Empreendedorismo feminino: Existe uma série de coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino quando passaram a lhe impulsionar a esse caminho.

Há muitas coisas que as pessoas escondem, ou pior, romantizam, como se o empreendedorismo feito por mulheres fosse algo mais “mágico e bonito”. Só que não é bem assim.

Empreender é difícil. Dói. Frustra e, ao mesmo tempo, realiza.

Saber lidar com todas essas emoções não é tão simples como um passo a passo na internet pode nos dar a entender.

Por isso, neste conteúdo unimos 5 fatos que você precisa ter em mente antes de apostar no empreendedorismo feminino. Acompanhe e saiba mais!

Para ler mais tarde: Qual a importância da gestão de negócios? 6 dicas de como fazer

5 Coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino

empreendedorismo feminino
Mulher mexendo no celular de frente ao computador. Foto: Freepik

O empreendedorismo feminino pode ser muito realizador. Uma mulher que empreende consegue quebrar com diversos paradigmas da sociedade, impactando a vida de muitas outras mulheres.

Porém, isso não quer dizer que seja a coisa mais simples do universo. Precisamos de persistência, paciência e uma boa dose de conhecimento.

Para lhe ajudar a trilhar um caminho mais promissor, listamos abaixo 5 coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino:

1- Empreendedorismo feminino não é para qualquer uma

Muitas vezes, vemos muitos gurus falando que empreendedorismo feminino é para qualquer mulher. Mas isso não é verdade.

Não que existam mulheres que não têm capacidade de empreender, mas sim, pelo simples fato de que nem todas irão gostar da vida de empreendedora.

Não é qualquer mulher que sentirá desejo de abdicar a sua vida social em prol do trabalho. Tampouco irá desejar ter a agenda cheia de compromissos com o trabalho.

Há, ainda, mulheres que preferem uma vida mais tranquila, ou ainda, de dona de casa. E tudo bem!

O fato é que o empreendedorismo feminino não é simples. Ele é algo que só funcionará para quem realmente quiser e se dedicar.

Não existe fórmula mágica. Existe sonho, desejo, força de vontade e muita, muita inteligência emocional. Você se encaixa no grupo de mulheres com esses atributos?

Veja também: Mulher de negócios bem-sucedida: Conselhos para se tornar uma

2- Você precisa cuidar da sua saúde mental

coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino
Mulher com fone e celular na mão. Foto: Freepik

A sua saúde mental é uma peça-chave no desenvolvimento do seu negócio. Mas sabemos que essa é uma das coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino.

As pessoas muitas vezes negligenciam a saúde mental, deixando a mulher empreendedora à mercê das suas emoções pouco resolvidas.

Imagine o que é construir uma empresa em cima de sentimentos mal-resolvidos? Emoções exageradas? Comportamentos nada adequados? Parece inviável, concorda?

Por isso, antes de agir de maneira impulsiva e sem pensar, nada melhor do que dar uma olhada na sua saúde mental.

Como as suas emoções estão? Quais são seus medos? Você pratica o autoconhecimento?

Não existe empreendedorismo feminino de sucesso sem um bom autoconhecimento por trás. Afinal, como saber por onde começar se você sequer sabe quem você é?

3- Você não vai ter lucros da noite para o dia – e pode demorar meses

Essa é uma das coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino mais graves. Afinal, muita gente acha que para empreender é preciso ter lucro no primeiro mês. Ou seja, não tem a menor ideia do que é um capital de giro!

Com isso, se aventuram com investimentos altíssimos e, no primeiro prejuízo, abrem mão de tudo e dizem que empreendedorismo não funciona.

Sendo assim, antes de dar um passo importante, foque em analisar todos os custos e recursos que você já tem. Não fique investindo mundos e fundos que você não pode investir nesse momento. Isso colocará as suas finanças em risco!

A nível de exemplo, imagine a seguinte situação: Você tem R$10.000,00 para abrir uma loja de roupas. Mas, para abri-la, você deverá gastar todo o seu dinheiro.

Leia mais: 9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher

Só que o problema surge quando o aluguel do estabelecimento é de R$3 mil mensais. E você, obviamente, não tem esse dinheiro agora… O que você faz?

coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino
Mulher feliz. Foto: Freepik

Arrisca tudo, compra a loja e seja o que Deus quiser? Ou se prepara um pouco mais, para abrir a loja mais tarde e com maior fluxo de caixa? E, assim, poder viver meses sem lucro, e ainda assim conseguir manter a loja aberta, criando autoridade na sua cidade?

Pense sobre isso! Afinal, não é da noite para o dia que uma marca fica consolidada. Tenha foco, organização e paciência.

4- Você terá menos tempo do que imaginava

Embora a gestão do tempo possa ajudar – e muito – no dia a dia, a sua agenda tenderá a ser mais apertada do que você imaginava.

Essa é uma das coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino que podem fazer você desistir, sabia?

Afinal, as pessoas acham que o tempo dedicado à empresa é apenas aquele comercial. E não é verdade.

Fora do trabalho você precisa pensar nele. Organizar finanças, aprender, conhecer pessoas, fazer networking, impulsionar o marketing, e assim por diante.

coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino
5 coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino. Empreendedora. Foto: Freepik

No começo, esse tempo pode ser ainda mais escasso. Mas isso também não quer dizer que o seu tempo para cuidar de si e da família seja pobre! Não mesmo!

O que queremos dizer é que é super normal a vida ficar bem corrida, e haver dias em que você se sente esgotada e com vontade de desistir. Contudo, é preciso estar ciente de que esse desejo de desistir existirá, e assim, aprender a lidar com ele para seguir sempre em frente.

Esteja preparada para ter mais funções do que hoje e ainda conseguir manter o tempo em dia!

Leia também: O que é plano de carreira? Crie um bom plano em 5 passos

5- O sucesso não é só o dinheiro – ou a fama

coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino
5 coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino. Empreendedora. Foto: Freepik

Você vai descobrir que o sucesso não é só o dinheiro ou a fama que o empreendedorismo pode proporcionar. Ele pode ser muitas outras coisas!

É possível, inclusive, que você nem ganhe tanto dinheiro assim – e jamais fique milionária. Mas isso não quer dizer, em hipótese alguma, que você fracassou.

Mas sim, pode ser que você tenha atingido outro tipo de sucesso: o de gestão de tempo, qualidade de vida, sonho realizado, família feliz, trabalho que dá prazer, enfim!

Não se paute apenas no dinheiro que os gurus falam que o empreendedorismo feminino é capaz de gerar. É importante focar nos seus objetivos e saber o que é sucesso para você, não para os outros.

Será que o empreendedorismo feminino é para você?

coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino
Mulher no sofá. Foto: Freepik

Agora que você já viu as 5 coisas que não te contaram sobre empreendedorismo feminino, é hora de refletir: Será que esse tipo de trabalho é interessante para você? O que você pensa sobre isso?

Refletir sobre a possibilidade de empreender é um bom ponto de partida para o seu negócio realmente ser saudável. Em outras palavras, não queira empreender porque alguém disse que “é legal”. Mas sim, foque em buscar algo que realmente faça sentido para você.

Dessa maneira você terá mais chances de trilhar um caminho promissor. E lembre-se, ainda, de buscar conhecimentos a todo momento, para assim ter as suas habilidades profissionais cada vez mais afloradas. Invista em você e boa sorte!

Veja agora: Top 10: Motivos que levam as mulheres a empreenderem

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui