NadaFrágil.com.br

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos


Joyce Carla

Quem gosta de alisar o cabelo sabe que há dezenas de escovas diferentes, de chocolate, morango, progressiva, definitiva, marroquina, inglesa, alemã e quantas mais a criatividade permitir. A queridinha do momento é a escova de turmalina. Para quem não sabe, a turmalina é uma pedra semipreciosa muito usada em joalheria e é encontrada em várias cores, do preto até o amarelo ou rosa. A ideia da escova de turmalina é usar a capacidade que essa pedra tem de gerar eletricidade quando aquecida para neutralizar a eletricidade dos fios e assim alisar o cabelo.

1

Leia também: como deixar o seu cabelo liso naturalmente.

De acordo com os hair stylists, o primeiro ponto positivo da escova de turmalina é que ela não tem uma composição química pesada, com formol, amônia ou outras substâncias nocivas. Na prática, isso quer dizer que o seu cabelo fica liso e sem o efeito palha. Os fios ficam soltos, hidratados e brilhantes, sem se quebrar. Com tudo isso, não há contra-indicação em se fazer a escova e uma coloração no mesmo dia, por exemplo.

Leia também nosso artigo especial sobre a Escova Marroquina.

No entanto, é preciso ter cuidado em relação à descoloração que deixa os fios muito sensíveis. Nesse caso é melhor dar um tempo entre os dois procedimentos. A interação da escova de turmalina com outros tipos de relaxamento também é tranquila, exceto com o Henê, geralmente usado para alisar cabelos crespos ou cacheados. Isso porque nesse produto há chumbo que é incompatível com a escova de turmalina.

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

Mulheres que experimentaram a escova de turmalina contam que os cabelos ficaram totalmente lisos, hidratados, macios, e sem o efeito de alisamento falso, esticado. Os cabeleireiros recomendam que a escova seja feita em um intervalo de três a quatro meses a depender do tipo de cabelo. A escova de turmalina custa a partir de R$ 75 por sessão, mas pode variar de acordo com o tipo de cabelo e comprimento.

Vantagens da Escova Turmalina

Além da fórmula sem formol ou amônia (por isso é autorizada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a escova de turmalina não produz fumaça durante a escova ou a passagem da chapinha. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, até mesmo com química ou tintura e não deixa os fios com aspecto esticado. O procedimento leva, em média, 40 minutos, e o cabelo pode ser lavado em seguida.

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

Fique lisa sem riscos

O formol já foi apontado pelo Instituto Nacional do Câncer como uma substância tóxica. Apesar de proibido pela Anvisa (porque pode causar reações alérgicas), é muito fácil encontrar salões e cabeleireiros que façam a escova progressiva com a substância na fórmula. Mas ele não é a única forma de se conseguir um cabelo liso. A turmalina é uma opção para quem deseja alisar os fios sem colocar a própria saúde em risco.

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

Como em qualquer procedimento químico, é preciso fazer um teste em uma mecha de cabelo antes de fazer a escova de turmalina.O correto é aplicar o produto em uma mecha próxima da nuca, deixar agir por algum tempo e depois avaliar a elasticidade do fio.

Guerra contra o Frizz

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

Quem nunca teve um bad hair day (dia de cabelo ruim)? Pois é, tem dias que não importa o que você faça sempre ficarão alguns fiozinhos rebeldes. É o odiado frizz. Ele normalmente acontece porque a cutícula do cabelo está aberta, o que deixa cada mecha sem aderência, com aparência de arrepiado. A falta de alguns nutrientes colabora para esse aspecto indesejado.

Existem várias opções de produtos que prometem acabar com o frizz, de xampus a leave-in e gel ativador de cachos. Além disso, com uma boa hidratação, é possível acalmar e abaixar os fios, já que o ressecamento dá a aparência de frizz. Eventualmente, se o caso for mais forte, é preciso fazer algum tipo de escova química.

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

Os cabeleireiros aconselham a hidratar as mechas pelo menos uma vez por semana com uma boa máscara de hidratação, além de usar produtos específicos para controle e redução do frizz. Outra dica é usar um bom pente de madeira (frizz pode ser causado pela estática dos fios, e a madeira diminui essa “eletricidade”) e bons produtos dá para se domar os fios rebeldes.

Os finalizadores como silicones, reparadores de pontas e o sérum também são ótimos aliados para diminuir o efeito arrepiado das madeixas. Um corte que ajuda quem tem cabelo liso com fios arrepiados e problemas com volume é o repicado e o desfiado. Já para os cabelos crespos e finos, é melhor repicar somente nas pontinhas.

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

Cuide bem dos Fios

Depois de tantas químicas e escovas, lembre-se sempre de tratar dos cabelos para evitar quedas. São inúmeras as causas que podem proporcionar a queda de cabelo. Normalmente, a pessoa só nota a perda excessiva de cabelo quando é possível encontrar diversos fios espalhados na escova ou pente, no travesseiro e até nas roupas. Fique atenta em relação à saúde dos fios. Se você está perdendo mais de 150 fios por dia, está na hora de procurar uma ajuda médica.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), momentos de estresse, preocupação, ansiedade e depressão podem refletir na beleza das madeixas e causar a queda dos fios. “O cabelo pode perder seu aspecto saudável por diversos motivos. Entre eles podemos citar as alterações nutricionais, a exposição excessiva ao sol ou à fumaça dos cigarros”, explica o dermatologista.

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

É possível evitar que o cabelo caia fazendo algumas mudanças simples na sua rotina. Lavar e secar o cabelo da maneira correta podem influenciar e ajudar a manter os fios fortes e hidratados. Conheça alguns cuidados para manter os fios saudáveis:

  • As lavagens diárias não são contraindicadas. O correto é lavar o cabelo regularmente em água morna. Use um condicionador fortalecedor e que combine com seus cabelos;
  • Evite o uso de secadores em altas temperaturas. Quando você for secar o seu cabelo, mantenha uma distância de 30 centímetros do cabelo. Esse pequeno cuidado reduz a agressão ao couro cabeludo e aos próprios fios;
  • Escolha um xampu que não agrida os fios e que mantenha as condições naturais também é importante, como os xampus que possuem o ph igual a 5, pois não retiram a oleosidade natural dos fios;

Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos

  • Observe se a sua escova não está deixando o seu cabelo quebradiço. As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta são as mais indicadas, pois elas protegem o couro cabeludo e facilitam na hora de desembaraçar;
  • Evite usar a chapinha com os fios molhados. Não secar o cabelo direito e passar a chapinha pode queimar o cabelo. Certifique bem que o seu cabelo já está seco.

Facebook NadaFrágil.com.br

5 respostas para “Escova de Turmalina é a mais nova opção para Alisar os Cabelos”

  1. tamirys disse:

    a turmalina nao e uma joia semipreciosa… ela e preciosa e a mais cara e rara.

  2. maria da paz santos disse:

    onde posso comprar a escova de turmalina envie uma resposta para meu face

  3. Paula Prado disse:

    Fiz a escova de turmalina num salão em Belo Horizonte. O resultado foi bom, meu cabelo diminuiu bastante o frizz e ficou com um ondulado bonito. Liso mesmo só até a segunda lavada. Contudo, o cabelo começou a cair assustadoramente!! Depois disso, já vi em várias sites o depoimento de pessoas que também tiveram uma queda de cabelo drástica após usarem a escova de turmalina.
    Agora, é correr atrás do prejuízo! vou ter que gastar muito para recuperar, pois a vitamina eficaz para queda de cabelo custa caro! (Segundo a dermatologista, tenho que fazer, no mínimo, quatro meses de tratamento com o medicamento: Exímia Fortalize FQM).
    Escova de Turmalina, nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. maria jose vieira patricio disse:

    quero compra a escova de turmalina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *