Está pensando em escolher um curso online, mas ainda não encontrou aquela opção que lhe “brilhe os olhos”? Tem medo de investir em algo que não venha trazer resultados qualificados para você? Não sabe como avaliar a qualidade de um curso? Então não deixe de acompanhar este nosso guia!

Afinal, sabemos que fazer um curso online é algo que vai além de simplesmente aprender qualquer coisa. Nós queremos crescer e evoluir com um curso que seja estruturado e qualificado. Por isso, selecionar a melhor opção é fundamental.

E para lhe ajudar, fizemos um breve passo a passo para que você analise as alternativas e encontre aquela mais alinhada ao que você precisa. Vamos lá!

Leia mais: Cursos de inglês: Tabela de preço dos principais cursos

Como escolher um curso online? 

escolher um curso online
Mulher estudando e fazendo anotações. Foto: Freepik

Antes de qualquer coisa, aqui cabe um “aviso”: A internet tem uma infinidade de cursos online, inclusive gratuitos. Encontramos cursos de todos os tipos e áreas de atuação. Bastam alguns cliques e a nossa matrícula já está feita!

Porém, esse tipo de situação também pode fazer com que nasça um novo “risco”: o de se inscrever em mil possibilidades e nunca conseguir concluir nada.

Por isso, se no meio da sua busca por um curso online você encontrar alternativas interessantes e que possam agregar valor com os conhecimentos, respire fundo! Tenha um objetivo e foque no que precisa ser concluído primeiro.

Guarde os demais cursos e ideias para depois que concluir um. Pois assim você conseguirá construir uma trajetória muito mais qualificada e completa. Afinal, poderá subir “um degrau por dia”.

Então vamos ao passo a passo para escolher um curso online:

1. Analise o que você busca aprender e desenvolver

escolher um curso online
Mulher sorrindo enquanto mexe no celular. Foto: Freepik

Tenha um objetivo em mente. Apenas querer escolher um curso online por “escolher” pode não ser o melhor caminho. Isso porque você estará estudando de uma maneira completamente aleatória, e terá aquela sensação de que nunca sai do lugar.

Leia mais: Curso Open English: Quanto custa? É bom?

Portanto, o primeiro passo é fazer uma autoanálise e entender aonde você quer chegar com os seus estudos. O que você deseja aprender? Quais são as suas metas? O que você quer agregar no seu currículo? Analise isso com muito cuidado.

Você até pode, inclusive, listar alguns objetivos (não apenas um), mas é importante criar uma hierarquia. Ou seja, uma lista que se baseie nas suas prioridade: primeiro francês, depois inglês, depois programação, e por aí vai.

2. Busque plataformas conhecidas e de qualidade – como escolher um curso online

Encontrou o seu objetivo de estudos? Ótimo! Agora você precisará selecionar as melhores plataformas com cursos online. Afinal, além de escolher a melhor alternativa, com um professor bom, você também precisa considerar a plataforma.

Será que a instituição tem uma plataforma adequada? Ela realmente entrega material de qualidade? Quais materiais didáticos a instituição oferece? Há certificado? Como funciona para ter o certificado? Analise tudo isso.

Quanto mais robusta for a plataforma e mais bem preparada a instituição/empresa, maiores são as chances de você atingir um bom resultado.

Veja também: Cursos de Maquiagem – Conheça os 4 melhores!

3. Eleja os cursos com temas voltados aos seus objetivos

escolher um curso online
Mulher estudando no computador. Foto: Freepik

Assim que você encontrar as plataformas mais interessantes, é hora de escolher um curso online. Só que para eleger o melhor é preciso criar uma lista com todas as possibilidades que se enquadram no que você procura.

Faça uma lista de links, passando um “pente fino” nas instituições que você analisou como interessantes. Salve tudo isso para o passo seguinte:

4. Analise um por um na hora de escolher um curso online

Está com a lista de possibilidades em mão? Agora é hora de escolher um curso online! Para isso, baseie-se nos seguintes critérios:

  • Título e descrição: Analise o título e a descrição do curso. O que esse curso promete? Quais pontos vão ser abordados? Para quem ele foi desenvolvido? Ele é novo ou está defasado? É longo ou enxuto? Contempla tudo o que você precisa para ter bons estudos?
  • Objetivos do curso: Quais são os objetivos de aprendizagem do curso? Aonde você vai chegar estudando aquele conteúdo? Quais conceitos serão aprendidos? E a parte prática, existe?
  • Avaliação dos alunos: O próximo critério diz respeito à avaliação dos alunos: eles gostam do curso? Qual a experiência deles com o conteúdo? Acharam a plataforma intuitiva? Que nota deram ao professor? Receberam suporte?
  • Vídeo de aula liberada: Existe alguma vídeo aula liberada para quem ainda não se matriculou? Se sim, então é hora de assistir e analisar a composição desta aula. Ela ensina o que? É didática? Você conseguiu absorver algo? Foi interessante e dinâmica? O professor fala bem?
  • Vídeo promocional: Assista ao vídeo promocional na hora de escolher um curso online. O que ele promete? Quais benefícios são oferecidos? Existem bônus, quais? Como é o professor? Quais promessas são feitas?

Todos esses critérios vão lhe ajudar a escolher um curso online que realmente seja completo.

5. Não se perca na hora de escolher um curso online – foque nos seus objetivos

escolher um curso online
Mulher atendendo o telefone e fazendo anotações. Foto: Freepik

Já demos uma pincelada nesse ponto anteriormente, mas é importante reforçarmos essa informação: na hora de escolher um curso online, não se perca dos seus objetivos. Saiba exatamente o que você quer aprender e por que quer aprender.

Leia também: Curso English Live: Quanto custa? É bom?

Caso contrário, a “tentação” de querer muitos cursos ao mesmo tempo poderá fazer com que você perca o foco e, no fim, comece mil coisas, mas não termine nenhuma. Embora as possibilidade sejam realmente atraentes, não adianta apenas se matricular e procrastinar, concorda? Então lembre-se de se autocontrolar e manter o foco no que é ideal!

Nesse caso, o ideal é fazer uma lista de cursos que você deseja e assim ir desenvolvendo, um por um, no seu tempo e sem pular etapas. É muito mais válido e benéfico agir dessa forma. 😉

Onde fazer cursos online?

escolher um curso online
Mulher estudando no computador. Foto: Freepik

A internet chegou para mudar a nossa forma de estudar a adquirir novos conhecimentos. Hoje, é muito mais simples encontrar plataformas com cursos completos, grátis e pagos, prontos para impulsionar os nossos conhecimentos e o nosso desenvolvimento.

Veja algumas possibilidades:

Qual dessas plataformas você mais gostou? Tem alguma outra para apresentar? Então comente aqui embaixo para que possamos saber!

Veja agora:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui