Saber quais são os erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher é indispensável para garantir um dia a dia mais estruturado e equilibrado no ambiente corporativo.

Afinal, quem nunca cometeu um erro no trabalho, não é mesmo? Como por exemplo, misturar muita coisa pessoal com o profissional; fazer trabalho dos outros; etc.

Pensando nisso, trouxemos este guia com 9 erros que podem fazer com que a sua carreira estacione ou até mesmo despenque. Conheça cada um deles!

Veja depois: Qual a importância da gestão de negócios? 6 dicas de como fazer

9 erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher

Para que você não cometa os erros que podem atrapalhar a carreira de uma mulher, atente-se para cada uma das dicas que separamos para você:

erros que podem atrapalhar a carreira
Mulher pensativa. Foto: Freepik

Trabalhar demais sem cultivar relacionamentos

Apesar de vivermos uma cultura que vangloria o “trabalho sem fim”, trabalhar demais sem cultivar nenhum tipo de relacionamento positivo no trabalho é um dos maiores erros que você pode cometer.

Afinal, você estará o tempo todo focada apenas em resultados quantitativos, enquanto os qualitativos passam despercebidos. Assim, quando a empresa precisar de alguém que tenha um bom relacionamento interno, saiba se expressar e pôr a opinião sobre a mesa, será que você vai ser procurada?

O que estamos querendo dizer é que além de “apenas” produzir, dia após dia, é essencial que você também cultive os relacionamentos dentro do ambiente corporativo. Tudo de uma maneira profissional, é claro.

Veja também: Coaching para mulheres funciona? Saiba mais!

Erros que podem atrapalhar a carreira: Fazer o trabalho dos outros

Novamente, batemos na tecla de que muitas pessoas acham que ser produtivo e qualificado no trabalho é sinônimo de fazer muitas coisas em um mesmo dia, o que é uma inverdade.

erros que podem atrapalhar a carreira
Mulher usando o seu tablet. Foto: Freepik

Com esse pensamento limitado, muitas mulheres cometem erros que podem atrapalhar a carreira, a partir do momento que se sobrecarregam e, de maneira geral, quem está em volta sequer percebe a situação.

Por isso, o ideal é que você jamais faça o trabalho dos outros, para não se sobrecarregar.

Da mesma forma, é claro que você não precisa negar de ajudar outra pessoa. O que estamos querendo dizer é que você não deve assumir a responsabilidade só para si, simplesmente negligenciando o seu bem-estar em prol de outro colaborador.

Leia também: 23 frases motivacionais para mulheres empreendedoras

Erros que podem atrapalhar a carreira: Ter medo de delegar

Ter medo de delegar é algo muito arriscado que pode pôr em pauta a qualidade do seu trabalho. E o mesmo vale para o ato de não saber dizer “não”: quanto mais trabalho você aceita, apenas por não querer negar, mais sobrecarregada você fica.

Consequentemente, por medo de delegar algo, você acaba concluindo serviços com uma qualidade inferior, colocando a sua imagem em risco diante do mercado de trabalho.

erros que podem atrapalhar a carreira
Empreendedora pensando. Foto: Freepik

Por isso, quando tiver a oportunidade de delegar algo para alguém, desde que faça sentido, não hesite! Apenas lembre-se de dar instruções claras para a outra pessoa, a fim de concluir o serviço de uma forma mais alinhada às expectativas do trabalho.

Erros que podem atrapalhar a carreira: Calar-se sem apontar seu ponto de vista

Saber escutar o que os outros têm a dizer é muito importante para abrir a mente, praticar a empatia e pensar sobre outras formas de enxergar uma mesma situação. Entretanto, isso não quer dizer que você deve simplesmente se calar diante do que os outros estão dizendo.

Você deve sim respeitar a opinião alheia, e escutá-la com atenção e dedicação. Mas jamais se cale apenas por medo de expor uma opinião contrária. Afinal, se você não estiver sendo preconceituosa e tampouco ferindo outra pessoa, você tem o total direito de se expressar.

Leia mais: Top 10: Motivos que levam as mulheres a empreenderem

Erros que podem atrapalhar a carreira: Apenas sonhar com um futuro que não é plantado

Esse é certamente um dos erros que podem atrapalhar a carreira que acontece com mais frequência no dia a dia de milhares de pessoas. Acreditar que apenas sonhar é algo que possa mudar a vida é um grande equívoco. Afinal, se nada for feito, como será possível ter um futuro saudável e promissor?

É preciso fugir do piloto automático onde a sua mente apenas arquiteta um futuro interessante, mas o seu eu do presente não faz nada para que isso um dia aconteça. Por isso, procure sempre estar plantando e regando as sementes dos seus sonhos, para que assim eles tenham uma base sólida para se concretizarem um dia.

erros que podem atrapalhar a carreira
Mulher empreendedora usando o seu computador.

Erros que podem atrapalhar a carreira: Deixar de se atualizar e aprender algo novo

Outro erro bastante comum é o de “se estacionar” na carreira, achando que tudo já está bom do jeito que está. Não que estar feliz com o presente seja algo errado, longe disso, mas o perigo nasce quando você se esquece de que o futuro está logo ali e muita coisa na sua vida – e empresa – pode mudar.

Por isso, procure sempre se atualizar sobre as novidades da sua área de atuação. Especialize-se, estude, leia, assista documentários, enfim! Esteja sempre munindo a sua mente e o seu currículo de uma forma estruturada e robusta, para sempre ter habilidades interessantes e condizentes com o mercado de trabalho.

Veja também: Como fazer renda extra vendendo palha italiana

Erros que podem atrapalhar a carreira: Esquecer-se da importância do dinheiro

Não adianta querer trabalhar sempre mais e deixar o seu desejo por dinheiro escondido “embaixo do tapete”. Esse é um erro que faz muita gente, simplesmente, permitir receber salários nada condizentes com a carga de trabalho, por exemplo.

Não há nada de errado em ganhar dinheiro, desde que isso aconteça de uma forma honesta e sem passar por cima de ninguém. É preciso quebrar essa ideia de que ganhar bem é coisa de gente “egoísta” ou “malvada”. Todos nós temos o direito de ganhar dinheiro de acordo com os nossos serviços, e nunca devemos aceitar menos por medo de receber mais!

erros que podem atrapalhar a carreira
Mulher de negócios pensativa. Foto: Freepik

Saiba cobrar sobre os seus serviços de uma forma coerente com o seu esforço, pois assim você consegue mais subsídios para elevar a sua qualidade de vida e, consequentemente, elevar os seus resultados no trabalho.

Erros que podem atrapalhar a carreira: Misturar o pessoal com o profissional de forma errada

Outro paradigma que devemos quebrar é o que diz que nós precisamos separar completamente o pessoal do profissional. Primeiro que somos um ser só em ambos os lugares, apenas com papéis diferentes. Segundo que isso é humanamente impossível.

De qualquer forma, é claro que você não deverá usar o seu trabalho para falar abertamente sobre tudo que acontece em sua vida pessoal. Porém, haverá dias que você estará improdutivo por não conseguir se concentrar, graças a um problema em casa.

Outras dicas para você: Renda extra na internet em 2021: Confira!

Nesses casos, você pode sim se abrir com o seu superior, sem dar detalhes muito íntimos, mas apenas deixando clara a situação. Essa proximidade pessoal dará mais alívio para a rotina corrida, e também não irá ultrapassar os limites entre trabalho e casa.

erros que podem atrapalhar a carreira
Mulher sorrindo enquanto digita. Foto: Freepik

Tecer comentários negativos sobre os colegas

Por fim, esse é um dos maiores erros que podem atrapalhar a carreira de qualquer pessoa: falar mal dos colegas de trabalho.

A fofoca pode ser enxergada como um verdadeiro veneno para a sua carreira, pois você será vista como uma pessoa nada profissional. Por isso, cuidado com as informações que são passadas adiante, ok? Mantenha sempre a sua postura profissional, não comentando da vida alheia com outras pessoas.

Se você sentir que está com problemas com um colega de trabalho, converse primeiramente com ele e, caso as questões não se resolvam, considere uma conversa em sigilo com o seu supervisor. E nunca, em hipótese alguma, espalhe comentários pejorativos sobre alguém.

Manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida como um todo não é tarefa fácil, a gente sabe. Mas com as atitudes certas isso se torna ainda mais simples. Por isso, evite os erros que podem atrapalhar a carreira e desfrute de um futuro mais promissor.

Leia agora: 10 mulheres empreendedoras de sucesso para te inspirar!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui