengibre. Aposte ainda nos temperos como a pimenta, que contribui para o aceleramento do metabolismo.

dietas pós-final de ano
Mulher comendo uma pizza. Foto: Freepik

O foco da dieta detox está nos antioxidantes, como por exemplo, até mesmo o chocolate amargo. Assim como o consumo de sucos naturais, sucos verdes e chás termogênicos, como de canela.

Leia mais: Mulher acima 40 anos: Saiba o que fazer para ter mais disposição

Dietas pós-final de ano com comidas saudáveis da geladeira

Em épocas como final de ano, é bem comum as pessoas terem alimentos industrializados na geladeira, e esse é o principal motivo pelo qual os quilinhos a mais surgem durante as datas comemorativas.

Do mesmo modo, é mais cômodo chegar no restaurante e olhar o cardápio, fazendo o pedido e, depois, esperando o alimento vir até a mesa.  Porém, será que essa é a melhor dieta a ser seguida?

Precisamos transformar a geladeira em um aliada à nossa saúde. Afinal, mesmo depois de exagerar final do ano, é possível comer bem, com o que você possui em casa.

A sugestão é deixar os alimentos pré-preparados, aproveitando os mais saudáveis como frutas, verduras e legumes que podem ser conservados na geladeira. Corte-os em pedaços e deixe semi-prontos para acrescentar na sua receita.

dietas pós-final de ano
Mulher escolhendo entre um pedaço de pizza e laranja. Foto: Freepik

Dessa maneira, você treina o seu cérebro, tornando as comidas de geladeiras mais fáceis para serem consumidas, do que sair para comer em uma lanchonete, ou apostar em lanches e industrializados.

Veja também: Os Alimentos Antioxidantes para o Verão 2021

Dietas pós-final de ano com alimentos leves nos próximos dias

Outros tipos de dietas pós-final de ano que você pode adotar é o consumo de alimentos leves, principalmente para evitar a sensação de inchaço.

O consumo de carnes brancas, como peixe e frango, podem substituir a carne vermelha, que causa uma sensação de peso para o corpo e, em alguns casos, aumenta os níveis de cortisol, sendo este o hormônio do estresse.

As saladas também são alimentos leves e nutritivos, podendo ser combinadas com pratos coloridos com grãos integrais e um pedaço de carne branca.

dietas pós-final de ano
Mulher na dúvida entre comer uma rosquinha doce ou maçã. Foto: Freepik

Para não deixar de consumir alimentos “docinhos”, prefira inserir na sua dieta uma quantidade adequada de frutas, iogurte natural e grãos saudáveis como a quinoa em pó.

No entanto, se você custa a abrir mão das massas, que tal substituir as pizzas e pasteis por panqueca de massa nutritiva? Existem muitas receitas saudáveis que contribuem para sua dietas pós-final de ano.

Leia mais: Sono x Peso: O que esses 2 tem em comum?

Dietas pós-final de ano que reduz o tamanho das porções nas refeições

Além de consumir alimentos mais leves e ricos em nutrientes, a redução do tamanho das porções em suas refeições pode ajudar na sua dieta e no seu emagrecimento saudável.

Sendo assim, quando for preparar um prato para a sua refeição, como no almoço ou jantar, verifique a quantidade dos alimentos. Use a palma da mão para ter uma referência da porção de comida.

Por exemplo, para saber a quantidade de carne que você precisa comer, meça pela palma da mão em concha.

dietas pós-final de ano
Mulher fitness comendo salada. Foto: Freepik

Os vegetais também precisam ter uma quantidade correta para consumir, por isso, use o punho fechado para determinar o quanto do alimento deve ter no seu prato.

Diante disso, com as medidas determinadas, coloque tudo em um prato, veja a quantidade de cada porção e coma com tranquilidade.

Um truque para o cérebro é usar um prato menor, separando os alimentos de forma harmoniosa, pois assim ele entenderá que não precisa repetir a refeição.

Veja também: Alimentação saudável: o poder das fibras

Dietas pós-final de ano que exclui as comidas calóricas

Reduzir as comidas calóricas, pelo menos por um período, é indispensável para garantir a reeducação alimentar e o reequilíbrio do peso corporal.

Procure deixar de consumir alimentos doces ou salgados, optando por um preparo mais nutritivo, em poucas quantidades, e que sacie o seu desejo de comer.

Os lanchinhos com oleaginosas e frutas desidratadas podem contribuir para quem não abre mão de comer doces, sendo uma opção mais saudável para sua dieta.

dietas pós-final de ano
Mulher fitness preparando sua salada. Foto: Freepik

Contudo, será preciso excluir do seu cardápio os refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos de caixinha, substituindo por água ou suco natural, sem adição de açucares.

Lembre-se também que a redução não precisa ser abrupta, ok? Mantenha um ritmo gradativo, e não crie tantas restrições alimentares. Caso contrário, as chances de você sentir muita pressão e, a partir disso, não conseguir seguir com a dieta, são grandes.

Além disso, é importante que você mantenha hábitos saudáveis na sua vida, incluindo atividades físicas, noites bem dormidas e uma boa hidratação. Assim, todas as dietas pós-final de ano serão bem-vindas na sua rotina! Aposte!

Leia mais: Dieta ortomolecular – Uma dieta completa e saudável

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui