Você sabia que existe uma grande diferença entre emagrecimento x imagem corporal? Embora ambos caminhem atrelados um ao outro, os dois representam seguimentos distintos em nossa saúde física e mental. Compreender essa diferenciação poderá lhe ajudar a emagrecer com saúde e equilíbrio. Entenda tudo sobre o tema acompanhando o nosso conteúdo de hoje.

Entenda a diferença entre emagrecimento X imagem corporal

Para que você possa compreender a diferença entre emagrecimento x imagem corporal, atente-se para questões relacionadas a cada uma delas:

  • Emagrecimento: O emagrecimento está relacionado diretamente com a ação de perder gordura corporal. Não necessariamente barriga, como muita gente cogita, mas sim, diminuir o índice de gordura corporal. Essa gordura pode estar nas pernas, no rosto, nas costas, etc. Trata-se de algo prático, a partir da queima de calorias e ingestão de alimentos menos calóricos.
emagrecimento x imagem corporal
Vetor de mulheres tristes ao se olharem no espelho. Foto: Freepik
  • Imagem corporal: A imagem corporal, no entanto, é a forma como você se enxerga em frente ao espelho. Comumente tem a ver com a autoestima e, em grande parte, a imagem corporal pode ser deturpada por conta dos padrões de revistas e redes sociais. Assim, apesar de você estar dentro do peso normal, ao se olhar no espelho, você pode enxergar excessos e detalhes que, de maneira geral, passam despercebidos aos olhos alheios.

Essas duas concepções caminham lado a lado, dia após dia. O emagrecimento x imagem corporal pode impactar na sua forma de se portar em espaços sociais até mesmo na forma como você escolhe as suas roupas. Ao longo do conteúdo falaremos mais sobre isso.

A sua imagem corporal pode estar deturpada

Antes de simplesmente ter conclusões sobre si mesma, tente observar o que as outras pessoas dizem sobre você. Será que realmente você está “gorda”? A sua imagem corporal, muitas vezes, pode estar deturpada. Isto é, a forma como você se enxerga é diferente da realidade, fazendo com que você creia que está “feia” ou “acima do peso”.

A balança se torna uma verdadeira inimiga. Você acredita que qualquer valor que aparece ali é sinal de que você “fracassou”. Mas, será verdade?

Pense na última vez que você perdeu peso. Mesmo que algumas gramas. Você comemorou? Considerou? Ou simplesmente deixou de lado dizendo que deveria ter sido mais? Reflita sobre isso!

emagrecimento x imagem corporal
Mãos femininas segurando uma fita métrica. Foto: Freepik

Veja também: Zumba: Como pode te ajudar a emagrecer no verão 2021

O emagrecimento pode aparecer em diversas partes do corpo

Outro ponto que você deve pensar na relação entre emagrecimento x imagem corporal, é que a perda de peso pode aparecer em diversas partes do seu corpo. Ou seja, você precisa evitar de manter o foco apenas na barriga ou nos quadris, por exemplo. Mas sim, observe quanta gordura é perdida nos braços, bochechas, panturrilhas, costas, etc. 

Muitas vezes o emagrecimento se inicia nessas partes mais “escondidas”. Saiba observá-las para ter uma maior consciência do seu corpo e assim garantir a sua motivação no seu processo de emagrecimento.

emagrecimento x imagem corporal
Vetor de mulher feliz ao se olhar no espelho. Foto: Freepik

Emagrecer não é exatamente o mesmo que perder peso

Cuidado com a ideia errônea de que emagrecer é o mesmo que perder peso, porque não é. Ao pensarmos em emagrecimento x imagem corporal, isso precisa ficar muito claro. Até porque, especialmente se você estiver fazendo musculação, é preciso ter ciência de que a massa magra pesa mais do que a gorda. Por isso, você pode até ganhar peso na academia, ao invés de perder, ao mesmo tempo em que emagrece.

Portanto, cuidado com as conclusões precipitadas. Leve em conta o que mencionamos no tópico acima e observe o emagrecimento, e não apenas os valores da balança.

Como mudar a forma como você enxerga a sua imagem corporal?

Se você tem sentido que a sua forma de relacionar emagrecimento x imagem corporal não está equilibrado e a sua autoestima e saúde mental estão abaladas, veja as nossas sugestões para lidar melhor com esse tipo de situação:

Não seja tão detalhista ao se olhar no espelho

Quando estamos ansiando pelo emagrecimento rápido, tendemos a nos olhar no espelho a todo instante. A cada olhada, é feita uma espécie de análise profunda do que está “errado” e, costumeiramente, nunca é observado o que está bonito.

Com isso, todos os detalhes e “falhas” aparecem destoando nos olhos, enquanto as qualidades simplesmente são excluídas.

emagrecimento x imagem corporal
Mulher com expressão de desapontada segurando uma balança. Foto: Freepik

Leia mais: Os Melhores Chás para Emagrecer

Procure não agir dessa forma! Pense, ao olhar no espelho, no contexto como um todo. Não encare a marca da gordurinha na barriga, mas olhe o seu corpo de maneira geral. Seus cabelos sobre seus ombros, seu sorriso, seu olhos… Isso fará muita diferença na sua imagem corporal.

Aceite os elogios das outras pessoas para melhorar a relação entre emagrecimento x imagem corporal

Quando uma pessoa elogiar você, fuja da ideia de dizer que algo está ruim. Muitas pessoas caem na tentação de enaltecer um defeito quando recebem um elogio, por conta de não acreditarem em si mesmas.

Não seja assim! Mesmo que a insegurança exista, apenas agradeça e observe os elogios que você recebe. Isso pode ajudar você a manter um equilíbrio maior entre emagrecimento x imagem corporal.

emagrecimento x imagem corporal
Mulher relaxando depois dos exercícios. Foto: Freepik

Comece a comemorar pequenas conquistas ao analisar emagrecimento x imagem corporal

Não queira perder 10 kg no mês, mas sim, saiba comemorar as pequenas conquistas das gramas perdidas, por exemplo. Não se cobre tanto e crie uma estratégia de recompensa que lhe ajude a se motivar cada vez mais. Fuja da punição e trabalhe pelo viés positivo, e não negativo.

Veja também: 3 passos para ter mais autoconfiança

Não desista quando acordar com o humor deprimido ao pensar em emagrecimento x imagem corporal

Haverá momentos que você se sentirá mais desmotivada, triste e incapaz. É normal! Tem dias que a nossa autoestima está mais baixa, e isso tudo faz parte do ser humano. No entanto, não use esses momentos para basear as suas atitudes e tomar decisões que você possa se arrepender mais tarde.

Aprenda a gerenciar as suas emoções e use esses momentos para refletir, descansar e desconectar dos gatilhos ruins em sua volta. Cuide-se!

Leia agora: 7 maneiras de manter o bem-estar e a produtividade trabalhando em casa

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui